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Como promover bem-estar no trabalho? Confira 4 boas práticas

Investir em bem-estar no trabalho promove uma série de vantagens à empresa e aos times, como o aumento da produtividade, um melhor clima organizacional e a criação de mais funcionários promotores da marca. Por isso, o tema não deve ser deixado de lado.

A questão é: quais são as melhores práticas para o bem-estar? Existem muitas. Estimular o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos talentos e implementar canais que otimizem a comunicação interpessoal, além de melhorar a gestão de benefícios, são bons exemplos.

Nos tópicos seguintes, darei profundidade ao tema apresentando 4 boas práticas para promover bem-estar no trabalho e aumentar a satisfação das equipes. Continue a leitura!

1. Incentive a prática de atividades físicas

É bem difícil que os talentos sintam bem-estar no trabalho se não estiverem bem consigo. O sedentarismo, o estresse excessivo e outros problemas prejudicam muito a vida e a rotina dos colaboradores. Para superá-los, a atividade física é uma boa estratégia.

Estimule, então, seus colaboradores a praticar esportes e outros exercícios físicos. Ir de bike até a empresa pode ser um bom começo e entrar em uma academia ou clube esportivo é um avanço ainda maior. Compartilhe dicas e estimule a adoção de boas práticas de saúde.

2. Cuidado com o problema do falar-fazer

A construção de um clima de bem-estar no trabalho depende vigorosamente dos líderes de equipe. Se ao longo do expediente eles falam uma coisa e fazem outra (o tal problema falar-fazer), eles podem enviar a mensagem negativa para o time e gerar bastante desânimo.

Então, elimine esse problema orientando os líderes a cumprirem tudo o que falam e a atuarem em sintonia com os valores, normas e cultura da organização. Assim, o líder pode se posicionar como exemplo e gerar muito mais bem-estar no trabalho.

3. Reforce a comunicação interna empresarial

Um dos maiores inimigos do bem-estar no trabalho é a falta de comunicação. Se os times e profissionais não se comunicam, o número de erros, conflitos interpessoais e até acidentes tende a crescer muito. Logo, o bem-estar é sacrificado e dá espaço para um clima tóxico.

Para reforçar sua comunicação interna, comece instruindo todos os profissionais, a partir do CEO, da importância do assunto. Depois, adote canais que facilitem a comunicação, por exemplo, redes sociais corporativas, aplicativos mobile e murais de recados.

4. Invista na correta gestão de benefícios

Os benefícios funcionam como um grande gerador de bem-estar. Eles garantem que os funcionários se sintam mais valorizados, seguros e bem-cuidados, e também reforçam a marca empregadora. Por isso, é crucial fazer uma boa gestão desse recurso.

Nesse caso, o mais recomendado é contar com vale-alimentação, refeição ou combustível. Eles geram flexibilidade e segurança, além de comodidade. Torna-se muito mais fácil utilizar os benefícios. Assim, o nível de bem-estar no trabalho cresce.

Um dos maiores benefícios de promover bem-estar no trabalho é que isso ajuda a reter talentos. Ou seja, garante que os colaboradores mais proeminentes continuem na empresa e formem equipes de ponta, o que aumenta a competitividade da empresa e promove uma série de outros benefícios subsequentes.

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