You are currently viewing Vale a pena criar um subsetor para lidar com benefícios corporativos?

Vale a pena criar um subsetor para lidar com benefícios corporativos?

Oferecer benefícios corporativos é o desejo de muitas empresas, pois é algo que aumenta o engajamento dos colaboradores, contribui para que se sintam mais valorizados e mais pertencentes à organização, o que é muito saudável para ambas as partes.

Porém, sabemos que disponibilizar essas vantagens não é algo tão acessível a todos os formatos de empresas e nem sempre é fácil gerir esses serviços internamente. São várias atividades: identificar o benefício mais interessante para o perfil da companhia, acompanhar os gastos, disponibilizar os saldos todos os meses e várias outras.

Mesmo que seja necessário traçar estratégias de gestão, saiba que é possível fazer isso internamente, mas todas as ações precisam de um planejamento consistente e embasado na realidade da organização. Quer saber como avaliar todas essas questões? Prossiga a leitura, pois vou explicar melhor.

Como aumentar a eficiência do setor para gerir benefícios corporativos?

Todo setor precisa de planejamento e, no caso do RH, as ações devem ser vistas com muita atenção, pois, além de envolver os trabalhadores, há várias particularidades a serem observadas, veja.

Tenha atenção à legislação

Quando o assunto é norma trabalhista, mesmo as que envolvem oferta de benefícios devem ser levadas a sério pela companhia. Por exemplo, muitas empresas tratam a oferta de vale-transporte como uma vantagem oferecida aos funcionários, quando na verdade esse é um direito de todo trabalhador. Por isso, tenha muita atenção às leis e suas minúcias.

Analise os perfis de colaboradores

Oferecer benefícios para seu quadro de colaboradores requer entender a fundo as características dele, pois isso ajuda a distinguir quais serviços são realmente relevantes para o time.

Exemplo disso é quando a empresa oferece vale-refeição, mas boa parte dos funcionários preferiria poder optar pelo vale-alimentação, pela facilidade de comprar em supermercados e levar a própria comida. Se isso nunca tinha sido observado, fazer uma pesquisa interna é uma boa ferramenta para identificar preferências.

Crie uma política de benefícios

Contar com políticas internas ajudará os demais membros do setor a entenderem quais são as melhores práticas e como proceder em cada caso, permitindo que a empresa tenha um padrão de atividades bem definido. Isso também evitará processos trabalhistas por não ter atenção às leis na hora de conceder os benefícios.

Ofereça cartões de benefícios

É possível aliar vantagens para os colaboradores à facilidade de gerir isso internamente. Quando são oferecidos cartões de benefícios, a organização transfere uma parte das obrigações para a empresa parceira, o que alivia a necessidade de acompanhamento constante, já que outra empresa será responsável pelo serviço.

Se você quer se aprofundar ainda mais sobre Gestão de Pessoas, clique aqui, baixe nosso E-book gratuito e saiba como gerenciar seu time com maestria!

Afinal, vale a pena investir em um subsetor específico?

Você percebeu como é possível gerenciar os benefícios internamente com planejamento e as estratégias corretas, certo? No entanto, outra pergunta deve ser feita a fim de otimizar a gestão de vantagens para os colaboradores: é realmente necessário realizar todas as atividades e criar um subsetor para isso?

A resposta para essa questão é bem particular, pois deve ser avaliada a realidade de cada organização, mas saiba que nem sempre é preciso concentrar todas as atividades no setor. Terceirizar esse serviço pode ser a melhor opção e, principalmente, ser a solução para que o RH tenha mais tempo para atuar estrategicamente, já pensou nisso?

Porém, é preciso investir em uma boa parceria para que o processo seja realmente eficiente para a empresa. A Eucard é uma operadora de cartões especializada em oferecer benefícios corporativos com a utilização da melhor tecnologia para as organizações e seus colaboradores.

Já conhece a Eucard? Conheça nossos serviços e entre em contato para saber como podemos ajudar a sua empresa!