Em qualquer empresa, garantir a melhor compensação para seus colaboradores é fundamental para assegurar a maior produtividade e engajamento. E ela não precisa vir apenas como um valor no salário. Há outras formas igualmente efetivas de recompensar sua equipe, como um cartão de benefícios.

Investir em um programa de benefícios para funcionários traz vantagens que não se resumem apenas à retenção de talentos e à queda na rotatividade. Esse é um ponto que também pesa na satisfação pessoal, já que 86% dos profissionais brasileiros desejam mudanças nas políticas.

Não só isso — a ideia já contribui para reduzir gastos nas empresas há vários anos. Algumas pesquisas feitas na década de 1990 já mostravam que cada US$1 gasto em programas gera uma economia de quatro vezes esse valor.

Afinal, do que se tratam os cartões de benefícios para funcionários? Quais são os principais tipos? Decidi dedicar o post justamente a responder essas perguntas. Acompanhe a leitura!

O que são cartões de benefícios?

Os cartões de benefícios para funcionários são uma forma de proporcionar ganhos aos profissionais que vão além do salário. O meio de pagamento funciona como um cartão magnético, o qual é aceito em diferentes lojas e estabelecimentos.

A cobertura varia e costuma incluir serviços como alimentação, combustível, farmacêuticos e por aí vai. Há várias razões pelas quais a ideia pode ser útil e a principal é o engajamento da equipe.

Isso porque os profissionais vão estar exatamente onde desejam. A política atrai bons candidatos e gera mais opções qualificadas, promovendo um pouco mais de tranquilidade e autonomia.

Quais são os tipos de cartões de benefícios para funcionários?

Profissionais satisfeitos frequentemente são a base de empresas lucrativas e esse costuma ser um ponto que pesa a favor dos benefícios para funcionários. Existem vários tipos de cartões e você vai conferir alguns ao longo dos próximos tópicos.

1. Alimentação

O cartão alimentação ocupa o lugar da cesta básica e costuma ser simbolizado pela disponibilização de um valor mensal usado para comprar produtos em supermercados, padarias e açougues. É a opção mais comum e requisitada entre profissionais que são responsáveis por núcleo familiar mais amplo.

2. Refeição

Diferentemente do cartão alimentação, o refeição é voltado à compra de comida pronta. A ideia é promover a alimentação em restaurantes, lanchonetes e redes de fast-food fora da empresa, focando em almoços e jantares. É mais comum quando as despesas de mercado já estão cobertas ou para colaboradores que preferem mais opções ao sair de casa.

3. Combustível

O cartão combustível serve tanto para os gestores de frota cobrirem os gastos dos motoristas quanto para abastecer o carro particular dos funcionários. No segundo caso, é um pré-pago que segue o modelo dos anteriores. Para alguns tipos de colaborador, os quais precisam se deslocar com muita frequência para realizar os trabalhos da empresa, esse benefício é ainda mais importante.

4. Farmácia

A saúde frequentemente pinta como uma das preocupações mais comuns dos talentos ao escolher uma empresa e o cartão farmácia justamente dá acesso a uma variedade de medicamentos e produtos farmacêuticos.

Quais as vantagens de oferecer cartões de benefícios para funcionários?

Muitos gestores já reconhecem a importância de incluir um programa de benefícios em sua estratégia, mas também há quem não dê tanta prioridade a eles, acreditando que são apenas mais um gasto na lista. Porém, a longo prazo, suas vantagens ficam mais claras e compensam amplamente o investimento.

Alguns dos principais exemplos disso estão a seguir.

Aumentar sua retenção de talentos

Profissionais de talento são muito importantes para assegurar o desempenho e crescimento da empresa a longo prazo. Sendo assim, quanto mais deles puderem ser retidos como parte da sua equipe, melhor. E, para isso, é importante que todos sejam devidamente compensados de acordo com seu desempenho.

Ao contrário do que alguns acreditam, o salário não é a única forma de fazer isso e nem sempre é a de maior peso. Para muitos colaboradores, os benefícios podem ser ainda mais interessantes e úteis no que diz respeito à sua compensação. Basta escolher as opções certas para o perfil da sua equipe.

Melhorar relação entre custo e benefício

Um dos motivos para muitos gestores não investirem o bastante em benefícios para funcionários é o custo extra que se torna parte do orçamento mensal da empresa. Porém, se você colocar todos os fatores no papel e comparar os gastos, verá que, na realidade, os cartões de benefício ajudam a economizar em seu orçamento.

A maioria das ofertas de benefícios proporciona um valor maior dentro do cartão em comparação com o que é pago pela empresa. Para todos os efeitos, é como se a empresa recebesse um desconto de atacado por fazer a compra de todos esses benefícios de uma vez.

Promover a qualidade de vida dos funcionários

Por fim, mas não menos importante, os cartões de benefícios para funcionários também podem ser usados para promover certos tipos de comportamento na equipe. Esse é o caso, por exemplo, de benefícios associados a farmácias e consultas médicas. Se a equipe já possui essa possibilidade, então ficam mais inclinados a fazer consultas e buscar medicamentos quando necessário.

O mesmo vale para milhas de viagem, entretenimento, entre outras coisas. Com esses incentivos, todos os colaboradores podem adotar atitudes mais saudáveis, o que promove a melhor qualidade de vida. A longo prazo, essa mudança de hábitos também se reflete na retenção de talentos e na maior produtividade no dia a dia.

Por que contar com uma operadora de cartões?

Operadoras de cartão profissionalizam as políticas de benefícios para funcionários, trazendo atendimento, suporte e tecnologia. A Eucard é experiente no assunto, contando com cartões personalizáveis e uma variedade de serviços para sua empresa.

Pensar em benefícios para funcionários é uma forma direta de contribuir para o employer branding, que é a percepção da sua empresa enquanto marca empregadora. Assim, é possível atrair os melhores profissionais e garantir que os talentos vão crescer com você.

Além dos benefícios para funcionários, vale estudar outras tendências de RH para não deixar a empresa para trás. Isso inclui a entrada de algumas ideias, como candidate experience, automatização de processos, responsabilidade social e por aí vai.

E você, está a fim de investir no engajamento da sua equipe e apostar nos cartões de benefícios? Então, não deixe de entrar em contato com a Eucard!