You are currently viewing Conheça agora 4 tipos de cartões de benefícios para funcionários

Conheça agora 4 tipos de cartões de benefícios para funcionários

Investir em um programa de benefícios para funcionários traz vantagens que não se resumem apenas à retenção de talentos e à queda na rotatividade. Esse é um ponto que também pesa na satisfação pessoal, já que 86% dos profissionais brasileiros desejam mudanças nas políticas.

Não só isso — a ideia já contribui para reduzir gastos nas empresas há vários anos. Algumas pesquisas feitas na década de 1990 já mostravam que cada US$1 gasto em programas gera uma economia de quatro vezes esse valor.

Afinal, do que se tratam os cartões de benefícios para funcionários? Quais são os principais tipos? Decidi dedicar o post justamente a responder essas perguntas. Acompanhe a leitura!

O que são cartões de benefícios?

Os cartões de benefícios para funcionários são uma forma de proporcionar ganhos aos profissionais que vão além do salário. O meio de pagamento funciona como um cartão magnético.

A cobertura varia e costuma incluir serviços como alimentação, combustível, farmacêuticos e por aí vai. Há várias razões pelas quais a ideia pode ser útil e a principal é o engajamento da equipe. 

Isso porque os profissionais vão estar exatamente onde desejam. A política atrai bons candidatos e gera mais opções qualificadas, promovendo um pouco mais de tranquilidade e autonomia.

Quais são os tipos de cartões de benefícios para funcionários?

Profissionais satisfeitos frequentemente são a base de empresas lucrativas e esse costuma ser um ponto que pesa a favor dos benefícios para funcionários. Existem vários tipos de cartões e você vai conferir alguns ao longo dos próximos tópicos.

1. Alimentação

O cartão alimentação ocupa o lugar da cesta básica e costuma ser simbolizado pela disponibilização de um valor mensal usado para comprar produtos em supermercados, padarias e açougues.

2. Refeição

Diferentemente do cartão alimentação, o refeição é voltado à compra de comida pronta. A ideia é promover a alimentação em restaurantes, lanchonetes e redes de fast-food fora da empresa, focando em almoços e jantares. 

3. Combustível

O cartão combustível serve tanto para os gestores de frota cobrirem os gastos dos motoristas quanto para abastecer o carro particular dos funcionários. No segundo caso, é um pré-pago que segue o modelo dos anteriores.

4. Farmácia

A saúde frequentemente pinta como uma das preocupações mais comuns dos talentos ao escolher uma empresa e o cartão farmácia justamente dá acesso a uma variedade de medicamentos e produtos farmacêuticos.

Por que contar com uma operadora de cartões?

Operadoras de cartão profissionalizam as políticas de benefícios para funcionários, trazendo atendimento, suporte e tecnologia. A Eucard é experiente no assunto, contando com cartões personalizáveis e uma variedade de serviços para sua empresa.

Pensar em benefícios para funcionários é uma forma direta de contribuir para o employer branding, que é a percepção da sua empresa enquanto marca empregadora. Assim, é possível atrair os melhores profissionais e garantir que os talentos vão crescer junto com você.

Além dos benefícios para funcionários, vale estudar outras tendências de RH para não deixar a empresa para trás. Isso inclui a entrada de algumas ideias, como candidate experience, automatização de processos, responsabilidade social e por aí vai.  

E você, está a fim de investir no engajamento da sua equipe e apostar nos cartões de benefícios? Então, não deixe de entrar em contato com a Eucard!