Você já ouviu falar sobre a tendência dos benefícios flexíveis? Continuamente, as empresas precisam se adaptar para oferecer uma melhor experiência ao colaborador e, consequentemente, aumentar seu engajamento. Afinal, de acordo com um estudo conduzido pela Gallup, apenas 27% dos profissionais de uma empresa são ativamente engajados, enquanto 12% são ativamente desengajados, ou seja, desestimulam as outras pessoas.

Por meio dos benefícios flexíveis, a empresa oferece ao colaborador uma série de vantagens, de modo que ele possa indicar quais são as suas prioridades e optar por aquelas que melhor atendam à sua realidade. Ao mesmo tempo em que há esse impacto positivo para o funcionário, essa também é uma estratégia economicamente viável para a empresa, da mesma forma que os benefícios tradicionais.

Pensando nisso, elaborei este material para que você entenda um pouco mais sobre os diferenciais de contar com um cartão de benefícios flexíveis. Confira!

Melhora no desempenho

A partir do momento que há melhoria no desempenho do colaborador, a empresa automaticamente conta com melhoria no desempenho de seus resultados. Quanto maior for o engajamento da pessoa, mais motivada ela estará para trazer inovação para as suas funções e, consequentemente, implementar melhorias contínuas nos processos, o que reflete na satisfação do cliente e no natural aumento das vendas.

Porém, para que isso aconteça de forma mais efetiva, é importante que a empresa se preocupe também em contar com metas mais alinhadas à realidade de cada time, proporcionar oportunidades de crescimento, além de criar confiança entre lideranças e liderados, especialmente por meio de encontros periódicos para discussão de pautas diversas e desafios.

Benefício alinhado às necessidades do colaborador

Conforme mencionamos, o cartão de benefícios flexíveis contribui para que haja alinhamento entre as necessidades do colaborador e o que a empresa oferece de fato. Suponhamos que, no pacote de benefícios apresentado ao candidato no momento do processo seletivo, o seu negócio ofereça auxílio-creche estendido. Porém, grande parte das pessoas que se interessam em ingressar na sua empresa não têm filhos e/ou não pretendem ter. Ou seja, você tem um benefício que não é atrativo para os possíveis talentos que possam fazer parte de sua equipe.

Nesse sentido, o cartão de benefícios flexíveis permite que a pessoa possa utilizá-lo de acordo com as suas prioridades, seja com mobilidade, seja com alimentação, com cultura ou com qualquer outro tipo de contexto.

Retenção de talentos

A retenção de talentos é um dos principais desafios para as empresas. Hoje, especialistas têm notado que a onda de demissões voluntárias também chegou ao país. Somente no mês de fevereiro de 2022, mais de 600 mil pessoas pediram desligamento de seus empregos, o que representa um aumento de 37% em relação ao mesmo período de 2021.

Por essa razão, a empresa precisa traçar estratégias para reter seus talentos, uma vez que, além da perda de capital humano, contratar e demitir pessoas gera custos. Entre esses gastos, destacam-se os processos burocráticos envolvidos, o tempo gasto nas etapas do processo seletivo, o período de rampagem do novo colaborador — que não terá a mesma produtividade da pessoa desligada —, bem como a necessidade de destinar um certo tempo para o treinamento dessas pessoas.

Além disso, quando há uma baixa taxa de turnover, o seu negócio automaticamente apresenta uma boa imagem perante o mercado. Devemos levar em conta que não é apenas a empresa que escolhe o profissional, como também o próprio profissional escolhe pela empresa buscando referências em páginas especializadas. Quanto melhor for a sua percepção em relação àquele negócio, melhor.

Demonstrar respeito às diferenças

Uma cultura organizacional que esteja alinhada à diversidade certamente tem destaque perante o mercado e os talentos. Ao oferecer benefícios flexíveis, como vimos, você vai considerar diferentes realidades. Com o trabalho remoto sendo implementado em algumas empresas, por exemplo, o que era oferecido em mobilidade pode ser transformado em um extra para que o colaborador possa realizar suas compras de supermercado.

Da mesma forma, um cartão flexível permite ainda a oportunidade de esse dinheiro ser gasto com outras necessidades, inclusive de saúde.

Análises sobre a realidade de seu negócio

Com o passar do tempo, a sua empresa pode fazer uma análise sobre os benefícios mais requeridos por parte de seus colaboradores. Além disso, por meio da pesquisa de clima organizacional, há a possibilidade de identificar qual é a percepção das pessoas em relação às estratégias adotadas.

De acordo com o diagnóstico obtido por meio desse estudo, as possibilidades de mudanças em um cartão flexível são muito mais práticas, o que contribui para que o clima da empresa seja positivo, refletindo tanto no engajamento das pessoas quanto na retenção dos talentos, novamente. 

É importante sempre que a empresa faça um levantamento sobre o que as pessoas têm considerado sobre essas estratégias. Afinal, por meio dos feedbacks de colaboradores, há a possibilidade de realizar planos de ação mais certeiros, de modo que haja impacto direto nos resultados do negócio.

Atração de talentos

Por fim, não podemos deixar de mencionar sobre a atração de talentos. Como dissemos, existem plataformas nas quais colaboradores e ex-colaboradores têm a oportunidade de deixar seus depoimentos em relação às suas experiências. Se elas forem positivas, consequentemente um profissional que estiver em dúvida se continua ou não no processo seletivo vai optar por permanecer, de modo que a organização contrate os melhores talentos do mercado.

Tudo isso impacta na produtividade do time de recrutamento e seleção, além de possibilitar uma maior satisfação das pessoas que já estão no seu quadro de colaboradores.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre os diferenciais de contar com um cartão de benefícios flexíveis. Para a escolha do fornecedor mais adequado, é importante analisar a sua tradição no mercado e os diferenciais da empresa. Existem marcas, por exemplo, que fornecem muitas praticidades para o colaborador, como aplicativos que facilitam o gerenciamento dos créditos e cartões que são aceitos em uma ampla rede credenciada.

Se você quer saber um pouco mais como o cartão de benefícios flexíveis funciona, conheça o Cartão Multi, da Eucard. Entre em contato com o nosso time e solicite uma proposta.