Veja as regras para cartão premiação e as vantagens de oferecer

Veja as regras para cartão premiação e as vantagens de oferecer

O cartão premiação ou de benefícios pode ser uma ótima estratégia para que gestores de negócios incentivem os colaboradores a alcançarem suas metas e atingirem melhores resultados, além de minimizar os gastos da empresa simultaneamente.

Neste conteúdo explicamos qual é a diferença entre comissão e premiação, quando vale a pena pagar o segundo, quais são suas regras legais, vantagens e mais. Confira!

Quais são as diferenças entre premiação e comissão?

Apesar de ambos conceitos se tratarem de pagamentos extras fornecidos aos colaboradores, há impactantes diferenças legais. Entenda melhor abaixo.

Comissão

Deve ser paga eventualmente aos funcionários — todos os meses — e integra o salário, o que significa que são incididos encargos como férias, 13º salário, INSS, FGTS, entre outros. Escolher pela comissão pode encarecer bastante a folha de pagamento.

Premiação

Já a premiação é um valor extraordinário que é pago eventualmente, ou seja, não é necessário pagá-lo todos os meses. Ele não integra o salário do colaborador e, por isso, não incidem encargos previdenciários e trabalhistas.

Quando vale a pena oferecer premiações aos funcionários?

Geralmente, a premiação é oferecida quando um colaborador alcança metas preestabelecidas na campanha de incentivo da empresa. Por isso, é recomendável disponibilizá-lo quando a empresa tem metas bem estabelecidas e consegue medi-las individualmente ou por grupo.

Como funciona e quais são as regras do cartão premiação?

É preciso que o pagamento se encaixe no seu conceito legal, que está previsto no §4º do art. 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). As características de prêmios são:

  • o pagamento pode ser em dinheiro, bens ou serviços;
  • pode ser pago para um indivíduo ou toda uma equipe;
  • deve ser concedido quando o colaborador tem desempenho superior ao comum.

Não há regras fixas sobre a forma de aquisição dos prêmios, mas a empresa pode escolher como ele será pago ao funcionário, podendo ser em dinheiro ou utilidades, como descontos em convênios, combustível, entre outros.

Saiba que o art. 458 da CLT diz que parcelas pagas habitualmente constituem salário “in natura” e devem compor a remuneração (incidindo os encargos legais). Porém, o mesmo artigo traz uma lista de utilidades que não serão consideradas como salário, entre elas:

  • valores destinados para alimentação, desde que não excedam 20% do salário;
  • gastos com transporte para levar e trazer o funcionário ao trabalho;
  • convênios com assistência médica, odontológica e hospitalar;
  • entre outros.

Quais são as principais vantagens do cartão premiação?

A empresa conquista vários benefícios que impulsionam a produtividade do seu pessoal e desenvolvimento, possibilitando a conquista de maior espaço perante seus concorrentes no mercado. Veja quais são as principais delas:

  • economia: os encargos trabalhistas e previdenciários não incidem sobre prêmios, o que gera mais economia na folha de pagamento;
  • controle de gastos: com uma empresa especializada em fornecer esse cartão, seu negócio controlará melhor seus custos;
  • motivação dos funcionários: ele é fornecido pelo desempenho dos colaboradores,
  • comodidade e autonomia: a legislação não é rígida sobre o assunto, dando mais liberdade para que o empreendedor gerencie o seu cartão premiação.

Como fica a questão legal do cartão?

É importante que o empreendedor esclareça quaisquer dúvidas que ele tenha sobre questões trabalhistas, como questões relacionadas ao processo trabalhista, premiação fora do holerite, encargos contábeis. Com isso, o gestor minimiza o risco que ele tenha problemas legais com seus colaboradores ou ex-funcionários.

Para receber o cartão premiação ideal para o negócio, é preciso que a operadora de cartões, que deve oferecer uma grande diversidade de serviços, permitir a personalização de cartões e propostas, bem como tecnológica e moderna.

Quer aproveitar dos benefícios do cartão premiação? Entre em contato e solicite já para sua empresa!