You are currently viewing Como evitar multas e processos trabalhistas em pequenas empresas.

Como evitar multas e processos trabalhistas em pequenas empresas.

As relações de trabalho vão além do que muitos pensam ser, ou seja, não se restringe apenas ao mundo convencional da relação empregador e empregado, mas se caracteriza por uma atividade de venda da força de trabalho por parte do profissional e a compra desse ativo pela unidade empreendedora.

Por essa característica ser muito semelhante de uma relação comercial o ambiente entre empresa e colaborador é passível de ações judiciais trabalhistas, algo que afeta mais drasticamente as pequenas empresas.

EUCARD entende a seriedade desse tema e traz até você este artigo com algumas dicas que vão te ajudar a evitar processos trabalhistas na sua pequena empresa.

Invista na área de gestão de pessoas

Um dos principais pilares para evitar os processos trabalhistas é investir de forma consistente na área de gestão de pessoas, proporcionando ao seu negócio os recursos necessários para que se estabeleça a melhor relação entre a força de trabalho e o contratante.

A área de gestão de pessoas será capaz de identificar características que possam sinalizar riscos à sua pequena empresa, agindo de forma proativa e com foco na causa do problema, sempre visando o pleno acordo entre todos os envolvidos.

Esteja em conformidade com a lei

É fato que a leis trabalhistas do Brasil são rígidas e junto a ela os encargos tributários pesam na conta das empresas. Mas as regras são feitas para serem seguidas, então, a sua pequena empresa deve obedecer ao que a legislação impõe, evitando problemas futuros relacionados a multas e processos trabalhistas.

Vale ressaltar a necessidade do constante ajustamento às normas, afinal, a legislação trabalhista nacional é extremamente volátil e a sua empresa deve estar atenta às mudanças que ocorrem ao longo do tempo.

Aprimore os sistemas de comunicação

As pequenas empresas ainda enfrentam dificuldades ao se comunicarem com os seus colaboradores achando que apenas o diálogo verbal é suficiente para os seus propósitos. Essa prática é muito arriscada e pode acarretar sanções e processos trabalhistas. Como diz um antigo ditado “palavras, o vento leva”.

Então os gestores das pequenas empresas devem aprimorar os sistemas de comunicação adotando os canais corretos para que não ocorra ruídos na transmissão, recebimento e feedback da mensagem, tornando todo o processo mais efetivo e transparente.

Adote a governança corporativa

Muitos dos processos trabalhistas movidos contra as pequenas empresas se dão pelo fato dos colaboradores entenderem que as normas não foram claras e que a empresa não agiu com a devida transparência no decorrer do acordo entre o contratante e o contratado.

Para resolver esse impasse as pequenas empresas devem adotar a governança corporativa, que consiste em projetar, atualizar e garantir a eficiência e confiabilidade dos mecanismos que dão suporte à implantação da estratégia de negócio, bem como é responsável por projetar os mecanismos de controle. Assim, todas as normas e estratégias serão documentadas e disseminadas entre os colaboradores, garantindo que todos tenham ciência dos seus direitos e obrigações.

Vale ressaltar que para evitar as multas e processos trabalhistas na sua pequena empresa deve ser aplicado todos os pontos citados nesse artigo. Afinal, são interdependentes e geram resultados quando empregados em conjunto. Pronto para colocar tudo isso em prática e ter mais tranquilidade para se dedicar ao que realmente agrega valor? Não deixe para fazer amanhã o que você pode começar hoje.

Gostaria de implantar um programa de benefícios na sua empresa? A EUCARD tem soluções completas para todo tipo de necessidade. Entre em contato conosco e fale agora mesmo com um dos nossos consultores!