Montar um bom time de vendas é um dos principais desafios de qualquer gestor. Afinal, profissionais no mercado tem aos montes, o difícil é saber o quanto eles irão se encaixar a realidade da empresa ou não.

Neste artigo, iremos elucidar oito regras indispensáveis para que você tenha um time de vendas campeão que traz grandes resultados para o seu negócio desde o momento da contratação. Confira!

1. Muito mais que o currículo

Antes mesmo de contratar uma equipe de vendas, você deve lembrar que todo mundo precisou de uma primeira oportunidade para se tornar um ótimo profissional. Nem sempre um vasto currículo com anos de experiência significa que aquele indivíduo se encaixa às necessidades da sua empresa.

Avalie cada candidato muito mais pela entrevista que pelo currículo, afinal, se ele conseguir vender a si mesmo, provavelmente conseguirá vender seus produtos.

2. Preste atenção no perfil

A personalidade do seu vendedor afetará toda a rotina de trabalho da sua equipe, dentro ou fora das vendas e irá comunicar ao cliente qual é o perfil da marca. Tente entender como a pessoa age no ambiente de trabalho através de perguntas-chaves, como o que mais a irrita no ambiente ou o que a motiva.

3. Não escolha por opiniões. Diversifique!

Quando falamos para prestar atenção no perfil, não quer dizer escolher pelas opiniões que essa pessoa tem sobre política, economia ou futebol. Quanto mais diversa for a sua equipe, maiores são as chances de conseguir conversar com os vários segmentos da sociedade, aumentando o seu escopo de clientes.

4. Oriente desde o início

Você deve deixar claro ao seu novo vendedor quais são as suas funções especificamente. Nada de pensar que apenas por ele ter experiência já irá sair vendendo tudo o que consegue.

É essencial deixar claro ao seu colaborador o que é esperado dele. Caso contrário, ele não saberá quais são as metas a serem atingidas, como deve comunicar as mensagens da empresa e qual é o público a ser atingido.

5. Treine-os dia após dia

Dar ordens é muito simples. Fazer o seu colaborador compreender exatamente pode ser uma tarefa árdua e isso não é por preguiça ou desatenção, acredite. Quanto mais você reforça as informações, mais o vendedor irá compreender.

Ofereça treinamentos periódicos, afinal, as técnicas de venda mudam e a cada dia você pode descobrir novos métodos para conquistar mais clientes.

6. Ouça os seus colaboradores

Os vendedores são aqueles que estão em contato direto com o cliente. Eles sabem quais são os receios e angústias do público, de maneira que saberão exatamente quais problemas devem ser resolvidos com urgência.

Esteja aberto a feedbacks. Não leve para o lado pessoal. Se você toma decisões errôneas, acredite, eles serão os primeiros a sentir.

7. Gratificar os resultados

Mantenha um bom salário base, afinal, é necessário que o colaborador tenha uma garantia financeira. No entanto, a gratificação é extremamente importante para mantê-lo na empresa e não se trata apenas de dinheiro. Quando o seu vendedor prova ser um ótimo profissional e está trazendo lucros ao negócio, dê autonomia para criar os seus próprios métodos.

8. Mantenha-os motivados

Se um funcionário seu está desmotivado, não pense que ele pode ser substituído facilmente. É muito mais simples motivá-lo. Faça com que ele se sinta parte da equipe. Ofereça um bom plano de saúde, planos com academias e escolas. Esses benefícios contam muito na hora de um colaborador pensar sobre a sua empresa.

Um time de vendas eficiente é a chave de sucesso para o seu negócio.

A Eucard é uma empresa que ajuda outras empresas a manterem suas equipes motivadas e mais produtivas através de programas de benefícios. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa.