Você sabe fazer o controle de combustível da sua empresa? Diante dos aumentos constantes no preço do combustível, fazer o planejamento da frota é fundamental para manter os custos operacionais baixos e ser mais competitivo.

O controle de combustível é a maneira mais eficiente de manter a saúde econômica da empresa, já que esse é um dos principais custos de empresas de transportes. 

Sabemos que encontrar uma maneira eficiente de controle é mais do que necessário. Neste artigo, vou te dar as melhores dicas de como fazer isso. Vamos lá!

Por que se deve contar com o planejamento da frota para o controle de combustível?

O planejamento da frota deve abordar todos os quesitos para manter seus veículos trabalhando de forma eficiente e rentável. Dessa forma, é necessário estar atento a questões como a manutenção dos veículos, a documentação, colaboradores habilitados, e principalmente criar estratégias que possam reduzir os custos operacionais.

Um bom gestor procura sempre estar informado sobre a situação da sua frota, criando mecanismos que possibilitem o controle de combustível, acompanhamento das rotas e gastos como pedágio. E para isso existem diversas formas, desde o uso de planilhas ou a contratação de empresas que podem oferecer esse serviço.

A partir do momento em que a gestão consegue reduzir custos, ela consegue praticar preços mais competitivos no mercado e alavancar o desenvolvimento da empresa.

Quais os desafios?

Um dos maiores desafios que pode ser encontrado para reduzir custos está relacionado a vícios na direção, como dirigir em alta velocidade, passar marcha de forma errada e realizar acelerações bruscas. 

Porém, existem algumas formas simples de mudar esse quadro. No caso de altas velocidades, é possível instalar o tacógrafo que mede o tempo de uso, a distância e a velocidade do veículo.

Para questões de marcha errada ou má direção, é necessário selecionar colaboradores qualificados e proporcionar treinamentos de direção. Já para casos de aceleração brusca, deve-se entender o motivo, se é um caso de trânsito, por exemplo, ou pedágios.

Se o problema for pedágios, a empresa tem a opção de instalar as TAGS para não ter que parar em cancelas. Se o caso for trânsito, pode ser necessária a verificação de novas rotas de desvios.

Como fazer o controle correto de combustível em viagens de sua frota de veículos?

Pensando no controle de combustível e da frota como um todo, separamos algumas dicas mais específicas:

  • é importante dar atenção na quilometragem percorrida pelo veículo, pois, se está andando mais que o previsto, provavelmente está gastando mais combustível;
  • a rota a ser percorrida deve ser sempre atualizada, buscando as melhores alternativas para que o motorista consiga percorrer o menor trajeto, em menos tempo e com mais economia de combustível;
  • invista em softwares para acompanhar os veículos e verificar se estão seguindo a rota traçada e operando na velocidade ideal;
  • mantenha a manutenção preventiva da frota em dia.

Além do controle de combustível, é importante que a transportadora invista em parcerias e ferramentas facilitem a rotina do motorista de moda geral. Um exemplo disso são as tags de pedágio, que além de agilizar a passagem pelas cancelas, otimiza o controle sobre os custos gerais da viagem.

Aproveite que está aqui e conheça a tag de pedágio da Eucard.