Manter uma equipe motivada é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Além de oferecer condições de trabalho adequadas e um ambiente positivo, é uma boa ideia encontrar outras formas de incentivar a equipe a se dedicar mais no dia a dia. Um exemplo disso são as premiações, quando você oferece um benefício extra para colaboradores que obtiveram determinados resultados.

Porém, os critérios para premiação de funcionários são tão importantes quanto a escolha dos prêmios. Se você não tomar o devido cuidado nesse ponto, pode ser que esses prêmios criem um clima organizacional nocivo às equipes, o que prejudica o engajamento. É por isso que a escolha de bons critérios, que tornem essa decisão mais justa, é tão importante para o sucesso da ação.

Para ajudar você a entender melhor, eu listei aqui alguns dos critérios para premiação de funcionários que são mais usados. Confira!

Metas alcançadas

A forma mais simples e aceita de premiação é aquela correspondente ao cumprimento de certas metas dentro da empresa. Sempre que um colaborador ou a equipe atingem determinado patamar, recebem uma compensação extra, seja ela qual for. É um critério bastante utilizado por vários setores de RH, pois todos tendem a aceitar a premiação por desempenho, desde que as metas estabelecidas sejam justas para todos.

Apoio à equipe

Também é costume oferecer uma premiação a colaboradores que mais contribuem com seus colegas de trabalho, prestando assistência sempre que possível. Essa é uma maneira de recompensar aqueles que disponibilizam uma parte de seu tempo para ajudar outros membros da equipe ou outros setores, o que também incentiva mais o trabalho em equipe no dia a dia.

Representa os valores da empresa

Esse é um dos critérios para premiação de funcionários mais subjetivos, mas que ainda pode ser usado estrategicamente para reforçar sua cultura organizacional. Nesse caso, você oferece um prêmio aos colaboradores que ajudaram a promover certos valores dentro da empresa, como respeito, trabalho em equipe, entre outros. Isso ajuda a reforçar essas qualidades como algo desejado na sua empresa.

Proatividade e inovação

Existem casos em que um colaborador realiza algo excepcional, toma uma atitude que não fazia parte de sua rotina e traz algo novo para a empresa. Nesses casos, você pode oferecer uma premiação específica por essa ação, demonstrando que ela foi reconhecida e que seus benefícios foram notados pelo negócio como um todo. Isso também é chamado de “Sugestão Premiada”, quando um colaborador dá uma ideia que pode mudar o rumo da empresa para melhor, sendo digno de uma recompensa.

Figura de liderança

Por fim, mas não menos importante, você também pode premiar colaboradores que se demonstraram como fortes figuras de liderança. Não apenas seus gestores, mas também aqueles que assumem responsabilidades dentro da empresa, têm bom networking e orientam seus colegas para que todos atuem em direção ao mesmo objetivo.

Agora que você conhece alguns critérios para premiação de funcionários, pode decidir quais devem ser usado em seu negócio e quando. Lembrando que, além de premiações pontuais, o oferecimento de benefícios não obrigatórios também é uma boa prática para manter os times engajados e reforçar os objetivos e valores das empresas.

Quer mais dicas sobre como oferecer benefícios para sua equipe com segurança? Então, veja nosso e-book sobre benefícios em folha e entenda melhor o tema.