Você sabe o que são hacks? O termo foi “emprestado” diretamente do mundo virtual e pode ser entendido como uma técnica realmente útil para melhorar algo. Quando falamos especificamente em hacks de produtividade, nos referimos a dicas práticas que mudem algo na rotina da equipe, fazendo com que ela efetivamente possa produzir mais e melhor.
Isso é o sonho de todo empreendedor! Por isso, hoje, separamos 8 hacks de produtividade que vão fazer uma diferença real no seu negócio. Acompanhe!
Metas e objetivos claros
Esse é o primeiro hack que você precisa colocar em prática. Seu time sabe, de fato, em prol do quê está trabalhando? Sabe quais são os objetivos da empresa e quanto falta para alcançá-los?
Um trabalho sem metas definidas torna-se muito mecânico e pouco engajado, o que interfere negativamente na produtividade. Por isso, compartilhe seus objetivos com os colaboradores, coloque-os de forma bem visível no escritório e até de uma forma lúdica, no sentido de inspirá-los.
Implemente o feedback sistematicamente
Dar um retorno individual de desempenho deve ser uma prática constante nas empresas. Pode ser uma vez por mês ou a cada dois meses. Defina a periodicidade que faz mais sentido dentro da sua realidade corporativa. Mas, não deixe de ter um diálogo aberto e particular com cada profissional para apontar seus pontos fortes e fracos.
Estabeleça um plano de carreira
Todo colaborador se sente mais motivado a trabalhar (e, com isso, produz mais) se souber que tem a oportunidade de crescer e de almejar algo maior dentro da própria empresa. É por isso que a criação de um plano de carreira bem estruturado é um hack essencial.
Invista em cursos e treinamentos
Faça com que o seu time aprenda a produzir mais e melhor por meio de cursos e treinamentos de capacitação que tragam até eles as novidades que existem em suas áreas de atuação. Eles precisam se manter atualizados e conhecer novas técnicas e metodologias.
Identifique habilidades individuais
A empresa moderna é aquela que desenvolve um olhar individual para cada colaborador, identificando suas potencialidades e explorando-as ao máximo. Isto é, dando a cada um incumbências que estejam de acordo com essas habilidades muitas vezes inatas.
O profissional vai se sair melhor exercendo uma função com a qual já tenha afinidade, por isso, todos saem ganhando: a empresa, que terá uma produtividade maior, e o colaborador, que se sentirá mais motivado .
Implemente uma atividade diferenciada no início do dia
Uma simples sessão de ginástica laboral ou algo um pouco mais elaborado, como yoga, pode mudar o dia dos seus colaboradores e revigorar as energias. E não precisa ser todos os dias: perceba em que momento da semana seu time se mostra mais exausto.
Crie um ambiente de trabalho mais agradável
Em um ambiente agradável, as pessoas se sentem mais à vontade e isso vai refletir na produtividade. Invista em um espaço ergonomicamente confortável, que possibilite a interação entre os membros do seu time, um cantinho para o café. Às vezes, poucas mudanças já são suficientes.
Invista em benefícios para motivar seu time
Benefícios comprovadamente conseguem motivar a equipe, pois faz com que ela se sinta mais valorizada pela empresa. Um dos mais importantes é o auxílio-alimentação que pode, inclusive, ajudar você a economizar. Quer saber como? Entre em contato conosco!