Por trás dos negócios, dos estudos e até do cumprimento das leis existe a capacidade de estar motivado. As dinâmicas de motivação são assunto até na psicologia organizacional, a área de estudo do comportamento humano no trabalho.

A motivação está na origem do comportamento das pessoas, se mostrando como um conjunto de forças que impulsionam a disposição para se manter engajado em algum comportamento.

O objetivo do texto é mostrar algumas ideias de dinâmicas de motivação que podem ser aplicadas na empresa, revelando como ajudam a tornar o clima organizacional mais leve e descontraído. Boa leitura!

Quais são as dinâmicas de motivação para aplicar na empresa?

As dinâmicas de motivação contam porque pessoas motivadas refletem ganhos na intensidade, direção, forma e duração do trabalho. Existem algumas dinâmicas úteis para descontrair o clima e unir a equipe, como as que você já vai ver.

1. Verdade ou Mentira

No “Verdade ou Mentira”, os participantes anotam algumas informações sobre si, das quais só uma é verdadeira. Em seguida, leem na frente dos colegas e o resto da equipe precisa adivinhar qual é a verídica.

2. Eu Queria, Eu Quero

No “Eu Queria, Eu Quero”, a equipe vai trabalhar com a visualização. Primeiro, é preciso visualizar um objetivo a partir da expressão “eu queria”. Depois, todos mudam de lugar e fazem a mesma coisa trocando o “eu queria” por “eu quero”.

3. Quem Sou Eu?

O “Quem Sou Eu?” é uma dinâmica de apresentação. Nesse caso, cada um responde a perguntas sobre si, revelando seu propósito, suas qualidades, seus defeitos e por aí vai. As questões são intercaladas para todo mundo ter espaço para responder.

4. Ilha do Tesouro

Aqui, você vai precisar de uma recompensa simbólica, como uma caixa de bombom. A equipe é dividida em duplas, com uma folha de jornal para cada. Com as duplas sobre as folhas, é preciso chegar à recompensa sem rasgar o jornal ou pisar no chão.

5. O Que Você Significa Para Mim

No “O Que Você Significa Para Mim” a ideia é a socialização. Aqui, os membros da equipe contam qualidades e defeitos dos outros participantes por meio de um papel colado com uma fita.

Por que cartões de benefícios contam para a motivação?

Os cartões de benefícios são impulsionadores para a motivação porque trazem ganhos que vão além do salário. Os cartões da Eucard são exemplos — com o Multi trazendo benefícios flexíveis como pagamento de boletos e recargas, enquanto o Premiação oferece recompensas para os profissionais.

As dinâmicas de motivação no trabalho ajudam a socializar, descontrair, divertir, dar uma pausa e a criar uma visão de futuro. Pessoas incentivadas da forma certa tendem a se mostrar mais produtivas no trabalho.

Ao trabalhar a motivação com cartões de benefícios, você passa a promover incentivos além dos promovidos pelo salário. Os cartões podem cobrir alimentação, farmacêuticos, combustíveis e por aí vai.

Os benefícios trazem a sensação de que a empresa é um ambiente agradável e, por isso, ajudam na retenção de talentos. Se você quiser trazer essa ideia para a sua empresa, pode conhecer as soluções da Eucard e entrar em contato!