You are currently viewing Como melhorar o engajamento de funcionários? Confira 5 dicas!

Como melhorar o engajamento de funcionários? Confira 5 dicas!

O engajamento de funcionários consiste em fazer com que eles criem um vínculo pessoal e recíproco em relação à empresa em que trabalham. Isso, ao lado da gestão de benefícios, gera pontos positivos para o negócio, pois os colaboradores se transformam em promotores da marca, tomam as dores da empresa, bem como se tornam mais motivados para realizar suas atividades.

Para aproveitar essas vantagens, é importante estruturar uma gestão focada no engajamento do pessoal. Nos tópicos abaixo, explico as principais dicas para que você atinja esse objetivo. Leia e aprenda!

1. Desenvolva uma cultura voltada para pessoas

A cultura organizacional é um conjunto de práticas e valores que moldam o comportamento dos colaboradores, seja em relação aos clientes, parceiros ou colegas de trabalho.

Existem diferentes tipos de culturas que podem ser implantadas no negócio, mas será a direcionada para pessoas que o administrador conseguirá promover o engajamento do pessoal.

Para incorporá-la, deve-se colocar os funcionários como centro da organização, o que pode ser feito tomando medidas como:

  • reter os talentos – que são os colaboradores com perfil ideal para o negócio;
  • abrir um canal de comunicação para que os funcionários enviem sugestões, dúvidas ou reclamações;
  • oferecer feedback constantemente para aprimorar o trabalho.

2. Ofereça um ambiente corporativo estimulante

Essa dica consiste em permitir que os colaboradores cresçam profissionalmente dentro da empresa, fazendo com que eles sejam estimulados a usar e desenvolver suas habilidades.

Isso pode ser feito ao conhecer melhor as qualidades de cada colaborador e alocá-los nos setores, cargos ou funções em que serão melhor aproveitados. Outras táticas envolvem informar o pessoal sobre o plano de carreira, reconhecer esforços, estabelecer metas e oferecer prêmios para os funcionários que atingi-las.

3. Melhore a comunicação

Promova uma comunicação humanizada, transparente e real entre os chefes e os colaboradores. Isso permite que os líderes conheçam melhor o ambiente de trabalho da empresa, além da personalidade, objetivos e habilidades individuais de cada funcionário.

Também forneça regularmente um feedback que contenha palavras de apoio, críticas construtivas, elogios e dicas para melhorar o alcance de resultados. Ao fazê-lo, é possível aumentar a produtividade do pessoal e conquistar o respeito da equipe simultaneamente.

4. Valorize as atitudes positivas

Reconheça e elogie ações realizadas pelos funcionários que reforcem a gestão de pessoas ou beneficiem a empresa. Algumas delas são a proatividade, sugestão de solução para os problemas da organização, trabalho em equipe, manutenção de um bom relacionamento interpessoal com outros colegas de trabalho e líderes, entre outras.

5. Modernize os processos

A empresa pode implementar ferramentas modernas que automatizem atividades manuais e burocráticas, o que faz com que os colaboradores possam se concentrar em atividades mais estratégicas e relevantes. Isso agrega mais valor à hora trabalhada por cada funcionário, bem como permite que eles se sintam mais importantes para a empresa.

Gestores desempenham um papel-chave na promoção do engajamento de funcionários. Uma das melhores ações que podem ser tomadas para alcançar esse resultado e fazer com que o pessoal se sinta parte da empresa é fornecendo cartões personalizados da Eucard.

Quer saber por que você deve escolher a Eucard na contratação? Leia meu conteúdo em que explico as principais vantagens desses cartões