A gestão de fornecedores trata-se de um processo de coordenação que envolve a atividade de compra de uma empresa. Dessa forma, é necessário ter consciência de que, além de realizar a seleção de fornecedores, esse processo também envolve o acompanhamento de inventários e um bom desenvolvimento de uma política de compras. A partir disso, é possível reduzir os custos do empreendimento relacionados à estocagem, de forma que consiga administrar racionalmente as mercadorias. 

Tudo isso permite, por exemplo, que consiga buscar preços mais competitivos no mercado de atuação, que visem a qualidade e a confiabilidade nas entregas. Com uma boa gestão de fornecedores, também conseguirá administrar os prazos de pagamentos. Da mesma forma que é possível flexibilizar parcelamentos, descontos e outras facilidades que essa estratégia garante para o negócio.

Quer descobrir como a gestão de fornecedores pode ser feita de forma eficiente? Confira todos os tópicos que elaborei para você ao longo do artigo. Boa leitura! 

Conheça os objetivos do seu negócio

Nessa etapa, é preciso que o setor de compras tenha uma ligação direta com a gestão de fornecedores. Dessa forma, ao ter em mente quais são os objetivos do empreendimento, ficará mais fácil elaborar os planejamentos e metas possíveis de serem atingidas pela companhia. Mas, não se esqueça de que essa é apenas uma parte do processo que ajuda no bom funcionamento da empresa.

Crie um bom fluxo de processos internos

A elaboração de um bom fluxo de processos internos diz respeito à forma como vai fazer para garantir uma gestão de fornecedores efetiva. Isso significa que é preciso ter um alinhamento entre as suas políticas internas e os ajustes com o fornecedor, de maneira que seja possível evitar os riscos e reduzir as falhas no empreendimento.

Por exemplo, para que sua empresa funcione corretamente, você sabe que é preciso haver energia elétrica, não é mesmo? Mas, para isso, é fundamental fazer um acordo com o fornecedor e realizar o devido pagamento do boleto na data definida e conforme a quantidade de energia consumida pelo seu estabelecimento. Contudo, você já imaginou se pela falta de alinhamento das informações esse profissional fizesse o envio da cobrança antecipada? A falta de diálogo poderia ter um grande impacto no caixa do seu negócio, visto que esse valor não estaria nos seus planos naquele momento. 

Por isso, é super importante ter boas políticas organizacionais e criar um bom fluxo de processos internos. Essa atitude faz toda a diferença no sucesso da sua organização. Ao contrário disso, poderá ter sérios prejuízos na empresa e comprometer o seu bom funcionamento. 

Construa um bom relacionamento

Para garantir uma boa gestão de fornecedores não se esqueça de construir um bom relacionamento com esses profissionais. Isso porque o sucesso da sua empresa não depende apenas de você. A equipe que fornece os produtos também é grande parceira no momento de crescimento da companhia.

Por isso, se você deseja consolidar o relacionamento com os fornecedores, não deixe de estabelecer uma relação “ganha-ganha”, em que as duas partes são beneficiadas. Ao fazer isso, ficará mais fácil alcançar os melhores resultados no negócio, além de garantir que suas entregas sejam feitas dentro do prazo estipulado.

Essa ação também contribui para gerar uma melhor satisfação aos consumidores, que conseguem ter suas demandas atendidas mais prontamente, o que reflete na qualidade dos serviços prestados e na lucratividade do empreendimento. 

Acompanhe os custos

Há situações em que o fornecedor também conta com outro fornecedor. Ou seja, para garantir que determinado item chegue até você, pode haver necessidade de contar com um intermediário para entrega. Por isso, é necessário conhecer a cadeia logística completa que trabalha de forma direta ou indireta para sua empresa. A partir disso, é possível entender quais custos vão impactar no valor final dos produtos que são adquiridos.

Mas, lembre-se: esses custos devem ser analisados com calma, pois eles são a parte mais delicada da gestão de fornecedores. Isso porque os valores negociados têm impacto direto nos preços dos produtos colocados à venda para o público-alvo. E não se esqueça de que, na hora da negociação, também é preciso levar em consideração a qualidade do material que está sendo adquirido. Itens com defeitos ou avarias podem fazer com que sua marca perca a credibilidade no mercado de atuação. 

Compartilhe informações importantes

Quando falamos em gestão de fornecedores também é importante destacar que é preciso otimizar o compartilhamento das informações com esses profissionais, a fim de que seja possível enviar os dados de forma confiável e com credibilidade. Para isso, poderá contar com a ajuda de uma tecnologia que facilite o trabalho de todos que estão envolvidos no processo de fornecimento de produtos.

Por exemplo, com a ajuda da automação, ficará mais fácil atualizar informações sobre o estoque da companhia. Essa informação deve ser atualizada em tempo real para os fornecedores por meio do sistema. Assim, eles conseguirão fazer a reposição da mercadoria com antecedência, sem haver falhas no processo e nem escassez dos itens.

Faça avaliação de fornecedores

De tempos em tempos é preciso realizar avaliação dos fornecedores para que consiga verificar como o trabalho dessa equipe está sendo desempenhado, ou seja, se ela está apta para disponibilizar os produtos/serviços. E, caso não haja o cumprimento das exigências estabelecidas durante a etapa de seleção, poderá ser necessário mudar a empresa que fornece os itens.

Sabemos que nesse processo de gestão é possível contar com empresas parceiras de diferentes áreas, mas, você também não deve se esquecer de contar com fornecedores de soluções relacionadas a benefícios corporativos. Isso porque essa é uma estratégia fundamental para aumentar o engajamento dos colaboradores em suas atividades diárias e fazer com que a equipe melhore o desempenho no dia a dia de trabalho.

Dessa forma, sempre que for pensar em gestão de fornecedores, não deixe de contar com empresas que realmente vão agregar valor ao seu empreendimento. Ao contar com produtos de qualidade, você estará garantindo uma melhor satisfação dos seus clientes internos (colaboradores) e externos (consumidor final). Por isso, não deixe de seguir todas as dicas que elaboramos ao longo do artigo!

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de fornecedores para o empreendimento, não deixe de assinar a minha newsletter para receber, diretamente no seu e-mail, mais informações que vão ajudar no sucesso da sua empresa. Não perca essa oportunidade!