You are currently viewing Imposto de renda 2020: o que é preciso saber sobre o tema?

Imposto de renda 2020: o que é preciso saber sobre o tema?

Já está na hora de preparar a sua declaração do Imposto de Renda 2020! Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas devem prestar atenção a esse momento, buscando se informar e conhecer as particularidades de cada caso.

Tomar cuidado com os prazos e saber quais informações disponibilizar são apenas alguns dos detalhes mais importantes. Quanto mais cedo você se informar sobre tudo, mais tranquilidade você terá.

Justamente por isso, separei alguns dos pontos principais a se prestar atenção. Decidi focar nos cuidados para empresas para ajudar você com seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

O que a empresa deve fazer para se preparar para a declaração do Imposto de Renda 2020?

O empresário precisará declarar o IRPJ (Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas), além do seu IRPF (Imposto sobre a Renda de Pessoas Físicas) particular. O IRPJ tem algumas particularidades e é um tanto mais detalhista que o IRPF, sendo também mais complexo.

Existem diferentes regimes tributários para esse tipo de imposto: o Lucro Simples ou Simples Nacional, o Lucro Presumido, o Lucro Real e o Lucro Arbitrário. Eles variam de acordo com questões como a receita da sua empresa, por isso é importante compreender de qual regime a organização faz parte e quais são as especificidades que deverão ser seguidas. O cálculo do IRPJ, por exemplo, pode variar entre essas tributações.

Muitos negócios optam por contratar um contador para fazer sua declaração, garantindo que tudo seja feito corretamente. Se houver condições, esse profissional também já pode fazer parte do seu quadro fixo de funcionários, ajudando a manter um bom cuidado financeiro ao longo de todo o ano.

Quando a empresa deve entregar a declaração do IRPJ?

É fundamental, ainda, ficar atento aos prazos de entrega da declaração, pois a empresa estará sujeita a multas se não os cumprir. O IRPJ pode ser declarado trimestralmente (nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro) ou anualmente. Em 2020, o prazo para a entrega anual se encerra no dia 30 de abril. Com a inesperada pandemia do coronavírus, porém, pode ser que essas datas se alterem. De toda maneira, é sempre importante ficar atento e conferir os prazos.

Quais informações a empresa deve conceder aos funcionários?

A empresa deve fornecer a seus funcionários, o comprovante de rendimentos do ano passado. Esse documento deve conter o total dos rendimentos que o trabalhador obteve e o Imposto de Renda Retido na Fonte, nesse caso referentes ao ano de 2019. A data limite para essa entrega foi em 28 de fevereiro.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2020?

A maioria das empresas é obrigada a declarar o IRPJ. Estão isentos dessa tarefa apenas os Microempreendedores Individuais (MEI) e as instituições sem fins lucrativos, como as ONGs. No entanto, todos eles têm suas obrigações e devem arcar com suas responsabilidades. Assim, essas outras instituições podem, por exemplo, ter que pagar outros impostos ou fazer outras declarações.

Declarar o Imposto de Renda é uma tarefa que exige nossa atenção, mas com os cuidados certos ela é realizada sem problemas. Espero ter ajudado você a esclarecer dúvidas sobre o IRPJ da sua empresa! Não se esqueça também de dar atenção ao seu IRPF.

Para finalizar, reforço que algumas das regras do Imposto de Renda 2020 podem ser alteradas devido à pandemia do coronavírus. Propostas estão sendo feitas ao Congresso para a extensão do prazo de entrega da declaração do IRPF e para a isenção de pessoas afetadas pela doença, por exemplo. Até o momento, nenhuma alteração foi confirmada, mas é preciso ficar de olho em possíveis novidades, inclusive sobre o IRPJ.

Gostou de saber mais sobre o Imposto de Renda 2020? Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de curtir a nossa página no Facebook para mais dicas e novidades!