Para quem trabalha dentro de uma empresa, a presença de uma hierarquia clara não é nenhuma novidade. Em parte, ela ajuda a manter a ordem interna e a eficiência. Porém, algo que muitos esquecem é que ser um chefe e ser um líder são duas coisas completamente diferentes.

As figuras do líder e chefe têm impactos bem distintos no funcionamento de uma equipe. Algo que fica mais evidente à medida que um negócio cresce e é necessário manter mais pessoas agindo em sintonia. Se você quer tornar seu negócio mais produtivo, então precisa aprender a agir como líder e não como chefe.

Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre as diferenças entre líder e chefe, e mostrar como uma figura de liderança pode impactar em seu negócio. Acompanhe.

Quais são as características de um chefe?

A figura do chefe já é bem conhecida em qualquer lugar, seja dentro ou fora das empresas. E também não é das mais queridas entre os trabalhadores. Algumas das principais características de um gestor-chefe estão a seguir.

A hierarquia é inflexível

Quando um colaborador chega à empresa, pode ser que se depare com uma hierarquia de trabalho extremamente inflexível, onde a palavra dos superiores é sempre mais importante. Nesses casos, os chefes também usam de sua autoridade para negar qualquer oportunidade de diálogo ou crítica. Quanto menos espaço sua equipe possui para se expressar, mais difícil é estabelecer um ambiente de trabalho colaborativo.

Ordens sem justificativa

Uma ideia bem comum em vários setores é que, se você faz algo sem saber o motivo, então provavelmente não está fazendo direito. Esse tipo de comportamento é comum em equipes com um gestor-chefe, o qual apenas distribui ordens e espera que elas sejam obedecidas sem questionamento. Obviamente, isso diminui a capacidade da equipe de se adaptar e agregar mais valor às próprias tarefas.

Trata colaboradores como ferramentas

Os recursos humanos de uma empresa são fundamentais para seu crescimento. Porém, é importante dar mais ênfase no “humanos” do que em “recursos”. Afinal, cada pessoa possui suas próprias necessidades e objetivos.

Os chefes quase sempre pensam nos membros de cada equipe como máquinas ou ferramentas. Isso frequentemente leva a exigências exageradas no dia a dia e grande insatisfação quando eles não atingem o resultado esperado.

Culpa a equipe pelos seus erros

Boa parte dos problemas de desempenho em grandes empresas é resultado de uma gestão de equipe ruim. Porém, o chefe raramente assume responsabilidade nesse ponto. Tarefas completas depois do prazo não são o resultado de erros de planejamento, mas sim da incapacidade dos colaboradores em seguir o plano. Resultados insatisfatórios não vêm de expectativas irrealistas, mas sim de uma falha por parte da equipe em atendê-las.

Quais são as características de um líder?

Não é preciso pensar muito para notar como o chefe é uma figura negativa para a empresa. Porém, mesmo quando não há alguém causando todos esses danos à equipe, a presença de um líder ainda pode fazer uma grande diferença em seu crescimento.

Confira aqui algumas características que diferenciam líder e chefe.

Inspira todos a serem melhores

O maior papel de um líder não é necessariamente ser a pessoa mais capaz ou produtiva, mas conseguir fazer com que todos sejam tão capazes e produtivos quanto possível. Ele sabe como manter o time engajado, oferece recompensas por bom desempenho e trabalha ativamente para resolver problemas que podem dificultar seu dia a dia de trabalho. Ele serve como um multiplicador para os resultados do resto da equipe.

Lidera pelo exemplo

Se o chefe dá ordens e espera que todos obedeçam sem pensar, o líder age da mesma maneira que todos devem agir. Se pontualidade é importante, o líder estará em todo lugar na hora marcada. Se ouvir e dialogar são pilares da sua cultura organizacional, ele será o primeiro a se dispor a escutar. Em resumo, ele é um exemplo claro a ser seguido.

Aceita feedback da equipe

Como mencionamos, nem sempre o líder é o melhor profissional da equipe em termos técnicos. Sendo assim, é fundamental que ele também seja capaz de escutar os outros colaboradores e levar seu feedback em conta. Não apenas aceitar críticas, mas escutá-las e saber quando elas devem ser incorporadas. 

Continua aprendendo e se aprimorando

Para progredir em qualquer carreira, é necessário continuar estudando, discutindo, experimentando e se aprimorando. E bons líderes não se dão por satisfeitos só com seu conhecimento atual. Eles estão constantemente buscando aprender mais sobre a empresa, sobre o setor onde trabalham e também sobre a sua equipe. Assim, podem tomar decisões melhores para dar suporte a todos.

Qual é a importância de ser um bom líder?

Mesmo entendendo as diferenças entre líder e chefe, alguns ainda não veem claramente como a presença de uma figura de liderança pode impactar a empresa. Veja aqui alguns dos principais benefícios que ela oferece.

Promove o engajamento da equipe

O maior trabalho de um líder é fazer com que todos os talentos da equipe se envolvam mais com o dia a dia de trabalho. Isso inclui serem mais participativos nas tarefas, terem maior concentração e se preocuparem com a qualidade do resultado.

Melhora o clima organizacional

Bons líderes também são mediadores de conflitos e trabalham ativamente para que o ambiente de trabalho seja o mais positivo possível. Ao prover um espaço com menor estresse, todos podem dedicar sua energia às suas respectivas tarefas e terão mais facilidade para atuar em conjunto.

Mantém o foco em objetivos de longo prazo

Para equipes que trabalham com projetos de longo prazo, pode ser difícil manter um direcionamento consistente. Nesse ponto, a presença de uma figura de liderança é indispensável para oferecer uma visão unificada para o projeto. Só assim será possível alcançar o resultado desejado, mesmo que novos colaboradores sejam incluídos ao longo do tempo.

Agora você já entende melhor a diferença entre líder e chefe, além da importância de uma figura de liderança para a equipe. Se quer contribuir ainda mais com o crescimento do seu negócio, então deve também se tornar um líder melhor para sua equipe.

Quer continuar recebendo nossas dicas? Então, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram agora mesmo.