Autocrática, situacional, liberal etc. Existem diversos estilos de liderança e, naturalmente, cada um deles é exercido por um líder com características e perspectivas próprias. No entanto, você já ouviu falar sobre a liderança inspiradora?

Bem, inicialmente, é importante compreender que, quando eu falo sobre um líder inspirador, eu falo sobre um profissional que tem a capacidade de engajar toda a equipe em prol da busca de um propósito. A verdade incontestável é que o seu papel é altamente relevante não somente para os integrantes do time, mas para o ambiente como um todo, gerando reflexos diretos no (in)sucesso de uma empresa. Mas, afinal, o que é uma liderança inspiradora?

Mais do que isso, na verdade, como esse estilo é exercido, qual é a sua importância, de que maneira ela pode ser implementada em uma companhia e quais são os benefícios mais marcantes de fazê-lo? As dúvidas são inúmeras e, neste texto breve, o meu intuito é saná-las, ajudando-o a dominar o tema. Vamos lá?!

O que é a liderança inspiradora, como ela funciona e quais são as suas principais características?

Não é incomum que, por vezes, haja uma confusão entre o ato de gerenciar e o ato de liderar. Embora a administração dos recursos empresariais — que podem abranger pessoas, receitas etc. — em prol de um propósito estratégico seja efetivamente uma das funções, há muito mais do que isso envolvido. Então, surge a liderança inspiradora.

Basicamente, trata-se de uma maneira de envolver os profissionais que integram o quadro de pessoal de uma organização a partir de um ideal comum a todos com base na troca de conhecimento, na motivação e no desenvolvimento (individual e coletivo). Em outras palavras, a premissa de um líder de excelência é tornar os seus subordinados melhores do que ele.

Em suma, isso funciona por meio:

  • do exercício da confiança, tanto em si mesmo quanto no time, pois um líder inspirador tem a habilidade de fazer com que as pessoas não somente passem a crer que algo é possível, mas também que elas podem fazê-lo acontecer;
  • da construção de uma cultura baseada na inspiração, cabendo ao líder criar essa atmosfera de mudar, melhorar e agir. Isso, inclusive, é algo que deve estar sempre presente a fim de promover as condições mais propícias à ação;
  • da prática da empatia, haja vista que a manutenção de uma boa relação é uma das marcas mais expressivas de uma liderança inspiradora. Isso fortalece a confiança, amplia os resultados e gera uma admiração maior.

As suas principais características

Se você deseja passar a conduzir a sua equipe exercendo a liderança inspiradora, é indispensável trabalhar algumas características fundamentais — que, embora haja quem acredite que são natas, podem ser desenvolvidas. Nesse sentido, eu falo de:

  • autoconfiança, já que um líder inspirador deve confiar em si mesmo para contornar os obstáculos que eventualmente surgirão;
  • disciplina e ética, haja vista que o respeito a esses dois aspectos é primordial, inclusive, para liderar pelo exemplo;
  • capacidade de assumir riscos, não agindo de maneira temerosa frente à necessidade de traçar rotas de trabalho novas, mesmo que desconhecidas, a fim de atingir resultados mais satisfatórios.

Como implementá-la?

Como dito, a liderança — em nenhum dos seus estilos de exercício — é um dom, mas, sim, uma habilidade que pode ser desenvolvida. Nesse contexto, para se tornar um líder inspirador, é essencial, por exemplo:

  • colocar o autoconhecimento em prática, reconhecendo os próprios pontos fortes e fracos e utilizando-os em prol do seu crescimento;
  • levar em consideração as diversas opiniões, estando sempre aberto e receptivo à pluralidade de ideias;
  • visualizar o próprio papel com humildade, compreendendo que ser um líder não o torna superior aos demais e que cada trabalhador é como uma engrenagem para o perfeito funcionamento de toda a empresa.

A verdade é que exercer uma liderança inspiradora é fundamental quando o propósito é elevar o engajamento dos colaboradores, tornando-os mais participativos. Além disso, adotar essa postura perante a equipe também impacta positivamente o clima organizacional e cria melhores condições para que cada profissional integrante do quadro de pessoal se sinta mais valorizado.

E você? Já atuava como um líder inspirador na sua organização? Quer aproveitar a visita ao blog para ter acesso a outros conteúdos que o ajudarão a desenvolver melhor o seu papel? Assine a newsletter!