Há muitos fatores que influenciam o desempenho de uma empresa, como a qualidade de seus materiais, organização, boa gestão, entre muitos outros. Porém, um fator que nem sempre é levado em conta é o seu clima organizacional. Na realidade, muitos gestores nem mesmo entendem o que esse conceito representa.

Devido à pandemia, vários problemas já existentes nessa área ganharam proporções maiores, afetando diretamente os resultados obtidos. Como resultado, cada vez mais negócios precisam se adaptar e aprender como melhorar o clima organizacional durante esse período de isolamento, buscando uma empresa de benefícios.

Para te ajudar a entender melhor o assunto e como lidar com essas dificuldades, vamos explicar melhor o que é o clima organizacional e como ele pode ser melhorado. Acompanhe.

O que é o clima organizacional?

Esse termo é usado para descrever o estado emocional geral dentro de uma empresa. Trata-se de um indicador do nível de satisfação dos colaboradores com relação ao próprio trabalho e às ações gerais dentro do negócio. Um clima organizacional positivo reflete uma melhor qualidade de vida para os colaboradores.

Nos últimos anos, a importância desse indicador tem ficado cada vez mais clara. Funcionários que atuam em um ambiente mais acolhedor e estimulante tendem a apresentar melhor desempenho e menores índices de adoecimento. Por isso que mais empresas estão investindo nesse aspecto.

Como a pandemia afeta o clima organizacional na empresa?

Como vários outros pontos dentro das organizações, a pandemia de COVID-19 prejudicou bastante o clima organizacional dentro das equipes. Alguns dos pontos que devem ser observados estão a seguir.

Adaptação à nova rotina

Devido aos riscos de saúde, a maioria dos funcionários que antes trabalhava presencialmente teve que migrar para o trabalho em Home Office, levando a uma alteração bem drástica de rotina.

Por um lado, há menor custo com a manutenção do espaço, além de menos tempo de deslocamento. Porém, também pode haver problemas com equipamento, divisão entre vida pessoal e profissional, entre outros problemas que afetam a saúde mental do colaborador. É sempre bom lembrar que a adaptação a esse novo formato varia muito de indivíduo para indivíduo.

Medo de perder o emprego

Uma das principais causas de ansiedade entre os profissionais nesse período é a possibilidade de demissão. Devido à redução de faturamento em muitos negócios e às dificuldades de adaptação, vários profissionais acabaram perdendo seus cargos, sendo que muitos outros ainda consideram essa possibilidade fortemente.

Esse é um medo praticamente inevitável, especialmente para os funcionários que tiveram maior dificuldade de adaptação. O principal problema é que, independentemente de essa ser uma possibilidade forte ou não, essa ansiedade afeta diretamente a comunicação com o resto da equipe e pode prejudicar seus resultados.

Distanciamento entre os colaboradores

A ausência de um espaço físico comum tem seus prós e contras. No que diz respeito ao clima organizacional, o fato de todos os colaboradores estarem mais distantes uns dos outros dificulta bastante a comunicação, o que afeta as rotinas e a eficiência do trabalho.

Com o tempo, esse distanciamento também pode prejudicar o trabalho em equipe, o que afeta diretamente a convivência geral. Se o cumprimento das tarefas exige a participação de todos os integrantes em conjunto, então é de se esperar que haja alguma perda tanto do ponto de vista profissional quanto interpessoal.

Como fazer um estudo de clima organizacional?

Antes de pensar em melhorar o clima organizacional, o mais importante é conseguir acompanhá-lo. Não faltam exemplos de gestores que tentam promover mudanças na empresa sem saber exatamente qual é a perspectiva das equipes, ou que tomam decisões sem levar em conta como elas afetam esse aspecto do negócio. Para isso, é necessário fazer um estudo do clima organizacional.

Nesse estudo, seu objetivo é avaliar o nível de satisfação dos colaboradores no dia a dia. Para isso, há dois caminhos mais eficazes. Primeiro, falar diretamente com os colaboradores, em grupo ou individualmente, para entender qual é a percepção deles sobre o dia a dia de trabalho. Com esse feedback, você pode entender melhor como cada um se sente e quais são suas expectativas.

Outra opção é fazer suas próprias observações. Ao acompanhar o dia a dia da equipe e suas interações, você também pode tirar suas próprias conclusões com relação a essas dinâmicas e como elas afetam o clima organizacional.

Levando em conta as especificidades da pandemia, você terá menos recursos para acompanhar todos esses aspectos diretamente. Sendo assim, você pode organizar suas pesquisas através de entrevistas individuais ou de questionários. Dados fornecidos anonimamente podem transmitir mais segurança para os colaboradores.

O que fazer para melhorar o clima organizacional na pandemia?

Considerando sua importância, deixar que o período de pandemia prejudique seu clima organizacional pode custar bem caro para a empresa a longo prazo. Para minimizar esses efeitos, tente seguir estas dicas.

Identifique as necessidades da equipe

O mais importante para criar um clima organizacional mais positivo é saber quais são as principais demandas da equipe e como você pode atendê-las. Isso inclui vários aspectos, como a disponibilidade de equipamentos, necessidade de treinamento, de flexibilização de horário, entre outras coisas do tipo. Uma vez que você esclareça quais são as demandas dos seus colaboradores nesse período, pode estabelecer as ações certas para melhorar o clima organizacional.

Mantenha um canal de comunicação aberto

Outro ponto importante é sempre estar aberto para o feedback da equipe. Especialmente durante o período de pandemia, quando a comunicação entre colaboradores distantes é mais difícil. Esclareça para seu time que eles podem entrar em contato para tirar dúvidas, fazer reclamações e propor mudanças sempre que julgarem necessário.

Garanta a continuidade dos benefícios

Compensar adequadamente seus colaboradores é sempre importante para o clima organizacional. E um dos principais aspectos aqui são os programas de benefícios. Além dos mais comuns, como vale-alimentação, você também pode incluir benefícios extras com base em desempenho e metas, ajudando todos a manter o foco durante esse período.

Melhorar o clima organizacional é um passo importante para manter o desempenho e longevidade do negócio ao longo do tempo, especialmente durante a pandemia, onde todo o incentivo para a equipe é necessário.

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