Na última sexta-feira (25), o Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União, a Medida Provisória nº1.108, que fala sobre teletrabalho, auxílio-alimentação e sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Para as empresas inscritas no PAT, não houve alterações significativas, pois seguem o decreto já aprovado no ano anterior. 

A medida provisória determina que:

“Art. 2º As importâncias pagas pelo empregador a título de auxílio-alimentação […] deverão ser utilizadas exclusivamente para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares ou para a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais.”

A medida beneficia o colaborador, que poderá utilizar seu crédito exclusivamente para alimentação. Caso o saldo creditado seja utilizado para outro fim, as empresas envolvidas podem receber multas de R$5 mil a R$50 mil, aplicadas em dobro nos casos de reincidência.

Com a atualização, as empresas contratantes não poderão receber ou exigir desconto sobre o valor contratado ou flexibilidade nos prazos de pagamento.

A Eucard oferece toda a legalidade jurídica para o fornecimento de auxílio-alimentação aos seus colaboradores. Fale com um de nossos consultores e saiba mais.