Você já ouviu falar em cashback ? Estamos falando de um programa de recompensas, que já é muito popular nos Estados Unidos e tem conquistado cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo.

Se você ainda não entendeu como o cashback realmente funciona ou quais as vantagens desse tipo de programa, esse texto é para você.

O que é o cashback e como ele funciona?

Como o nome em inglês sugere, cashback significa, literalmente, dinheiro de volta. Nas empresas que oferecem o serviço, o cliente compra e recebe de volta parte do valor gasto.

Em geral, esse valor é devolvido em forma de crédito, que fica salvo em uma conta virtual, e pode ser utilizado para novas compras dentro de um prazo preestabelecido.

Para usufruir desse benefício, o cliente geralmente precisa se cadastrar em uma plataforma especializada nessas transações, parceira da empresa na qual ele pretende consumir. É essa plataforma quem intermedeia todo o processo.

Quem mais utiliza essa estratégia é o e-commerce, mas já há opções de pacotes especializados também em lojas físicas e o cliente pode fazer sua compra nesses locais também utilizando o aplicativo.

Na prática

Vamos supor que você tem uma loja e quer oferecer o programa de cashback a seus clientes. O primeiro passo é procurar uma plataforma especializada nesse tipo de programa e contratar o serviço. O lojista paga uma comissão para essa empresa, que divide esse valor com o cliente final, não é mágica, é daí que vem o dinheiro.

Depois de firmar essa parceria e acertar todos os detalhes, o valor da recompensa é definido pelo empresário e é bastante variável, essa loja precisa divulgar que está oferecendo esse benefício e incentivar seu cliente a se cadastrar nessa plataforma parceira. Assim, quando esse cliente comprar na sua loja, ele começa a acumular pontos na conta virtual dessa plataforma.

O que eu ganho com isso?

Finalmente, chegamos à resposta da pergunta que todo mundo quer fazer desde o início. Uma das maiores vantagens desse tipo de programa de benefícios é que o cashback pode ser vantajoso para todos os envolvidos na transação. A gente explica:

  • Para as empresas que oferecem o serviço ele é bom, porque atrai e aumenta a fidelização dos clientes, que também costumam ficar mais satisfeitos com suas compras e tendem a comprar mais. Programas como esse também costumam ser ótimos para a imagem e visibilidade do negócio porque, além do marketing, os próprios consumidores passam a indicar essa empresa.
  • Para o cliente, receber parte do valor gasto de volta é uma vantagem óbvia. Além disso, como muitas vezes o cashback está aliado a promoções, a economia para o consumidor é ainda maior.
  • Para as plataformas especializadas em cashback, fundamentais para que toda a estratégia funcione, o programa também é vantajoso porque elas recebem comissão das empresas que contrataram seus serviços e também acabam tendo seus nomes divulgados por essas empresas.

Cashback Eucard

Longe de atender apenas ao consumidor final, programas de retorno financeiro são uma ótima alternativa para pequenos e médios empresários que desejam fôlego extra na contratação de serviços. Pensando nisso a Eucard transformou uma parte do consumo em seus cartões em um programa de valorização da empresa cliente. Funciona assim: O empresário passa a receber uma parte do valor que investe no Vale Alimentação, podendo investir esse valor que retorna, na valorização de seus colaboradores.

 

Tem uma empresa? Ficou interessado em implantar o cashback? Fale com um consultor da Eucard e tenha um benefício com o retorno financeiro.