Para que uma empresa se torne competitiva e conquiste mais espaço em seu mercado, é importante melhorar o uso de seus fatores, incluindo a produtividade no trabalho. Por meio de pequenos ajustes, sua corporação consegue ajustar os processos internos e também o atendimento ao público.

Toda essa eficiência é conquistada principalmente por meio do desempenho dos colaboradores e de sua motivação pessoal. Desse modo, vale verificar quais as diferentes maneiras de engajar a equipe e aumentar sua produtividade do trabalho. Se você quer saber como colocar tais ideias em prática, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é variabilidade da produtividade?

A variabilidade na produtividade é um termo utilizado para explicar o quanto a capacidade de produção pode ser afetada por alguns fatores. Imagine, por exemplo, que um colaborador mantém um esforço mediano em suas atividades de trabalho. Agora, suponha que esse indivíduo recebeu algum benefício importante da empresa em que está vinculado.

Como o valor do vale tornou seu trabalho mais valioso, há uma grande variabilidade na sua produtividade, causada principalmente pelo sentimento de valorização que tal benefício proporcionou, além do desejo de se manter em um cargo bem pago.

Em contrapartida, um colaborador que não é valorizado normalmente apresenta um decréscimo de sua produtividade, gerando cada vez menos valor para a corporação. Por isso, investir em políticas de incentivo é essencial na hora de tornar a empresa mais eficiente. 

Como aumentar a produtividade no trabalho da empresa?

Aumentar a produtividade na empresa é essencial para assegurar melhores resultados e maximizar o lucro. Assim, vale a pena descobrir algumas boas práticas que podem ajudar nesse sentido. No intuito de lhe auxiliar, separamos algumas dicas especiais. Confira.

1. Tenha um ambiente adequado

Oferecer um ambiente de trabalho adequado para os seus colaboradores é essencial ao objetivo de garantir que se sintam motivados e, consequentemente, consigam ter uma maior produtividade. Além disso, um local acolhedor é capaz de otimizar a qualidade de vida no cotidiano das pessoas.

Para isso, pode-se apostar em soluções que colaborem com o bem-estar dos funcionários. Por exemplo, manter tudo limpo e organizado é fundamental se deseja ter uma empresa produtiva. Além disso, assegurar conforto e contar com móveis ergonômicos pode ser um grande diferencial.

Também é válido investir em um layout adequado, oferecer equipamentos que possibilitem a realização do trabalho de modo tranquilo e uma iluminação adequada. Assim, você disponibiliza o que há de melhor e otimiza a produção em seu negócio.

2. Invista em treinamento

Garantir que seus colaboradores estejam prontos para as situações do dia a dia da empresa é fundamental para que o trabalho siga em ordem e a produtividade seja maximizada. E a melhor forma de assegurar a capacitação necessária é por meio de treinamento.

Assim, todos os membros do time contam com o conhecimento que precisam a fim de exercer as atividades e garantir o bom andamento do seu negócio. Além disso, os eventos são uma ótima forma de assegurar mais motivação aos funcionários.

Para isso, você pode investir tanto em treinamentos gerais, com o objetivo de melhorar habilidades desejáveis na empresa, quanto em específicas, a fim de que os colaboradores de cada setor saibam como proceder em situações mais técnicas.

3. Garanta uma boa comunicação

Falhas na comunicação causam muito prejuízo nas empresas, entre elas, a redução na produtividade. Por exemplo, suponha que é necessário cumprir uma tarefa de forma urgente, porém, por falta de diálogo, ela deixa de ser efetuada. Assim, sua empresa vai ter um problema para resolver e a produção tende a cair.

Desse modo, é necessário investir em bons instrumentos que tornem a comunicação interna clara e efetiva. Atualmente, existem diversas soluções tecnológicas que podem auxiliar nesse ponto no negócio.

Ao garantir que a comunicação da empresa seja estratégica, você aumenta a eficiência e a produtividade em seu negócio. Pode-se recorrer também a murais, chats corporativos e às tradicionais reuniões.

4. Ofereça benefícios

A disponibilização de benefícios corporativos aumenta a satisfação dos colaboradores, diminui o turnover da empresa e garante a atração de indivíduos talentosos que podem agregar muito ao negócio. Além disso, ao oferecer diferentes alternativas de vales, os funcionários têm uma percepção maior em relação à empresa e tendem a ter maior esforço durante as atividades.

São algumas ótimas opções que você pode conceder aos membros do seu time:

  • cartão alimentação;
  • cartão refeição;
  • cartão combustível;
  • cartão farmácia;
  • cartão premiação e multiconvênios.

Além de tais alternativas, existem opções para oferecer em épocas especiais do ano e aumentar a satisfação de seus funcionários. Por meio dessas soluções, todos contam com maior comodidade para o dia a dia e conseguem ter foco no momento de trabalhar, otimizando sua produção.

Como a Eucard auxilia na produtividade da empresa?

Oferecer benefícios para a sua equipe contribui diretamente no aumento da produtividade do trabalho e torna os colaboradores engajados com o crescimento do negócio. A melhor maneira de fazer com que os benefícios cheguem à sua equipe é por meio do Cartão Eucard. Ao utilizá-lo, sua organização reduz custos desde o início, já que não há cobranças relacionadas com o uso dos cartões pelos colaboradores.

PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador)

Por meio da adesão ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), ela ganha benefícios fiscais, isenções e incentivos que proporcionam uma grande redução de custos. Com isso, os consumidores têm à disposição quatro alternativas de cartões emitidos pela Eucard — Refeição, Multiconvênio, Alimentação e Combustível.

As alternativas da Eucard garantem acesso a centenas de estabelecimentos em 13 estados do Brasil, além de contar com um suporte especializado pronto no intuito de solucionar as suas demandas.

Aumento da satisfação da equipe

Se os seus colaboradores têm preferencia por algum restaurante não credenciado, por exemplo, a Eucard conta com um processo de credenciamento simples e ágil, fornecendo para sua equipe as melhores opções do mercado. Por meio da melhoria em sua experiência cotidiana, os funcionários se sentem valorizados e isso impacta diretamente a produtividade.

Viu como aumentar a produtividade no trabalho dentro da sua empresa? Por meio dessas dicas, você consegue motivar seus colaboradores e melhorar os resultados do negócio. Além disso, contar com a Eucard é uma ótima alternativa para disponibilizar benefícios de qualidade aos funcionários da sua empresa.

Quer conhecer mais sobre as soluções da Eucard? Então, entre em contato conosco e solicite sua proposta!