Você já ouviu falar em programa de reconhecimento de colaboradores? Este é um mecanismo importante para que os colaboradores de sua empresa possam correr atrás das metas dos negócios.

Despertar o senso de pertencimento e o espírito de dono é um dos desafios do RH das empresas. Quem está nesse ramo sabe muito bem que, por mais qualificados que os profissionais sejam, sem recompensas e reconhecimento a produtividade cai.

Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre o papel dos programas de reconhecimento na satisfação dos colaboradores. Vamos lá!

O que é programa de reconhecimento?

O programa de reconhecimento de colaboradores é uma política implementada pelas empresas em prol do seu capital humano, cujo objetivo principal é reconhecer e valorizar os profissionais que contribuem ativamente para que os objetivos do negócio sejam atingidos.

Essas recompensas e reconhecimentos podem ser financeiros ou não, afinal, nem sempre apenas o dinheiro é suficiente para manter as pessoas motivadas — embora seja um elemento importante quando o assunto é retenção de talentos e produtividade de equipes

Como implementar esse programa na sua empresa?

Veja os 3 principais passos para implementar esse programa na empresa!

Use cartões para colaboradores

Os cartões para colaboradores são a maneira mais simples para implementar qualquer programa de benefícios e reconhecimentos para seus colaboradores. Já existem opções personalizáveis no mercado, isto é, você não precisa mais entregar diversos cartões diferentes, tudo pode ser concentrado em um só.

Conheça as necessidades dos profissionais

Para acertar em cheio na recompensa, é importante conhecer os desejos, necessidades e o perfil dos profissionais. Por exemplo, se o quadro de colaboradores for composto em sua maioria por pessoas jovens e sem filhos, de nada vai adiantar investir em viagens para destinos voltados à família.

Dito isso, o melhor caminho é investir nas premiações em dinheiro. Dessa forma, o colaborador pode usar a bonificação como bem entender.

Estabeleça critérios de avaliação

O programa de reconhecimento só pode acontecer quando a empresa tem certeza do que espera dos seus colaboradores e do papel deles para que os objetivos do negócio sejam atingidos. Dessa forma, saberá exatamente o que avaliar e, consequentemente, o que incentivar.

Como esse tipo de programa estimula a produtividade da equipe?

Quando os colaboradores sabem que serão recompensados por seus esforços, a tendência é que trabalhem em busca desse reconhecimento. Com isso, serão mais produtivos.

Somando os passos do tópico anterior a outras iniciativas, como estímulos constantes ao programa de reconhecimento e investimentos no desenvolvimento e na capacitação, a construção de uma equipe eficiente é uma realidade palpável e altamente benéfica para qualquer empresa que deseja obter bons resultados.

Como você pôde conferir, ao implementar um programa de reconhecimento, a empresa garante que os colaboradores sejam o principal instrumento para a conquista de seus objetivos. O capital humano é o bem mais valioso de um negócio.

Reconhecer seus esforços para fazer a organização evoluir é uma estratégia inteligente, não apenas para criar equipes produtivas, mas também impacta na retenção de talentos e na imagem do local como marca empregadora.

A Eucard oferece um cartão de benefícios que pode ser personalizado para ter o nome da empresa e abastecido com as premiações escolhidas para os colaboradores. Entre em contato e descubra como podemos ajudar.