Manter a sua equipe motivada e engajada é um desafio constante dentro da empresa. Afinal, o pagamento não é a única coisa que motiva os colaboradores a manterem e elevarem o próprio desempenho. Felizmente, é possível melhorar esses aspectos usando alguns programas de incentivo para empresas da forma certa.

Compensações alternativas, como cartões de benefícios para funcionários, são uma forma de aumentar o valor de uma vaga e promover o engajamento. Porém, você pode ir um passo à frente adicionando outras formas de incentivar a produtividade no dia a dia. Se forem bem aplicados, esses métodos podem melhorar consideravelmente os resultados da sua equipe.

Quer entender como aplicar esses programas de incentivo para empresas? Veja aqui um passo a passo que você pode seguir.

Estude os incentivos mais relevantes para a equipe

Muitos gestores reconhecem a importância de incentivos para melhorar o desempenho da equipe, mas nem todos eles têm o mesmo efeito. Não faz muita diferença oferecer certos tipos de incentivo se a sua equipe não tem interesse neles. Será apenas um desperdício de recursos e não vai gerar nenhum resultado.

Para evitar isso, o melhor a fazer é estudar as opções de benefícios e conversar com sua equipe para encontrar aquelas que se encaixam melhor no que todos buscam. Dessa forma, você garante que seus programas de incentivo terão o efeito desejado.

Use formas alternativas de pagamento

Um método comum de incentivo para empresas usado hoje em dia é oferecer uma forma alternativa de pagamento pelo trabalho, seja em substituição ao salário fixo ou como extra. Os mais comuns são as comissões e as gueltas.

A comissão já é bem conhecida. Ela é muito usada no varejo, onde profissionais recebem um pagamento relativo ao número de vendas fechadas em seu nome, geralmente possuindo um piso salarial. As gueltas funcionam de forma similar, mas o pagamento não é feito pela loja, e sim pelo fornecedor do produto. Isso significa que, havendo produtos de múltiplos fornecedores, as gueltas incentivam as vendas de um fornecedor específico.

Associe os incentivos às metas da empresa

Uma forma de tornar os programas de incentivos para empresas mais efetivos é vincular os benefícios diretamente às metas da empresa. Dessa forma, a elevação na sua produtividade estará diretamente associada a uma melhoria em seus principais indicadores de desempenho e a resultados mais consistentes. Para isso, o ideal é que você tenha KPIs bem definidos, os quais vão orientar as tarefas do dia a dia e a efetividade dos incentivos.

Compare os fornecedores

Por último, na hora de estabelecer quais serão os incentivos para a empresa, lembre-se de comparar os fornecedores disponíveis e escolher aquele com a melhor relação entre custo e benefícios. Por exemplo, ao escolher milhas de viagem como seu incentivo, você deve encontrar aquela com menos restrições com relação ao destino e que ofereça o melhor preço pela passagem.

Com a implementação correta dos programas de incentivo para empresas, será mais fácil manter sua equipe motivada e elevar seus resultados ao mesmo tempo. Basta que você se prepare de acordo e envolva seus colaboradores no processo.

Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário no campo abaixo e logo responderemos.