Saiba mais sobre o PRONAMPE e alternativas à essa linha de crédito!

Saiba mais sobre o PRONAMPE e alternativas à essa linha de crédito!

Já ouviu falar do PRONAMPE? Trata-se de uma linha de financiamento criada pelo Governo por meio da Lei n.º 13.999/20 para fortalecer e desenvolver pequenos negócios. Esse crédito surgiu com objetivo de minimizar os impactos econômicos que foram causados pela quarentena gerada pelo COVID-19.

Apesar da existência do PRONAMPE, a maioria dos pequenos negócios não estão conseguindo financiar por essa linha. Nos tópicos seguintes, explicamos por que as empresas têm dificuldades para obter financiamento e quais são as melhores alternativas para receber crédito. Leia já!

A dificuldade para obter o PRONAMPE

De acordo com um levantamento feito pela Sebrae e FGV, apenas 16% dos donos de pequenas empresas que solicitaram crédito efetivamente conseguiram os recursos. Conforme a mesma pesquisa, entre os principais motivos que geraram essa dificuldade estão:

  • altas taxas de juros (34%);
  • burocracias (28%);
  • restrições no CPF dos empreendedores (19%);
  • dificuldade de conseguir o valor necessário (12%);
  • negativações no Serasa ou CADIN (11%);
  • falta de garantias ou avalistas (11%).

Diante desses entraves, é fundamental que os gestores que desejem superar esse momento adverso busquem outras ou melhores opções de crédito.

As melhores alternativas para opções de crédito

Neste tópico trouxemos exemplos de alternativas para que os pequenos empreendedores consigam capital para manter suas atividades e, consequentemente, garantir o desenvolvimento mesmo no cenário de crise.

Antecipação de recebíveis

Essa é uma forma de receber de forma antecipada o dinheiro de vendas feitas por cheques, faturas ou cartões de crédito. Basicamente, o gestor entra em contato com seu banco ou operadora de cartão para negociar esse crédito, mas saiba que o negócio deverá arcar com uma taxa.

Crédito Especial Caixa Empresa

Trata-se de uma linha de crédito fornecida pela Caixa Econômica Federal sem uma destinação específica, ou seja, ela pode ser usada para pagar salários ou fornecedores, adquirir estoques, entre outras finalidades.

Bancos tradicionais

Bancos como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Caixa podem oferecer linhas de crédito para empresas, dependendo da relação que o negócio terá com a instituição.

Muitas solicitações de crédito estão sendo negadas em razão da crise econômica gerada pelo Coronavírus. Entretanto, pode ser uma boa solução entrar em contato com as instituições para renegociar eventual dívida que a empresa tenha.

Bancos de Desenvolvimento e Agência de Fomento

Cada estado tem diferentes bancos e agências de desenvolvimento que oferecem linhas de crédito. Porém, as condições – como juros, valores, prazos, entre outras – poderão variar de acordo com cada região e instituição.

Conta garantida

Aqui a empresa cria uma conta de empréstimo que é totalmente desvinculada à conta-corrente atual da empresa. Ela não é garantida de forma automática como outras alternativas (cheque especial), mas evita que a linha de crédito seja negada de forma automática pelo sistema da instituição bancária.

Pela dificuldade de receber uma linha de financiamento pelo PRONAMPE, o gestor deve buscar outras alternativas para conseguir recursos. Entretanto, como ainda é bastante difícil para que empresas consigam crédito, a Eucard tem estudado a possibilidade de criar um cartão para pequenos e médios negócios, então fique de olho nas nossas novidades no futuro.

Gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba mais novidades, artigos, informativos e outros materiais no seu e-mail!