Promover a qualidade de vida no trabalho com o auxílio do RH pode solucionar uma série de impasses dentro da empresa, como alta taxa de turnover e absenteísmo e baixa produtividade, redução de custos e rentabilidade. Mas como o departamento de Recursos Humanos pode contribuir para sanar todas essas questões? Essa é a dúvida de muitos gestores e, pensando nisso, preparei este artigo, no qual explico detalhadamente a importância da qualidade de vida no trabalho e como promovê-la. Vem comigo!

A importância da qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no ambiente de trabalho resulta em grandes impactos para os negócios. A seguir, confira os principais.

Atração e retenção de talentos

Uma organização que é conhecida por oferecer maior qualidade de vida aos seus funcionários atrai mais talentos, uma vez que os profissionais mais qualificados do mercado estão em busca das melhores oportunidades de emprego.

Convém mencionar, ainda, que uma companhia que preza pelo bem-estar de seus colaboradores apresenta baixas taxas de turnover, ou seja, retém os seus talentos, não os perdendo para a concorrência.

Engajamento dos colaboradores

A qualidade de vida no trabalho promovida pelo RH também contribui com o maior engajamento dos funcionários, tendo em vista que, ao se sentirem valorizados pela empresa, eles se identificam com ela e seus valores, sentem-se motivados a colaborar com os objetivos do negócio e a crescerem juntos com a organização.

Maior produtividade e qualidade do trabalho desempenhado

Quando o time está engajado com os objetivos da companhia, há o aumento da produtividade, mas não apenas isso. A qualidade das operações não é diminuída em detrimento da otimização das tarefas, e sim conciliada.

Além disso, é possível observar a diminuição da taxa de absenteísmo, a qual pode ser impactada pelo desinteresse dos empregados e/ou acometimento da saúde mental devido ao estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Economia e lucratividade

Por fim, a qualidade de vida no trabalho proporcionada pelo RH é capaz de evitar o retrabalho, custos e ausências dos colaboradores por motivos de saúde e gastos com o processo de demissão e treinamento de novos colaboradores. Vale destacar também que o maior engajamento e produtividade juntos a essa maior economia proporciona maior lucratividade à empresa.

RH como promotor da qualidade de vida no trabalho

Agora que você já sabe a importância da qualidade de vida no local de trabalho, saiba como o RH pode promovê-la para desfrutar das vantagens citadas acima.

Clima organizacional

Um dos primeiros passos para proporcionar maior bem-estar aos colaboradores é fazer uma pesquisa de clima organizacional, identificar quais aspectos é preciso melhorar e planejar ações para isso.

Um bom clima organizacional é muito importante para a qualidade de vida no trabalho, dado que estabelece uma relação saudável e de identificação entre os funcionários e une a equipe aos valores da empresa e ao desejo de crescer junto com ela.

Para isso, muitos empreendimentos apostam em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos, promovem atividades de inclusão e respeito às minorias, desestimulam a competitividade em prol do trabalho em equipe e reconhecem o desempenho dos empregados, bem como oferecem feedbacks construtivos e encorajam aqueles que ainda não atingiram as suas metas a continuarem aperfeiçoando-se.

Plano de carreira

Outra maneira de promover a qualidade de vida no trabalho com o apoio do RH é elaborar um bom plano de carreira para os funcionários, pois isso os retém e gera engajamento, já que eles sabem que se permanecerem na empresa e continuarem se empenhando, serão gradualmente recompensados.

Ademais, um plano de carreira que prevê o aumento progressivo do salário proporciona ao empregado uma melhor condição de vida financeira e, consequentemente, maior qualidade de vida, visto que ele poderá viver em uma residência mais confortável, viajar para lugares que deseja, cuidar da saúde mental e física, dentre outras coisas.

Salário atrativo

Além de um plano de carreira, é preciso que o salário atual já seja atrativo para os colaboradores, posto que isso demonstra o quanto a empresa valoriza o funcionário, mantendo-o engajado e reduzindo o absenteísmo e turnover.

Cabe ressaltar que, assim como um plano de carreira bem-estruturado, um salário atrativo também oferece melhor condição financeira e, consequentemente, maior qualidade de vida no trabalho e em outras áreas.

Acesso a benefícios

O acesso a benefícios, como auxílio-alimentação, refeição e farmácia, por exemplo, é mais uma opção que pode somar a um bom plano de carreira e salário, porque os grandes talentos do mercado buscam pelas empresas que oferecem as melhores vantagens e oportunidades para os funcionários e, tendo isso em mente, as organizações buscam oferecer auxílios atrativos para se destacarem, de modo que, se a sua empresa não oferecer, ela poderá ficar atrás da concorrência.

Operadora de cartões como parceira na promoção da qualidade de vida no trabalho

Como mencionado acima, os benefícios são grandes aliados da qualidade de vida no trabalho, uma vez que aumentam o poder de compra proporcionado pelo salário, oferecendo mais conforto, saúde e bem-estar aos colaboradores.

Para auxiliá-lo no fornecimento de benefícios aos funcionários, é interessante contar com uma operadora de cartões, como a Eucard, que:

  • disponibilize cartões amplamente aceitos no mercado;
  • ofereça todo o suporte necessário para a correta execução das operações;
  • não cobre para inserir crédito no cartão do empregado;
  • ofereça prazo de pagamento, descontos e cashback;
  • possibilite a personalização do cartão com o nome e logo da empresa, contribuindo com a divulgação do negócio;
  • conte com uma plataforma intuitiva que permita que você e os colaboradores possam monitorar os gastos efetuados, consultar a rede credenciada, realizar transferências bancárias, pagamento de boletos, recarga de celular e compra de créditos para plataformas, como Uber e Netflix.

Como você pôde perceber, é fundamental promover a qualidade de vida no trabalho com o auxílio do RH para atrair e reter talentos, engajar os colaboradores, obter maior qualidade e produtividade no trabalho desempenhado, bem como mais economia e lucratividade. Para isso, é interessante realizar uma pesquisa de clima organizacional inicialmente, a fim de identificar os aspectos que precisam ser melhorados e planejar ações para isso, que podem ser as que citamos neste post.

Se você é empresário ou gestor e deseja se manter atualizado sobre as principais tendências da área de Recursos Humanos, assine a newsletter da Eucard e receba conteúdos exclusivos sobre o assunto!