You are currently viewing Quer diminuir impostos na sua PME? Conheça o P.A.T.!

Quer diminuir impostos na sua PME? Conheça o P.A.T.!

Se você é gestor de uma empresa, deve saber que os colaboradores são o principal bem da organização. Afinal, são as pessoas que movem as engrenagens do negócio. Você sabia que, além de outros benefícios, a valorização dos funcionários pode diminuir impostos em 2019?

Isso pode ser feito por meio do PAT. Para saber do que se trata e como esse programa funciona, basta continuar a leitura!

O que é e qual a finalidade do PAT?

PAT é a sigla usada para o Programa de Alimentação do Trabalhador. Embora não seja muito conhecido pelos empresários, o programa existe desde 1976.

O grande objetivo dele consiste em assegurar a máxima qualidade nutricional da alimentação fornecida aos funcionários. Tal planejamento das refeições dialoga com as políticas preventivas de doenças ligadas às execuções das diferentes tarefas existentes na empresa.

O ponto mais interessante sobre o assunto é que as vantagens desse programa se aplicam a empresas de qualquer porte. Isso significa que o programa também vale para a sua pequena ou microempresa. Até mesmo organizações que não visam o lucro podem aderir ao PAT.

Por que a sua empresa deve aderir ao PAT?

E se a sua empresa pudesse diminuir impostos em 2019? Esse é o principal atrativo do PAT. Isso porque, pelo programa, as empresas podem deduzir 4% do Imposto de Renda (IR)das despesas alimentícias vinculadas aos trabalhadores.

No cálculo convencional, a alimentação dos funcionários é descontada diretamente do salário. Nesse modelo, a carga tributária que recai sobre as empresas é bem maior.

Além disso, toda essa vantagem tributária também se aplica às despesas alimentícias relacionadas aos colaboradores temporários. Desse modo, a política de dedução de impostos também enquadra estagiários e autônomos (que apenas prestaram um determinado serviço à empresa).

Quais são as demais vantagens do PAT?

O PAT não serve apenas para diminuir impostos em 2019 e nos próximos anos, enquanto o programa estiver mantido pela legislação vigente.

O desconto no IR praticado pelas empresas é uma forma de incentivo concedida pelo governo. Com essa medida, espera-se que as empresas forneçam refeições mais equilibradas aos funcionários.

Com uma boa alimentação, é evidente que o nível de disposição dos colaboradores será totalmente diferente. Por consequência, haverá um aprimoramento do desempenho profissional de todos eles.

No fim das contas, a empresa ganha em dobro. Além da redução da carga de impostos, ela ainda melhora a qualidade do ambiente do trabalho. Com isso, a entrega dos produtos ou realização dos serviços será aperfeiçoada. Ao término do processo, os clientes ficarão muito mais satisfeitos com os resultados. Logo, o lucro da empresa só tende a aumentar.

Do lado do trabalhador, ele terá a certeza de que está realizando refeições cuidadosamente preparadas por nutricionistas. Sabe-se que uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para melhorar a qualidade de vida. A adesão ao PAT caminha nessa linha de pensamento.

Agora, você já sabe como o PAT é determinante para diminuir impostos . Sem dúvida, essa é uma excelente maneira de colocar a empresa nos trilhos do desenvolvimento humano e econômico. Fica aqui o nosso convite para que conversar com a Eucard, além de realizar todo o cadastro no P.A.T te auxiliamos durante o processo de implementação dos Cartões de Benefícios dentro da sua empresa.