You are currently viewing RH 4.0: o que é, como funciona e quais são as mudanças percebidas?

RH 4.0: o que é, como funciona e quais são as mudanças percebidas?

A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, representa a combinação dos sistemas físicos e digitais, que trouxe a tecnologia e a conexão como elementos importantes no ambiente empresarial. Esse processo originou o RH 4.0, que é o setor de recursos humanos estruturado em estratégias que tem o objetivo de engajar e aumentar a satisfação dos colaboradores.

Nesse cenário, as ações e tomadas de decisões são baseadas em dados. Portanto, os recursos tecnológicos são amplamente utilizados, proporcionando a automatização de processos, a compreensão dos papéis dos colaboradores e outros benefícios.

Neste artigo, vamos entender como ele funciona e as principais mudanças que oferece para as empresas. Acompanhe a leitura!

Como funciona o RH 4.0?

O funcionamento do RH 4.0 depende de três elementos que precisam de alinhamento. Vamos conhecê-los!

Tecnologia

A tecnologia é a protagonista da revolução 4.0 de modo geral. Nos recursos humanos, ela pode ser aplicada em setores que não eram cogitados. É possível usá-la, por exemplo, na análise de perfis comportamentais e nos processos de recrutamento e seleção.

Os recursos tecnológicos, como a nuvem e a conectividade, permitem que a gestão de pessoas seja otimizada. Desse modo, os profissionais podem atuar de diferentes formas, como remotamente, por meio de reuniões em vídeo, entre outras possibilidades.

Estratégia

Porém, a tecnologia sozinha não caracteriza esse novo momento, pois ela precisa estar integrada à estratégia do negócio. No RH 4.0, as soluções em gestão de pessoas são elementos importantes para os planos estratégicos do negócio.

Desse modo, os sistemas dão prioridade para questões analíticas, com a exploração de dados e metodologias avançadas. Com essa nova abordagem, o setor de RH se torna mais importante nas decisões sobre o rumo da organização.

Gestão comportamental

A gestão comportamental é o aspecto que une tecnologia e estratégia, com o objetivo de melhorar os resultados. A análise dos perfis comportamentais possibilita que a empresa entenda melhor as características mais fortes de cada profissional e aprenda a utilizá-las de modo efetivo.

Desse modo, os recursos tecnológicos proveem a coleta e modelagem dos dados, a estratégia define o direcionamento e a gestão comportamental conecta as duas visões para montar equipes eficientes.

Quais são as principais mudanças?

Esse novo perfil de gestão traz algumas mudanças importantes para a empresa. A primeira delas é a automatização de processos, que contribui para a redução de trabalhos mecânicos e repetitivos para os colaboradores. Desse modo, a produtividade também aumenta.

Além disso, é possível direcionar melhor o tempo de trabalho de cada profissional a partir do uso equilibrado de recursos humanos e soluções tecnológicas. Assim, a empresa consegue explorar os pontos fortes de cada colaborador e trabalhar para corrigir as possíveis falhas.

Neste artigo, vimos o que é o RH 4.0, como funciona e algumas mudanças que ele traz para a organização. A tecnologia tem transformado os resultados das empresas de diversas maneiras, sendo fundamental usá-la de modo inteligente para aproveitar todos os benefícios que ela oferece.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos relevantes para a sua empresa!