Qual a importância do salário emocional na sua empresa?

Qual a importância do salário emocional na sua empresa?

Compensar adequadamente bons colaboradores é fundamental para mantê-los engajados. Porém, a satisfação com o próprio trabalho não vem apenas de compensação material. Muito pelo contrário! Há muitas outras coisas que definem se alguém fica ou não satisfeito com o próprio emprego. Por isso vim aqui falar sobre um conceito que coloca esse aspecto em primeiro plano: o salário emocional.

Pode parecer uma ideia estranha à primeira vista, mas prometo que, assim que você entender, tudo fará sentido. E, na prática, esse é o tipo de ideia que deve aplicar em sua empresa para garantir tanto o desempenho nos negócios quanto o bem-estar dos seus colaboradores.

Quer entender melhor o assunto? Então, me acompanhe!

O que é o salário emocional?

Um salário normal é a compensação material de um colaborador pelo seu trabalho, garantindo que ele tenha suas necessidades atendidas. Da mesma forma, um salário emocional é a ideia de que cada colaborador também tem necessidades interpessoais e psicológicas que influenciam seu empenho.

Em outras palavras, além de receber em dinheiro e benefícios, o colaborador também deve tirar algo a mais de sua carreira, como satisfação, realização, etc. E, enquanto empreendedor, você também pode encontrar formas de prover essas necessidades dentro do ambiente de trabalho.

Qual é a importância do salário emocional nas empresas?

Eu sei bem que é difícil administrar uma equipe na empresa, tanto que a ideia de promover um salário emocional pode nem passar pela sua cabeça. Mas preste atenção no que digo: esse será um excelente investimento de tempo e recursos. Veja aqui alguns dos principais benefícios que ele traz.

Manter a equipe motivada

Como falei, dinheiro não é o suficiente para manter uma equipe sempre empenhada no dia a dia. Mesmo o melhor dos salários e benefícios não substitui a satisfação de trabalhar com algo mais gratificante, nem o reconhecimento do resto da equipe.

Promover os valores da empresa

Além de contribuir com o bem-estar emocional da equipe, a compensação emocional também é uma forma de consolidar os valores da empresa. Se eu quero incentivar minha equipe a ser proativa e criativa, então posso criar o ambiente ideal para isso, com bastante espaço para trazer novas ideias e testá-las.

Retenção de talentos

Já notou que você se sente mais empenhado a continuar em um trabalho no qual é gratificado e reconhecido, mesmo que o pagamento não seja o melhor disponível? Isso acontece quando alguém tem um bom salário emocional. Uma excelente forma de incentivar a retenção de talentos e diminuir o turnover.

Como investir no salário emocional da sua empresa?

Os métodos podem variar bastante de acordo com sua equipe. Criar figuras de liderança inspiradoras, oferecer sempre oportunidades internas de crescimento e investir no seu clima organizacional são apenas alguns exemplos. Se você conversar com seus colaboradores, tenho certeza de que encontrará ideias específicas para seu negócio.

Agora que já expliquei o que é o salário emocional, você já deve ter entendido sua importância para a produtividade e o desempenho de uma empresa. Depois que você se familiarizar com o conceito, poderá colocá-lo em prática para maximizar o potencial da sua equipe.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas a importância do salário emocional.