You are currently viewing Aumento do salário ou benefícios: em qual a empresa deve investir?

Aumento do salário ou benefícios: em qual a empresa deve investir?

A insatisfação dos colaboradores afeta uma empresa em diversos aspectos, principalmente no alcance de metas financeiras definidas pela gestão. Nessa situação, é normal que os empreendedores fiquem na dúvida se devem investir no aumento do salário ou benefícios corporativos como forma de reverter o problema.

É uma decisão que envolve, sobretudo, análise e planejamento para avaliar o desempenho da empresa e como melhorar as condições dos trabalhadores sem prejudicar o orçamento. Outros aspectos que devem ser considerados são a política de benefícios adotada pela empresa e os atuais salários dos colaboradores, para saber se os valores estão alinhados ao que é oferecido no mercado.

Todos esses cuidados garantem que o aumento do salário ou a ampliação dos benefícios corporativos possibilitem a retenção e a atração de talentos para a empresa. Se você quer saber mais sobre como tomar essa decisão, acompanhe nossas dicas a seguir.

Aumento do salário ou benefícios: o que considerar na decisão?

Para fazer mudanças no salário da equipe ou nos benefícios corporativos é preciso avaliar indicadores específicos. Assim, você garante um investimento satisfatório para os colaboradores e sem prejuízo. Veja o que considerar em cada caso para tomar uma decisão mais consciente.

Aumento do salário

A opção por aumentar o salário de um colaborador ou de uma equipe inteira parte de alguns critérios. Por exemplo, é preciso avaliar o grau de importância dos colaboradores para a empresa, ou seja, quão difícil seria substituí-los por outros profissionais do mercado.

Funções com maior competência técnica, por exemplo, costumam demandar profissionais mais capacitados. Nesse caso, é importante fazer um esforço para manter o colaborador no time.

Além disso, avalie o zelo dos colaboradores pelo trabalho desempenhado. Profissionais que realmente “vestem a camisa” da empresa estão dispostos a encarar os desafios a longo prazo, o que torna o aumento de salário uma escolha mais segura.

Benefícios

Em muitos casos, a ampliação e a qualificação dos benefícios corporativos costumam ser opções mais vantajosas para as empresas. Além de exigir menos custos se comparado ao aumento de salários, a melhoria dos benefícios permite que a empresa abranja mais aspectos envolvidos no bem-estar do colaborador, ao investir em serviços específicos que melhorem a sua satisfação com o trabalho.

Quais benefícios podem ser concedidos?

Alguns benefícios podem ser concedidos para melhorar a satisfação do colaborador e garantir que ele se esforce para acompanhar as metas da empresa. Veja quais são os destaques a seguir:

  • vale-refeição;
  • assistência odontológica;
  • auxílio-creche;
  • auxílio-transferência;
  • auxílio-moradia;
  • auxílio-educação;
  • vale-combustível.

Neste post, você viu que decidir entre aumentar salário ou benefícios corporativos merece um bom planejamento e análise por parte dos gestores. Vale lembrar que a melhoria dos benefícios demanda uma pesquisa inicial para conhecer as necessidades dos colaboradores. Dessa forma, é possível oferecer serviços mais flexíveis, sem gastos extras que comprometam a saúde financeira da empresa.

Se você deseja impulsionar a política de benefícios da sua empresa, conheça a Eucard, a operadora de cartões desenvolvida para atender diferentes benefícios corporativos. Para conhecer a nossa solução, acesse o site da Eurcard e entre em contato. Esperamos sua mensagem!