You are currently viewing Confira 4 tendências de RH que você precisa conhecer

Confira 4 tendências de RH que você precisa conhecer

Os últimos anos foram desafiadores para o mercado de trabalho. O que era previsto para um futuro distante acabou se concretizando no presente mais imediato. Para os próximos anos, teremos uma adoção cada vez maior de práticas e soluções tecnológicas que já trazem impactos hoje em dia. Por isso, vamos esclarecer neste post as principais tendências de RH.

É indispensável conhecer o que há de novo no mercado para adotar estratégias que mantenham a empresa sempre competitiva. É com esse objetivo que as tendências de RH vêm otimizando, por exemplo, a experiência do candidato em processos seletivos e as condições de trabalho dos funcionários.

Ficou com curiosidade? Acompanhe conosco as principais tendências que merecem a atenção de quem atua na gestão de pessoas.

1. Candidate Experience

A expressão Candidate Experience (Experiência do Candidato) tem se tornado popular nos últimos anos, principalmente para quem é do setor de RH. Ela se refere a tudo que envolve as interações de um candidato com a empregadora, desde o momento da atração até a última etapa do processo seletivo.

Apostar em estratégias que melhorem o Candidate Experience, como feedbacks constantes, transparência quanto aos critérios exigidos e humanização na comunicação são valiosas. Isso porque candidatos que não foram contratados podem se inscrever para outras vagas na mesma empresa, além de fazerem indicações para outras pessoas.

2. Flexibilidade e benefícios corporativos

A geração digital está rapidamente se inserindo no mercado de trabalho, com necessidades e expectativas diferentes das gerações anteriores. As empresas precisam oferecer condições de trabalho cada vez mais flexíveis para atrair os novos talentos, como uma política de benefícios corporativos em evidência e a possibilidade de trabalho home office.

Os novos profissionais não se preocupam apenas com o salário, pois enxergam a carreira profissional dentro de um propósito mais amplo de vida. Eles também consideram a identidade das empresas e buscam empregos que priorizam a qualidade de vida e o aprendizado constante.

3. Responsabilidade social

Colocar uma responsabilidade social em relevância permite que as empresas trabalhem o employer branding e, como resultado, consigam engajar com mais eficiência os funcionários e candidatos em processos seletivos. Se você ainda não sabe exatamente o que isso significa, é bom ficar de olho nessa que é uma das tendências de RH.

Resumidamente, a responsabilidade social é o conjunto de iniciativas que demonstram que uma empresa contribui com questões de forte impacto na sociedade. É uma postura que vai além de interesses mercadológicos, pois integra empresas em causas humanitárias, como direitos humanos e sustentabilidade.

4. Automatização de processos

A automatização chegou ao RH para tornar os processos internos do setor mais simples e ágeis, melhorando o desempenho e otimizando o tempo dos profissionais. Com softwares que eliminam burocracias e realizam tarefas repetitivas, a equipe responsável pela gestão de pessoas passa a investir seus esforços em estratégias que realmente impulsionam a produtividade dos demais funcionários de uma empresa.

Os processos de recrutamento e seleção, por exemplo, ganham em qualidade e eficiência com ferramentas de automação. Já existem sistemas que ajudam recrutadores a encontrarem candidatos perfeitos para vagas de diferentes perfis, tudo isso com rapidez e sem perder tempo com divulgações em inúmeros canais.

O armazenamento na nuvem é outro exemplo de automação para o RH. Com essa solução, a empresa não corre o risco de perder dados em acidentes ou falhas na sua rede de computadores, além de ampliar sua capacidade de armazenamento e segurança de informações confidenciais.

As tendências de RH são oportunidades para os profissionais do setor se tornarem protagonistas das mudanças necessárias para as empresas. O desafio para o gestor de pessoas é compreender as tendências a partir do seu ambiente de trabalho e estudar as melhores maneiras para colocá-las em prática.

Gostou do conteúdo? Agora queremos saber o que você tem a dizer sobre o assunto! Deixe um comentário compartilhando a sua experiência com as tendências de RH.