Transformação digital financeira: os impactos de 2019 e tendências para 2020
eucard-transformações-digitais

Transformação digital financeira: os impactos de 2019 e tendências para 2020

Falar de transformação digital — TD é remeter ao pensamento de uma nova forma de fazer as coisas, onde tal transformação pode ser tão grande que, por si só, gera uma disrupção que, em consequência, cria um novo mercado.

Essa abordagem é aplicável ao mercado financeiro, em que o ano de 2019 foi um “divisor de águas”, gerando grandes impactos na maneira de ver e fazer as coisas, além de criar tendências para o ano de 2020, dando continuidade aos processos de TD que foi iniciado nesse ano.

Ficou curioso para saber o que será tendência para o próximo ano no mercado financeiro? É justamente sobre isso que nós da EUCARD abordaremos neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

Migração para plataformas digitais

O movimento de transformação digital do setor financeiro não é novidade, no entanto, a sua consolidação ocorreu no ano de 2019, onde houve a abertura de muitas empresas do setor com funcionamento exclusivamente no ambiente online, ou seja, sem atendimento em pontos fixos.

Esse movimento começou com a chegada das fintech ao Brasil e avançou com a migração do setor bancário para as plataformas digitais. Como resultado e geração de tendência para 2020 podemos vislumbrar a continuação dessa tendência, onde os bancos tradicionais concentrarão uma maior parte das suas operações no segmento online com o incentivo a adesão às suas contas digitais e uso das demais plataformas de negociação.

Uso da Inteligência Artificial

Muito aplicada no ano de 2019, a Inteligência Artificial no mercado financeiro continua sendo tendência em 2020, promovendo a coleta e tratamento de informações que são de grande importância para o planejamento estratégico das empresas que atuam nesse segmento, sempre em busca de elevar o seu nível operacional, além de gerar soluções de acordo com as demandas do público consumidor e com base na transformação digital, afinal, o nível de exigência é cada vez mais elevado.

Outra tendência para 2020 com uma abordagem da transformação digital e que teve a sua ascensão no ano de 2019 é o uso de chatbots para promover o autoatendimento dos clientes no mercado financeiro, algo que é fundamental no processo de retenção e elevação do nível de satisfação. Esses chatbots têm sido aprimorados para ir além do simples atendimento, mas que sejam capazes de identificar o perfil financeiro de cada cliente e, a partir daí, sugerir os melhores produtos de acordo com os desejos individuais.

Produtos financeiros digitais

Contra fatos não há argumentos — essa frase representa fielmente o cenário da transformação digital financeira, de modo que, seus produtos não têm a mesma abordagem tradicional que éramos acostumados há alguns poucos anos. Tudo mudou de forma acelerada, seguindo a tendência e uma das premissas da TD, que é justamente ter alto poder de transformação em um curto espaço de tempo.

A carteira de dinheiro, o cartão de crédito, a forma com que pagamos nossas contas não funcionam mais da mesma maneira que estávamos acostumados.

Ao invés disso a transformação digital financeira criou a carteira digital, o cartão de crédito que é totalmente gerenciado por um app no seu smartphone, pagamentos realizados por QR Code, transferências internacionais de dinheiro realizadas instantaneamente direto do seu smartphone, reconhecimento facial para autorização de pagamentos e muito mais.

Em continuidade do processo da transformação digital financeira para o ano de 2020 podemos esperar novos meios de pagamento como, por exemplo, a possibilidade de utilizar criptomoedas nas transações de pagamentos em compras.

Além disso, podem ser lançados produtos financeiros que facilitem a transferência de dinheiro no território nacional, desvinculando o processo que atualmente é restrito ao ambiente bancário.

O ano de 2019 foi o “pontapé inicial” de grandes avanços na transformação digital financeira, sendo um divisor de água com uma abordagem precursora para continuar avançando em 2020. Então, você está pronto para as mudanças? Esteja sempre atento e usufrua ao máximo que esse processo tem a oferecer!

Gostaria de implantar um programa de benefícios na sua empresa? A EUCARD tem soluções completas para todo tipo de necessidade! Entre em contato conosco e fale agora mesmo com um dos nossos consultores.