Os fornecedores são parte importante de uma empresa, pois possibilitam que alguns processos funcionem de forma eficiente e com vantagens para o negócio. Quando essa parceria não entrega um serviço de qualidade, a troca de fornecedor se torna necessária.

Os motivos que levam à troca são variados, como o atendimento ruim, o descumprimento de prazos, o surgimento de uma parceria mais vantajosa, entre outros. O importante é encontrar um parceiro que ofereça o que a organização precisa, com eficiência e bom custo-benefício.

Neste artigo, você verá o que deve ser considerado para a troca de fornecedor. Continue a leitura e saiba como encontrar a melhor opção para a sua gestão de benefícios!

Avalie o atendimento

Quando a qualidade do atendimento está em queda, esse é um bom indício de que a mudança é necessária. Para que a parceria seja eficiente, é preciso um bom contato e facilidade para a resolução de problemas.

Ao optar pela troca, é preciso verificar se o novo fornecedor oferece os mesmos serviços e como funciona o atendimento. Caso tenha um serviço de qualidade, a substituição pode ser benéfica.

Verifique se há vantagens complementares

Os fornecedores precisam suprir uma necessidade específica, porém isso não impede que eles tragam outros benefícios para o negócio. A experiência no mercado, outras parcerias e relacionamento são exemplos de elementos que podem ser aproveitados nessa transição.

Ao trocar de fornecedor, é interessante conhecer quais vantagens complementares podem ser adquiridas. Uma delas é a expansão do networking, por exemplo, pois é possível aproveitar a base de contatos do parceiro, tornando-se mais conhecido no seu mercado de atuação.

Calcule o valor final dos itens

O preço é um aspecto importante a ser observado na hora de escolher fornecedores. É preciso avaliar se eles entregam seus serviços com valores acessíveis, de forma que os empreendedores consigam manter uma margem de lucro vantajosa para a organização.

A gestão do seu negócio deve analisar constantemente o valor praticado pelos fornecedores; caso os preços dos itens estejam muito elevados, o melhor caminho é buscar outra parceria.

Veja se o fornecer se adequa às suas necessidades

Talvez o seu fornecedor ofereça bons serviços, com preços corretos e atendimento de qualidade, mas não tenha capacidade para atender novas necessidades do seu negócio. Com o tempo e crescimento, outras demandas surgirão e diferentes lacunas precisarão ser preenchidas.

Nesse caso, é preciso encontrar uma alternativa que supra essas necessidades, oferecendo o serviço completo para a realidade da sua empresa. Confira se o seu investimento está direcionado para algo prioritário e, se necessário, redirecione esse valor para algum aspecto que amplie suas possibilidades e que contribua diretamente para o seu sucesso.

Neste artigo, você viu alguns pontos que devem ser analisados antes de realizar a troca de fornecedor. Uma gestão eficiente de fornecedores é fundamental para que todos os benefícios oferecidos sejam aproveitados da maneira correta, trazendo vantagem competitiva para o seu negócio. Além disso, essa substituição pode gerar economia para uma empresa, já que é possível encontrar um serviço de qualidade com preços mais acessíveis.

Quer saber como melhorar a gestão de benefícios do seu negócio? Entre em contato com a Eucard e veja como posso ajudar você a qualificar essa etapa em sua empresa!