Toda empresa é formada por um quadro de colaboradores, e para formá-lo, é evidente que as organizações procuram buscar os profissionais mais qualificados no mercado. E esses talentos também buscam por empresas que ofereçam as oportunidades de acordo com os seus interesses.

Em um ambiente competitivo como esse, onde ambos os lados buscam o melhor para si, como uma empresa pode trabalhar a atração de talentos, a retenção e a diminuição do turnover? Como ela pode atrair pessoas qualificadas?

A resposta é relativamente simples: adotar políticas mais humanas, entender as necessidades dos colaboradores e oferecer melhores benefícios do que os seus concorrentes. É aí que entram o vale-refeição e o vale-alimentação, que são o mínimo — para não dizer o básico — esperado. Continue a leitura e descubra a diferença entre eles!

O que é o vale-refeição e o vale-alimentação?

O vale-refeição e o vale-alimentação são benefícios proporcionados pela empresa como alternativa ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) — caso decida se cadastrar.

O objetivo principal do programa é proporcionar uma melhoria da alimentação, prevenir doenças e promover qualidade de vida para os trabalhadores. Em contrapartida, com a participação no programa, a empresa garante alguns benefícios fiscais como o abatimento de até 4% no IR.

Uma das formas aceitas pelo PAT são os cartões de vale-alimentação ou refeição, onde o colaborador pode adquirir suas refeições diárias ou realizar as compras no supermercado sem investir o valor do seu salário.

Os vales devem ser vistos para além de um benefício que reduz o valor do imposto de renda. Ofertar o vale-alimentação e refeição, como qualquer outro benefício, é uma forma de atrair e conquistar profissionais de qualidade.

A empresa até pode ter um bom plano de cargos e salários. No entanto, de nada vai adiantar se não vier acompanhado de bons benefícios.

Na visão do colaborador, esses benefícios acabam sendo uma forma de economia e praticidade. Para aqueles que possuem família, vão economizar o dinheiro do salário, oferecer alimentação de qualidade para a família e usufruir de bons pratos em restaurantes e lanchonetes.

Como funciona cada um deles e quais as suas principais diferenças?

Normalmente, o vale-refeição serve para trazer mais praticidade ao dia a dia do colaborador, possibilitando que ele se alimente no intervalo do trabalho em locais onde são servidos alimentos prontos, como restaurantes e lanchonetes. 

Isso facilita a vida de muitas pessoas. Por exemplo, aquelas que moram longe dos seus postos de trabalho precisam sair muito cedo para chegar até o local e, ao terminar o expediente, chegam tarde em casa. Por isso, chegar em casa e cozinhar é cansativo, e levar marmita não é tão funcional devido às dificuldades de conservação.

Como seu principal objetivo é proporcionar a alimentação durante o expediente, o vale-refeição é concedido apenas de acordo com os dias úteis trabalhados. Por isso, seu valor costuma variar.

Em contrapartida, o vale-alimentação é usado essencialmente para compras de alimentos em redes de supermercados. Por ser aceito em várias redes, esse benefício é mais completo e flexível, resultando na sua utilização para compras mensais. Como ele não é concedido apenas por dia trabalhado, o valor é fechado por mês, sem variações.

Qual o melhor para a empresa?

Tanto o vale-alimentação quanto o refeição são benéficos aos colaboradores e, para eles, fica complicado escolher entre um dos dois. Contudo, o ideal é oferecer essa possibilidade.

Os cartões que oferecem esses benefícios dão a oportunidade de dividir o valor entre o vale-alimentação e o vale-refeição. A empresa, então, deve estipular um teto e solicitar a cada profissional que escolha o quanto será oferecido em cada um deles.

O que a empresa deve considerar antes de escolher o melhor cartão?

Mesmo quando o colaborador pode escolher entre os dois benefícios, é necessário pensar se realmente é viável oferecê-los.

Em primeiro lugar, é necessário avaliar se existem estabelecimentos próximos ao local de trabalho para o colaborador se alimentar. Às vezes, a empresa está localizada em uma região industrial, rural ou simplesmente mais afastada, com pouca ou nenhuma oferta de restaurantes no seu entorno.

Nesse caso, o mais adequado é pensar em oferecer as refeições na própria empresa ou investir em refeitórios apropriados, com locais para armazenar as marmitas, comer tranquilamente e confortavelmente.

Assim, o vale-alimentação não beneficia somente o colaborador, mas também toda a sua família, que terá um valor mensal garantido para ir ao supermercado.

Como a Eucard pode ajudar?

A Eucard é uma operadora de cartão que otimiza a oferta de benefícios para os colaboradores, proporcionando um atendimento de qualidade, suporte e tecnologia. Seu desenvolvimento foi justamente pensando em atender as empresas que desejam oferecer o vale-refeição e o vale-alimentação.

Além de garantir as vantagens apresentadas ao longo do artigo, a empresa pode divulgar seu nome na região. Isso é possível graças à personalização dos cartões, que podem levar o nome do negócio, expandindo o alcance da marca.

Veja algumas possibilidades:

  • Eucard pesonalizado, de acordo com as necessidades da organização;
  • Eucard alimentação e Eucard refeição;
  • Eucard Multi, que inclui saques, transferências, pagamento de boletos, recarga para celular;
  • Eucard Natal, para turbinar o final de ano das famílias dos colaboradores.

Reforçamos que o vale-refeição e vale-alimentação podem ser oferecidos ao mesmo tempo e as empresas que oferecem essa possibilidade podem ter a certeza de que estão trabalhando no desenvolvimento de uma política mais humana e atrativa.

Além de ser uma estratégia para que os colaboradores sejam mais engajados e produtivos, também ajuda a compor uma boa imagem da marca, que se reflete na atração e retenção de talentos.

O mundo corporativo vive um momento em que as empresas não disputam mais apenas clientes, elas também estão na corrida pela composição do melhor quadro de colaboradores possível.

Grandes talentos buscam, além de salários e estabilidade, qualidade de vida e valorização do seu dinheiro. Nesse contexto, vale-refeição e vale-alimentação são requisitos básicos para quem deseja garantir vantagem competitiva.

Portanto, não perca mais tempo. Entre em contato com a Eucard e solicite uma proposta personalizada para cuidar bem dos profissionais da sua empresa.