Aproveitar vendas sazonais para alavancar as vendas pode surtir um efeito muito positivo para a sua empresa. Qualquer que seja o negócio, independentemente do nicho de atuação, existem aqueles períodos em que há um maior ou menor fluxo de vendas. O papel da equipe é saber identificá-los para ter um foco mais preciso nas ações de marketing, bem como na divulgação de produtos estratégicos.

Nem toda data comemorativa pode ser aproveitada por todas as empresas. Por essa razão, é preciso conhecer o seu público, o seu produto/serviço e analisar o comportamento do consumidor, além de trazer ações que aumentem a produtividade de sua equipe. Neste material, a gente explica algumas dicas de como aproveitar da melhor maneira. Veja!

1. Conte com um bom planejamento

Conforme mencionamos, cada público conta com um comportamento distinto. O ideal é você identificar quais são os períodos em que há mais vendas e em quais datas comemorativas. A partir disso, é possível fazer um planejamento anual de campanhas, com base no seu orçamento e também no segmento de negócio.

Se deixar para fazer as ações em cima da hora, existe o risco de a equipe não estar preparada para o grande fluxo de clientes. Consequentemente, o atendimento não será de acordo com as expectativas das pessoas que frequentam o seu espaço, o que pode gerar insatisfação e até mesmo reclamações em redes sociais.

Além disso, é preciso contar com um planejamento de estoque. Caso contrário, podem faltar produtos em promoção, o que ocasionaria em perdas de vendas e em prejuízos para o relacionamento com o público.

2. Prepare sua equipe

Conforme mencionamos, com uma grande quantidade de clientes frequentando o seu espaço é preciso preparo dos funcionários. Tendo as datas em mãos, apresente para a sua equipe o planejamento, tire as dúvidas e entenda os desafios que ela tem em relação aos mais diversos pontos, desde o preparo para vendas sazonais até a falta de ferramentas para executar um bom trabalho.

Realize também treinamentos para capacitar cada vez mais o seu time. Além de eles melhorarem a performance, terão maior satisfação e motivação para executar as demandas, uma vez que há a percepção de que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento.

3. Faça parcerias estratégicas

Independentemente da ação, é importante buscar parcerias para gerar valor aos seus clientes e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de aumentar a sua base. Além disso, outros diferenciais que podem ser usufruídos pelo seu negócio:

  • aumento da competitividade, uma vez que aumenta a exposição de sua marca;
  • expansão do mercado consumidor;
  • compartilhamento de conhecimento e experiência;
  • maior capacidade de negociar junto aos fornecedores, justamente pelo fato de estar mais presente no mercado.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre dicas para aproveitar as vendas sazonais e alavancar as suas vendas. Conforme mencionamos, independentemente das ações pretendidas, não deixe de fazer um bom planejamento e de mensurar os resultados. Assim, nos próximos anos, há a oportunidade de entender o que deu certo e o que pode ser melhorado, de modo que haja constantemente melhorias para os números de seu negócio.

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