Blog

Manutenção de benefícios empresariais: o segredo das empresas para fazer!

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Manutenção de benefícios empresariais

Se você quer manter uma equipe bem motivada e produtiva dentro do seu negócio, é importante compensá-los adequadamente pelo seu trabalho. Não apenas com o seu pagamento, mas também por meio de benefícios empresariais. Eles servem tanto para trazer algum recurso extra aos colaboradores, como o vale alimentação e refeição, quanto para cobrir custos de trabalho, no caso do vale combustível para motoristas.

Porém, é importante pensar também na manutenção desses benefícios. Os valores de cada um deles pode variar bastante, os interesses de cada colaborador podem mudar, sem mencionar que cada perfil de profissional dá prioridade a benefícios diferentes.

Para ajudar você a entender melhor essa questão, vamos falar um pouco sobre a importância da manutenção de benefícios na sua empresa e como você pode fazê-la adequadamente.

Qual é a importância da manutenção de benefícios empresariais?

Oferecer benefícios adicionais para sua empresa é uma forma bem eficiente de aumentar seu comprometimento e melhorar seu desempenho. Porém, para garantir esses resultados, você também precisa fazer a sua manutenção regularmente.

Alguns dos principais motivos para isso estão listados abaixo.

Motivação da equipe

Como já mencionamos, o salário não é a única forma de compensação possível. Alguns benefícios, especialmente aqueles usados como premiação para o cumprimento de metas mais elevadas, são excelentes para manter o seu time motivado e empenhado em seu serviço. Basta saber quais benefícios são mais relevantes para os seus colaboradores.

Retenção de talentos

Premiações, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios empresariais, são fortes atrativos para profissionais de talento. Isso significa que você tem chances melhores de encontrar candidatos com alto desempenho e de reter os colaboradores que mais trazem resultados para a empresa.

Otimizar recursos

Se você conta com uma boa fornecedora de benefícios empresariais, então pode conseguir acordos para trazer um serviço melhor para seus colaboradores em relação ao investimento realizado. Por exemplo, o custo total para a empresa em vale-alimentação é menor que o valor total de compras às quais sua equipe tem acesso.

Como fazer a manutenção de benefícios empresariais corretamente?

Se você já tem uma política de benefícios em ação, então já sabe de sua importância para o seu desempenho. A questão agora é entender como fazer sua manutenção de maneira eficiente.

Veja aqui algumas dicas que vão ajudar.

Analise as métricas dos benefícios

Assim como qualquer outro aspecto da sua gestão, você precisa mensurar seus benefícios empresariais se pretende melhorá-los. Para isso, você deve acompanhar as principais métricas relativas aos seus benefícios: a frequência de uso, quantidade usada regularmente, entre outros. Assim, você entende melhor seu efeito na equipe.

Também há outras estatísticas relevantes que você pode levar em conta. Por exemplo, o índice de rotatividade, engajamento e satisfação geral com os benefícios. Afinal, um dos motivos para investir nesses recursos é garantir que a equipe continue bem motivada no dia a dia de trabalho.

Peça feedback à equipe

Mesmo com boas estatísticas à sua disposição, elas não revelam tudo que você precisa saber sobre os benefícios que você usa. São números úteis, mas há certos dados que você só pode obter com uma observação mais direta das atitudes dos colaboradores ou com seu próprio feedback.

Uma boa sugestão aqui é apenas conversar com alguns dos colaboradores para esclarecer esses dados. Poucos deles estão fazendo uso de um benefício específico? Você pode perguntar o motivo e até concluir que esse benefício não é mais relevante. Um deles está sendo consumido a cada mês? Pode ser melhor aumentá-lo.

Revise os objetivos da empresa

O uso de benefícios deve fazer parte de sua estratégia de negócio. Assim, suas escolhas podem contribuir tanto com o bem-estar da equipe quanto com seu desempenho e melhorar seus ganhos a longo prazo.

Se a estratégia e as metas da sua empresa passaram por alguma mudança nos últimos meses, pode ser uma boa hora para revisar também os benefícios que você oferece à sua equipe. Especialmente se você detectar alguma mudança também nas suas estatísticas e no feedback dos colaboradores.

Se atente às mudanças na legislação e aos acordos coletivos

Dependendo do setor no qual você atua e das funções disponíveis, é bem provável que alguns benefícios empresariais sejam obrigatórios para sua empresa. A legislação pode estipular que a empresa deve assumir certas despesas, como no caso de gastos de trabalho, enquanto convenções e acordos coletivos de trabalho podem torná-los parte do contrato.

Essas normas também podem mudar com o tempo, alterando quais benefícios são obrigatórios ou não para a empresa. E quando uma alteração dessas ocorre, também é um bom momento para revisar sua política de benefícios empresariais.

Estude a concorrência

A forma como as empresas montam suas políticas de benefícios também afetam sua atratividade para novos funcionários. Sendo assim, você também precisa ficar de olho nos concorrentes e como eles elaboram essas estratégias.

Em primeiro lugar, essa é uma informação importante para entender os padrões do mercado e realizar pesquisas de benchmarking. Saber quais são as expectativas dos profissionais. A partir disso, você pode elaborar uma política que seja mais alinhada com seus objetivos e com seu setor de atuação.

Veja quais são as tendências em benefícios

Além de analisar o que seus concorrentes já estão fazendo, você também deve acompanhar as novidades desse setor, quais benefícios estão crescendo e atraindo mais profissionais. Isso dá uma chance de estar à frente das outras empresas e trazer vantagens mais relevantes para sua equipe.

Para isso, o ideal é contar com uma boa fornecedora. Assim, você terá sempre ofertas mais relevantes e atualizadas. Algo importante para destacar seu negócio enquanto contratante e para melhorar seu desempenho.

Fazer a manutenção de benefícios empresariais é um processo importante tanto para sua estratégia quanto para sua equipe. Contribuir com sua qualidade de vida e desempenho profissional traz benefícios de longo prazo para todos os envolvidos. Mantenha seus benefícios atualizados e você também poderá aproveitá-los melhor.

Enquanto faz a sua manutenção de benefícios empresariais, lembre-se de considerar também a melhor fornecedora disponível. Visite o site da Eucard e conheça nossos cartões de benefício.

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas