O ciclo de vida do colaborador é um conceito relevante no âmbito da gestão de recursos humanos das empresas. Conhecer as diferentes etapas e desafios favorece a adoção de estratégias visando a melhora na qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Como efeito, colaboradores alinhados ao propósito do negócio, costumam ter um vínculo mais próximo com a organização, favorecendo a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços e o bem-estar daqueles que estão à sua volta.
Pensando na relevância do assunto, desenvolvemos um conteúdo especial sobre o ciclo de vida do colaborador. Saiba o que é e quais são as etapas, além de conferir dicas de como melhorar a experiência do seu time. Acompanhe e descubra!
O que é o ciclo de vida do colaborador?
Ciclo de vida do colaborador é uma expressão utilizada para se referir aos diferentes estágios de um funcionário em uma empresa. Esse termo é empregado pelos gestores a fim de compreender as necessidades dos empregados, fornecendo respostas adequadas às suas demandas.
As etapas da vida profissional se aplicam a todos os funcionários da empresa, porém, é importante estar ciente de que a resposta aos estímulos podem variar conforme o perfil dos colaboradores.
Entender sobre o assunto permite que os gestores elaborem práticas voltadas para a construção de uma experiência positiva dentro dos seus times.
Quais são as etapas do ciclo de vida do colaborador?
O ciclo de vida do colaborador começa com a admissão e termina com a demissão. Entre essas duas fases há uma série de outras etapas. Cada estágio dessa jornada tem características e objetivos distintos, cabendo aos gestores identificar melhores práticas e oportunidades, visando promover a motivação e produtividade dos funcionários.
Confira, a seguir, as principais etapas do ciclo de vida do colaborador na empresa.
- Admissão: o funcionário está ingressando em um ambiente novo, com grandes expectativas sobre o seu futuro na organização.
- Integração: etapa onde o funcionário é adaptado ao cargo e função para o qual ele foi contratado. Neste momento são alinhadas as expectativas, definidas as responsabilidades, o funcionário conhece a organização e os colegas de trabalho, aprende um pouco mais sobre a cultura e realiza outras atividades.
- Engajamento: a etapa de engajamento é um processo contínuo que deve ser implementado em todos os níveis organizacionais, nele, os profissionais são motivados e trazidos para mais próximo da instituição. Durante essa fase, eles devem se enxergar como parceiros da empresa, entendendo a sua importância no contexto organizacional.
- Desempenho: essa etapa acontece com o engajamento, de maneira contínua, e se reflete na avaliação dos comportamentos e no investimento em feedbacks. Neste contexto, é interessante que a implemente práticas de reconhecimento e valorização da sua equipe.
- Desenvolvimento: essa fase consiste na construção de profissionais mais sólidos e preparados para lidar com as diferentes demandas propostas. Também é um processo contínuo que foca na oferta de treinamentos, cursos e ações de desenvolvimento pessoal e profissional.
- Desligamento: o ciclo de vida do colaborador se encerra com o desligamento. Embora seja uma etapa de encerramento, é superimportante que a empresa invista em pesquisas demissionais e medidas que ajudem a gerar dados relevantes sobre esses desligamentos.
No decorrer de todas as fases de ciclo de vida do colaborador, as principais etapas de vivência estão no engajamento, desempenho e desenvolvimento. A seguir, trouxemos algumas dicas de como melhorar a experiência do seu funcionário nestes momentos.
Como melhorar a experiência dos seus colaboradores?
Entregar boas experiências para os seus colaboradores fará toda a diferença na produtividade, na qualidade do ambiente de trabalho, na entrega de produtos e serviços eficientes para os consumidores e na construção de uma cultura empresarial de sucesso.
Listamos, a seguir, algumas práticas que devem ser consideradas na busca por experiências positivas para os seus colaboradores. Confira!
- Construa um ambiente saudável, valorizando a comunicação e os feedbacks. Os gestores precisam manter suas equipes alinhadas e para isso devem estar dispostos a ouvir as demandas, sugestões e opiniões dos funcionários.
- A liderança é um ponto de força na empresa, por isso, mantenha os líderes treinados e capacitados para incentivar o desenvolvimento dos seus liderados.
- Aposte em treinamentos e cursos, além de favorecer o desenvolvimento técnico dos seus colaboradores, o conhecimento é uma forma de valorização e fortalecimento de vínculos.
- Crie uma política de benefícios e vantagens, ofereça benefícios flexíveis e alinhados às necessidades dos seus funcionários. Esse tipo de auxílio é muito valorizado entre os colaboradores e costuma favorecer a atração de novos talentos.
- Construa um ambiente de trabalho saudável, criando sensações e sentimentos positivos. Isso pode ser feito com a abertura da comunicação, promoção das relações interpessoais, a oferta de boas instalações e equipamentos, bem como, de condições adequadas para saúde e segurança.
Como você pode ver, pequenas mudanças podem representar grandes resultados em uma organização. Com práticas voltadas para a comunicação, valorização e oferta de benefícios, a empresa cria um ambiente favorável para o desenvolvimento das pessoas e do próprio negócio.
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