Blog

Segurança para a mulher: Como implantar no ambiente de trabalho? Confira 4 dicas!

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Como trazer segurança para a mulher no ambiente de trabalho? Confira!

Você sabe como promover segurança para a mulher dentro do ambiente de trabalho? Já sabemos que a desigualdade entre homens e mulheres é um fenômeno mundial que atravessa inúmeras gerações. Felizmente, nos últimos anos, o público feminino vem conquistando os seus direitos e o debate sobre a igualdade de gênero é cada vez mais presente na mídia, na política e na sociedade. Por conta disso, é fundamental que as empresas se unam a esse debate e promovam maior inclusão e segurança para a mulher no ambiente de trabalho.

Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo que, no post de hoje, falarei sobre a importância de desenvolver uma cultura organizacional que valoriza o respeito às mulheres e como trazer segurança a elas. Vamos lá?

A importância de desenvolver uma cultura organizacional que valoriza o respeito e como trazer segurança para a mulher

Dispor de um ambiente de trabalho onde todos se respeitem é fundamental para aumentar o engajamento dos colaboradores, a produtividade, a retenção de talentos e o surgimento de novas ideias, bem como diminuir a taxa de turnover, o absenteísmo e a demissão.

Como o público feminino foi invisibilizado ao longo da História e, por muitos anos, não pôde se expressar em público, trabalhar fora de casa e teve a sua capacidade intelectual questionada, infelizmente essa percepção sobre as mulheres ainda persiste e, mesmo sem intenção, podemos ser desrespeitosos, uma vez que o machismo é um fenômeno estrutural em nossa sociedade.

Sendo assim, na hora de planejar ações que promovam o respeito entre os colegas de trabalho, é muito importante não se esquecer de desenvolver uma cultura organizacional que valorize as mulheres.

Como trazer segurança à mulher no ambiente de trabalho

Há diversas ações capazes de trazer maior segurança à mulher no ambiente de trabalho. A seguir, confira algumas delas.

Promova campanhas sobre igualdade de gênero

Uma forma de proporcionar mais segurança às mulheres no local de trabalho é promover campanhas sobre igualdade de gênero que conscientizem os colaboradores sobre o assunto. Para fortalecer ainda mais a campanha, divulgue dados que demonstram as desigualdades no mercado de trabalho, salário, cargos de lideranças, entre outros.

Ofereça espaço para o debate

Além de promover campanhas de conscientização sobre a desigualdade de gênero, é importante oferecer espaço para o debate entre os funcionários, pois a participação tem a capacidade de sensibilizar mais o público sobre o tema.

Tenha mulheres na equipe

Uma mulher se sente segura em um local quando há outras mulheres. Portanto, se não há muitas mulheres ocupando os cargos da sua empresa, inclua cotas para os próximos processos de recrutamento e seleção. Convém destacar, ainda, que é essencial contar com mulheres em cargos de liderança, para mostrar que o público feminino tem voz dentro da empresa.

Organize as falas durante as reuniões

Durante as reuniões, promova o respeito entre os participantes e organize as falas para que todo mundo possa opinar sem ser interrompido. O interessante é que uma pessoa medeie as falas, anotando os nomes de quem pretende expor uma ideia por ordem de solicitação e estipulando um tempo máximo de fala para que os demais também possam participar da discussão.

Há muita desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, mas, como você pôde perceber, é possível superar esse problema social a partir de algumas ações, como as citadas neste post, contribuindo com a igualdade de gênero e, ao mesmo tempo, com o bom desempenho da empresa.

Se você gostou deste artigo sobre a promoção do respeito e proteção da mulher no ambiente de trabalho e deseja conferir mais conteúdos sobre liderança, finanças, gestão de pessoas e inovação, assine a newsletter da Eucard e receba materiais exclusivos toda semana!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas