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Comunicação interna e endomarketing: 4 dicas para sua empresa colocar em prática

Por

Matheus Vieira

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Comunicação interna e endomarketing: 4 dicas para sua empresa colocar em prática

Uma frase dita há muitos anos por Chacrinha não perde a validade: “Quem não se comunica, se trumbica”. Por que eu estou falando disso agora? Para chamar sua atenção sobre a importância de investir em uma boa comunicação interna e endomarketing na sua empresa para que ela não se trumbique, ou seja, se dê mal nos negócios.

Mas, afinal, qual é a diferença entre a comunicação interna e o endomarketing? E como colocar ambas estratégias em prática, de forma simples, e com foco nos resultados que podem vir a curto e longo prazos? Não perca esta leitura, pois vou explicar os pontos principais e oferecer dicas que podem ser relevantes para você. Aproveite!

Diferença entre comunicação interna e endomarketing

Embora estejam diretamente relacionados, esses são termos diferentes. A comunicação interna abrange a comunicação sobre tudo o que acontece no ambiente organizacional e pode envolver desde novas regras para concessão de benefícios até a forma como o processo de expansão da organização é informado, por exemplo.

Enquanto a comunicação interna refere-se à comunicação da empresa de forma mais geral, o endomarketing é o marketing interno, realizado apenas para os colaboradores. Seu objetivo principal é engajá-los, treiná-los e oferecer benefícios para que eles vistam a camisa da companhia e queiram, cada vez mais, pertencer ao time.

Como aprimorar a comunicação na sua empresa em 4 passos

Definida a principal diferença entre endomarketing e comunicação interna, selecionei algumas dicas fundamentais para elevar a qualidade da comunicação da sua empresa. Confira!

1. Conheça seu time a fundo

As mesmas estratégias de vendas para os clientes devem ser observadas quando o assunto é endomarketing: você precisa conhecer bem seus colaboradores para propor as melhores estratégias de engajamento e retenção de talentos. Investir no People Analytics, por exemplo, é uma boa estratégia para conhecer seu público.

2. Defina e deixe claro quais são os objetivos da empresa (ou de cada setor)

Quando a empresa tem metas definidas e elas passam a ser de conhecimento dos colaboradores, torna-se muito mais fácil motivá-los em busca desses objetivos. Também é uma forma de transmitir o respeito, a atenção e o reconhecimento que a organização tem pelo seu time.

3. Invista em periódicos impressos e virtuais

Para ter uma comunicação eficiente e transparente é necessário tornar as informações do dia a dia da empresa acessíveis a todos. Por isso, uma boa medida é investir tanto na comunicação via e-mail, intranet ou canais online, mas também em formatos impressos. Assim, o alcance do que precisa ser passado ao time será muito maior.

4. Oriente os líderes para serem sempre acessíveis

No dia a dia na empresa, é muito frustrante quando os colaboradores precisam de auxílio de seus gestores, mas nunca têm acesso a eles, seja de forma presencial ou online. Isso dificulta a tomada de decisão das atividades diárias, desestimula o funcionário a procurar ajuda e impacta o fluxo de atividades.

Para finalizar, entenda que quando a empresa não tem a devida atenção à comunicação interna e endomarketing, todos os processos são prejudicados, os colaboradores perdem a motivação e isso, certamente, impacta o clima organizacional e reflete nas receitas e no lucro da companhia. Invista nessas dicas e perceba a mudança!

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