O feedback contínuo tem ganhado cada vez mais adeptos nas organizações. Isso pelo fato que é importante para as pessoas saberem como estão se saindo nos trabalhos que realizam. Muitos anseiam saber se os gestores e empreendedores estão satisfeitos com o seu trabalho.
Esse tipo de ferramenta avaliativa, permite que sejam feitos ajustes e melhorias constantes. Vale ainda salientar, que esse tipo de ferramenta ajuda a construir times de alta performance. Se você tem dúvidas sobre esse tipo de ação, saiba que neste post iremos abordar vários assuntos relacionados ao tema. Confira!
O que é feedback contínuo?
A expressão feedback contínuo está inteiramente ligada a dar e receber retornos de maneira regular e contínua sobre a performance das pessoas dentro da empresa. É uma prática que pode ser realizada com curtos espaços de tempo.
O principal objetivo desse tipo de ação é permitir que sejam feitas melhorias e isso fará com que a empresa evite crises internas, por problemas que não foram resolvidos. Resumindo, tal ferramenta ajuda a criar uma cultura empresarial, na qual o aprendizado caminha junto da divulgação dos resultados.
Como se diferencia do feedback pontual?
O feedback pontual, como o próprio nome diz, é dado em momentos pontuais. A maioria das empresas que opta por esse tipo de retorno, o fazem a cada seis meses ou uma vez ao ano. Tal modelo de feedback é eficiente para identificar melhorias e pontos fortes, mas não oferece a todos uma visão contínua.
Já no feedback contínuo, os retornos são dados em tempo real, o que ajuda a diminuir a distância do fato ocorrido. Isso garante que todo ponto de atenção seja sinalizado e resolvido de maneira rápida.
Quais são os motivos para implantar o feedback contínuo?
Sem sombras de dúvidas, o feedback contínuo é uma maneira de dar e receber retornos sobre tudo o que acontece na empresa. Os funcionários podem seguir mais empolgados e os gestores têm uma noção sobre as dores e dificuldades de cada um dos colaboradores.
Isso melhora a performance empresarial como um todo e é uma ótima maneira de economizar tempo e recursos empresariais. Sejam eles humanos ou materiais. Outros benefícios encontrados nessa prática são:
- aumento da motivação;
- fortalecimento do engajamento;
- alto desempenho;
- desenvolvimento contínuo;
- comunicação transparente;
- cultura colaborativa;
- melhora nos relacionamentos;
- bom clima organizacional.
Tendo acesso a todos esses pontos fortes, você pode ter certeza de que optar por esse tipo de atitude é ideal para manter a sua empresa crescendo.
Como fazer na prática?
Para que você consiga fazer de maneira prática é preciso seguir alguns passos. Veja abaixo quais são eles!
1. Ofereça treinamento
Alguns colaboradores podem não aceitar com tranquilidade a questão do feedback. A dica é promover treinamentos para que as pessoas se familiarizem com o tema e o vejam como algo construtivo.
2. Faça avaliações frequentemente
Não espere para fazer as avaliações e informar aos colaboradores se o seu desempenho está bom ou se existem quesitos a serem melhorados. Isso os ajudará a atingir o sucesso desejado ou lhes servirá para fazerem cursos na área.
3. Use a tecnologia como sua aliada
Se estiver achando complicado, use a tecnologia a seu favor. Existem vários softwares que te ajudarão a organizar as métricas individuais e que inclusive permitem acompanhar o desempenho geral com mais facilidade.
4. Seja claro em suas colocações
Quando for passar aos colaboradores os feedbacks, seja claro e objetivo. Diga quais são os pontos fortes e os fracos e lhes ajude com informações sobre o que podem fazer para melhorar. Não esqueça de parabenizar pelas conquistas. Isso é fundamental.
Qual o papel do RH no feedback contínuo?
O RH, possui um papel fundamental na implementação do feedback contínuo e no auxílio com a cultura organizacional. É esse departamento que fará todas as análises e que irá preparar os líderes para a nova maneira de realizar essa tarefa.
Então, agora que você já sabe o que é e como funciona o feedback contínuo, implemente em sua empresa. Dessa forma, os colaboradores ficarão mais satisfeitos e você evitará dores de cabeça futuras por problemas que foram aumentando com o passar dos dias e que não foram resolvidos.
Gostou do nosso post? Leia também “Cultura de feedback: veja o que é e 2 dicas para implementar” e tenha acesso a mais informações relevantes! Entre em contato com a Eucard e conheça nossas soluções para descomplicar o seu RH!