Há quem afirme que uma folguinha durante a semana tem o potencial de elevar os níveis de produtividade dos profissionais. Inclusive, não é à toa que a semana de quatro dias úteis vem virando tema de discussão no meio corporativo. No entanto, já existe outro benefício adotado por algumas empresas que assegura essa mesma vantagem: o day off.
Em uma tradução não literal para a Língua Portuguesa, o day off pode ser entendido como “folga” ou “dia livre”. Depois que a OMS (Organização Mundial de Saúde) conceituou a Síndrome De Burnout como um estresse crônico relativo ao trabalho, incluindo-a na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), o bem-estar dos colaboradores passou, em muitas companhias, a fazer parte da cultura organizacional — inclusive, agregando pontos positivos à marca empregadora, como o aumento da atração e da retenção de talentos.
Pensando nisso, eu elaborei este post para elencar dicas de implementação do day off no seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro!
1. Defina uma política clara de day off
Quem determina como será aplicado o day off é o setor de RH (Recursos Humanos). Normalmente, estabelece-se uma política com diretrizes claras, e as folgas podem ser concedidas em ocasiões específicas — como no aniversário do colaborador, por exemplo — ou de forma periódica.
Inclusive, é fundamental definir políticas claras para que os colaboradores entendam o processo e os prazos envolvidos. Para prevenir a falta de pessoal e/ou projetos inacabados, é necessário estabelecer um prazo para solicitações de folga, assegurando que elas estejam em conformidade com o cronograma departamental.
2. Comunique a política do day off com objetividade
É imperativo haver uma comunicação transparente que resolva as dúvidas do quadro profissional na implementação do day off. Afinal, apesar de ser um benefício e algo positivo para o funcionário, é essencial que ele se sinta seguro em relação a essa novidade.
Portanto, além de divulgar o benefício e as regras para a sua obtenção, na adoção das diretrizes, você terá o momento perfeito para a empresa demonstrar o quanto valoriza o seu capital humano e o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
Inclusive, a valorização dos colaboradores deve ser enfatizada durante o anúncio da nova política, ressaltando a importância de uma estratégia de endomarketing eficaz e de critérios justos e claros. A iniciativa permite que todos desfrutem do seu dia de descanso.
Ainda é igualmente importante estabelecer canais de comunicação interna para esclarecer todas as dúvidas e fornecer feedbacks, especialmente durante o início da implementação da nova política. A medida vai enfatizar a disposição da empresa para o diálogo. Mais um ponto positivo!
3. Invista em um ambiente de confiança
A confiança assegurará que os profissionais utilizarão os dias de folga de maneira responsável e equilibrada, sem medo de julgamento e/ou de eventuais represálias. Aliás, um ambiente de confiança promove transparência, de modo que os colaboradores conseguem se sentir à vontade para comunicar as suas necessidades.
Como resultado, vemos maiores níveis de satisfação e de motivação, bem como a redução do estresse e o aumento da produtividade. Além disso, a confiança fortalece o compromisso dos talentos com a empresa, estabelecendo um ciclo benéfico de bem-estar e de eficiência organizacional.
4. Solicite feedbacks acerca da implementação do day off
Pedir feedbacks dos colaboradores durante a adoção de uma nova política, como o day off, é essencial para moldar a iniciativa de acordo com as suas necessidades, fomentando também o engajamento e assegurando a aceitação. Acredite: as feedbacks são determinantes para detectar problemas e oportunidades de melhoria, consolidando a confiança e elevando a eficiência no local de trabalho.
Por fim, vale a pena pontuar que os tipos de day off mais comuns são aqueles oferecidos ao quadro de pessoal em razão do aniversário, como dito, do alcance de metas previamente traçadas, de datas comemorativos e por compensação de horas trabalhadas, por exemplo. Nesse último caso, aliás, já existem regras definidas na legislação trabalhista.
Como vimos, embora o day off não esteja precisamente disposto na legislação brasileira, o fato é que a concessão do benefício traz diversas vantagens para a própria empresa que o implementa, como o aumento da produtividade do quadro de pessoal, o fortalecimento da marca empregadora etc. Na realidade, estratégias que objetivam a preservação da saúde física e mental dos profissionais estão sendo cada vez mais implementadas pelas companhias, que reconhecem que práticas humanizadas beneficiam tanto o trabalhador quanto a organização, o que faz valer a pena a adoção.
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