Qualidade de vida no trabalho: o que o RH pode fazer para aumentar esse índice?

Por Eucard

Qualidade de vida no trabalho: o que o RH pode fazer para aumentar esse índice?

Um bom clima organizacional é um dos principais responsáveis por um ambiente laboral adequado e, consequentemente, pela manutenção da qualidade de vida no trabalho. Ambos têm relação direta com a maneira como as atividades são realizadas e principalmente com os resultados que a empresa pode vir a alcançar.

Quando os profissionais estão satisfeitos no trabalho que realizam, são maiores as chances de investirem ainda mais esforços para alcançar um objetivo comum. Ainda, a retenção de talentos tende a ser otimizada, assim como o turnover, reduzido.

É por esses motivos que promover ações que aumentem o índice de satisfação dos colaboradores é tão importante. Neste post, vou mostrar para você quais atitudes o RH pode tomar para aumentá-lo. Vamos lá?

Desenvolver lideranças

Os líderes das equipes são a ligação mais próxima que os colaboradores têm com a empresa, além de serem os principais responsáveis por delegar as demandas, acompanhar o desenvolvimento e medir os resultados de seus liderados.

Sendo assim, uma boa liderança é capaz de identificar as características dos profissionais e encontrar estratégias para mantê-los engajados. No entanto, para que isso aconteça, é primordial treinar esses gestores para que exerçam a liderança de maneira adequada: dando orientações, possibilitando o suporte necessário e oferecendo feedbacks claros e construtivos.

Estabelecer métricas

Para identificar o nível de satisfação dos colaboradores e a qualidade de vida que têm no trabalho, é preciso estabelecer alguns critérios. Alguns indicadores de desempenho podem ajudar:

  • taxa de turnover;
  • taxa de absenteísmo;
  • cultura organizacional;
  • índice de satisfação;
  • recomendação;
  • percepção do crescimento individual.

Investigar o índice de satisfação

Estabelecidos os critérios e métricas para identificar a satisfação dos colaboradores, é hora de investigar em que nível estão. A melhor maneira de fazer isso é por meio de pesquisas do tipo eNPS (Employee Net Promote Score), que busca medir a satisfação e a lealdade dos colaboradores em relação à empresa.

Para isso, é preciso fazer perguntas, que eles responderão com notas de 0 a 10. Algumas delas são:

  • “A empresa oferece os meios e as ferramentas para que o trabalho seja executado adequadamente?”;
  • “Qual é o seu nível de percepção de esforço além do comunicado pela liderança, em suas atividades diárias?”;
  • “Quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo como um bom lugar para trabalhar?”.

Definir ações

Tendo a resposta do maior número possível de colaboradores sobre as proposições anteriores, é preciso analisar os resultados e definir ações de melhorias em pontos que tiveram uma nota final menor.

Por exemplo, se a percepção de esforço está muito além do que seria considerado normal, é possível que haja alguma falha de comunicação ou até mesmo falta de alinhamento das atividades de cada setor, certo? É fundamental identificar tudo isso para propor ações de melhoria nesse sentido.

Implementar as melhorias

Identificado o problema, analisados os resultados e propostas as melhorias, o próximo passo é implementá-las. Observe quais serão as ferramentas e pessoas que poderão contribuir para isso. Lembra-se do desenvolvimento das lideranças? Pois esse pode ser um bom começo na busca por melhorar a satisfação dos colaboradores e reduzir índices como o turnover. 

Além disso, se forem notados pontos negativos para a questão de infraestrutura, pode ser o caso de solicitar a compra de equipamentos que otimizem o trabalho na empresa, o que acha?

Acompanhar resultados

O nível de satisfação dos colaboradores e a percepção de qualidade de vida no trabalho não são sempre os mesmos. Precisamos considerar que toda empresa passa por mudanças recorrentemente, o que pode impactar nesse tipo de visão por parte dos profissionais.

Por isso, acompanhar os resultados das ações tomadas de maneira contínua é fundamental para observar se foram implementadas as melhorias planejadas e, caso não tenham sido, recorrer aos meios necessários para isso.

Manter um bom nível de motivação e engajamento dos funcionários nem sempre é uma tarefa fácil. Para fazê-lo de maneira adequada, é preciso, em primeiro lugar, implementar uma cultura organizacional que promova a escuta das dores desses trabalhadores e buscar formas de minimizá-las. Assim, será possível aumentar a qualidade de vida no trabalho e alcançar resultados cada vez melhores.

Compartilhe este post!

Artigos mais recentes

Os benefícios corporativos que são considerados obrigatórios já estão consolidados em todas as empresas do Brasil. Mas existem ainda diversas

O vale-transporte faz parte da política de benefícios da empresa e pode se aliar a soluções como o cartão combustível
Não sabe quais as vantagens de escolher um funcionário do mês? Veja todos os detalhes no texto que elaboramos!
Quer entender o que pode ser feito se o colaborador se recusar a trabalhar no feriado? Confira este conteúdo!

Os benefícios flexíveis são pacotes de benefícios que permitem aos colaboradores selecionar os benefícios que mais se adequam ao seu

Quer saber qual é a importância da realização dos cálculos de rescisões corretamente? Leia este post!

Preencha o formulário
e venha ser Eucard!

Converse com um de nossos consultores e descubra tudo que a Eucard pode fazer por você

Preencha o formulário
e venha ser Eucard!

Converse com um de nossos consultores e descubra tudo que a Eucard pode fazer por você