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Pedágio no Paraná: retorno das cobranças já tem data e novos valores

Por

Matheus Vieira

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Após mais de dois anos sem cobranças de pedágio no Paraná, as praças do estado começam a retomar suas operações. Os contratos dos lotes 1 e 2, que somam 1.078 quilômetros de estradas, serão assinados nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, respectivamente, com a previsão de que as operações iniciem um mês após as assinaturas.

Sendo assim, as cobranças de pedágios nas rodovias que fazem parte do Lote 1 do Paraná serão retomadas no fim de fevereiro, e as do Lote 2 estão previstas para o início do mês de março.

Entenda neste artigo como vai funcionar o retorno das cobranças.

Lote 1

O Lote 1, que abrange as regiões de Curitiba, Ponta Grossa e Norte Pioneiro, será operado pela Via Araucária. As praças de pedágio que fazem parte deste lote e os novos valores cobrados são:

  • São Luiz do Purunã BR-277: R$7,51 (redução de 21,74% em relação à antiga concessão);
  • Lapa BR-476: R$9,90 (redução de 35,29%);
  • Porto Amazonas BR-277: R$9,46 (redução de 38,18%);
  • Imbituva BR-373: R$8,67 (redução de 35,33%);
  • Irati BR-277: R$8,83 (redução de 34,11%).

Lote 2

O Lote 2, que abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro, será operado pela EPR. As praças de pedágio que fazem parte deste lote e os novos valores cobrados são:

  • São José dos Pinhais BR-277: R$19,54 (redução de 37% em relação à antiga concessão corrigida);
  • Sengés PR-151: R$6,29 (nova praça) 
  • Jacarezinho BR-369: R$10,39 (redução de 68%) 
  • Jacarezinho BR-153: R$10,39 (nova praça)
  • Carambeí BR-277: R$9,82 (redução de 35%) 
  • Jaguariaíva PR-151: R$6,55 (redução de 43%) 
  • Quatiguá PR-092: R$ 11,22 (nova praça)

Pedágio no Paraná terá o sistema Free flow implantado gradativamente

Os novos contratos de concessão de rodovias no Paraná preveem a implantação gradativa do sistema Free Flow, que permite o pagamento do pedágio sem a necessidade de parar o veículo. 

O sistema Free Flow já é amplamente adotado em outros países e os primeiros pórticos no Brasil já começaram a funcionar, com utilização de cerca de 187 mil veículos no primeiro mês de operação do sistema. 

O Free Flow oferece diversas vantagens aos motoristas, como:

  • Praticidade: o motorista não precisa parar o veículo para pagar o pedágio.
  • Segurança: o pagamento é feito de forma automática, evitando fraudes.
  • Economia: o motorista pode economizar tempo e dinheiro.

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Além do free flow, os novos contratos também preveem outras inovações, como:

  • Câmeras com tecnologia que permitem reconhecimento de placas de veículos em pontos estratégicos, para auxiliar na segurança e na fiscalização.
  • Iluminação em LED em pontos críticos, para melhorar a visibilidade e a segurança.
  • Sistema de pesagem automático em movimento de caminhões, para evitar fraudes.
  • Sistema de monitoramento meteorológico próprio, para auxiliar na prevenção de acidentes.
  • Internet, para oferecer aos motoristas informações sobre o trânsito e sobre os serviços disponíveis nas rodovias.

A implantação dessas inovações deve modernizar o sistema de pedágio no Paraná e oferecer mais comodidade, segurança e eficiência aos motoristas.

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O retorno das cobranças de pedágio no Paraná é uma realidade. O sistema Free Flow também está se desenvolvendo no estado, e a Eucard Tag é uma solução conveniente e econômica para as suas viagens.

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