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Gastos com funcionário: entenda os principais custos!

Por

Matheus Vieira

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Gastos com funcionário: entenda os principais custos!

Garantir a alimentação dos colaboradores é uma das principais tarefas de uma empresa. Por isso que alguns negócios investem em um restaurante ou refeitório interno, o qual fornece o almoço diário da equipe, ou mesmo outras refeições. Porém, essa é uma opção que aumenta drasticamente os gastos com funcionário, podendo se tornar completamente inviável.

Ainda é importante facilitar a alimentação da equipe, mas é ideal que você encontre alternativas que não atrapalhem o seu orçamento. Por exemplo, o uso de benefícios e vales que possam suprir essa demanda.

Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe.

Vale a pena oferecer serviços de restaurante para os funcionários?

Em negócios maiores e mais tradicionais, não é incomum que haja um restaurante interno da empresa para atender às demandas de alimentação. Se o local de trabalho é muito isolado, por exemplo, isso pode ser uma necessidade. Porém, para a maioria, esse investimento não é uma boa opção.

Os principais motivos para isso estão a seguir.

Alto custo de manutenção

Como você deve imaginar, manter um restaurante ativo dentro da empresa é bem caro, especialmente quando esse não é o seu core-business. Além dos recursos necessários para preparar a comida, também é necessário pensar na limpeza, segurança, espaço, equipe, entre outras coisas. Tudo isso pode gerar prejuízo quando não é feito de forma eficiente.

Insatisfação com a comida

Preparar refeições de boa qualidade nem sempre é uma tarefa simples. Além disso, também é necessário pensar na variedade de pratos oferecidos, especialmente considerando que algumas pessoas possuem restrições alimentares. No fim das contas, esses gastos com funcionário podem também prejudicar o clima organizacional.

Mais trabalho administrativo

Junto às tarefas do restaurante ou refeitório, também vem todo o trabalho de lidar com a sua parte administrativa. Isso inclui a cadeia de fornecimento, contratação de novos funcionários, entre outras atividades que são completamente separadas do seu core-business. Isso aumenta drasticamente o custo administrativo da alimentação da sua equipe.

Como oferecer benefícios pode diminuir seus gastos com funcionário?

Como mencionamos anteriormente, utilizar benefícios como vale-refeição e vale-alimentação são opções mais interessantes que levam a menos gastos com o funcionário. Confira aqui como o setor de RH pode aproveitar algumas de suas principais vantagens.

Custo total reduzido

O valor do vale que passa para os funcionários geralmente é maior do que eles receberiam na forma de refeições dentro da empresa. Considerando também que o vale de mercado é mais solicitado hoje em dia do que o de restaurante, ele será um investimento melhor para o seu negócio.

Mais opções para os colaboradores

Benefícios também são uma forma de lidar com o problema da variedade. Quando o próprio colaborador possui o vale, ele pode escolher o restaurante de sua preferência a cada dia ou fazer compras por conta própria.

Promove a atração e retenção de talentos

O vale-alimentação e o vale-refeição são alguns dos benefícios mais buscados pelos trabalhadores hoje em dia. Se a sua empresa oferece essas vantagens, então será mais atrativa para colaboradores com alto potencial.

Com os benefícios certos, é possível diminuir consideravelmente os gastos com funcionários em restaurantes, utilizando, inclusive, esse recurso como uma estratégia para engajamento dos colaboradores. Basta escolher uma boa empresa para fornecer esses vales.

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