Blog

Quais são as principais obrigações fiscais das transportadoras?

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Quais são as principais obrigações fiscais das transportadoras?

Para manter seu funcionamento, toda transportadora tem que lidar com diversas tarefas em seu dia a dia, algumas das quais não têm um efeito visível e imediato. Um bom exemplo disso é o cumprimento das obrigações fiscais, como a entrega de documentação e pagamento de tributos, que afeta boa parte do planejamento financeiro da empresa ao longo do ano.

Conhecer os principais tributos a serem pagos é o primeiro passo para manter essas obrigações em dia. Acompanhe o texto e entenda melhor quais são as principais obrigações fiscais das transportadoras.

Quais obrigações fiscais as transportadoras devem cumprir?

O sistema tributário do Brasil é bem complexo, o que pode causar certa confusão em qualquer gestor. Por isso, é importante ter cuidado redobrado na hora de avaliar os tributos e seus prazos.

Confira aqui as principais obrigações fiscais que você deve manter em mente.

Contribuição para o financiamento da Seguridade Social – Cofins

É um tributo nacional cobrado em cima da receita bruta da empresa. O valor cobrado aqui é destinado a fundos de seguridade social, como a previdência, saúde pública e assistência social.

Contribuição para o Programa de Integração Social e Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP

São dois tributos nacionais com o intuito de cobrir o pagamento do seguro-desemprego, participação na receita e o abono de funcionários.

A Caixa Econômica Federal administra o PIS. Esse recurso é voltado aos trabalhadores da iniciativa privada, desde que estes tenham carteira assinada. Já o PASEP é administrado pelo Banco do Brasil e cobre os trabalhadores da esfera pública.

Contribuição Social sobre Lucro Líquido – CSLL

É o tributo que financia a Seguridade Social de todo cidadão, sendo pago por toda Pessoa Jurídica.

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ

É o principal imposto pago por Pessoas Jurídicas com CNPJ ativo. Ele incide anualmente sobre a receita da empresa.

Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal – ICMS

É um tributo estadual, coletado em diversos momentos, incluindo o transporte de produtos, de pessoas, serviços de comunicação, entre outros. Dependendo do tipo de transporte que sua transportadora normalmente realiza, sua incidência pode ser mais frequente.

Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI

É um tributo comum que incide sobre todo e qualquer produto industrializado comercializado, seja ele produzido nacionalmente ou importado.

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN

Imposto municipal cobrado de empresas e profissionais autônomos que atuam com prestação de serviços.

Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS

Imposto federal destinado a cobrir a Seguridade Social da população.

Por que é importante estar em dia com suas obrigações fiscais?

O pagamento de tributos é uma das principais responsabilidades de qualquer negócio. Alguns dos motivos para investir mais tempo e recursos na melhor gestão das suas obrigações fiscais estão listados a seguir.

Evitar multas e processos

Você possui um prazo para o pagamento de cada tributo, sendo alguns deles mensais e outros anuais, e, quando algum desses pagamentos fica pendente, é cobrada uma multa da transportadora.

Além disso, a empresa também deve cumprir obrigações trabalhistas, como o fornecimento do cartão alimentação ou refeição. Caso contrário, está sujeita a processos, além do prejuízo em sua reputação.

Minimizar o pagamento incorreto de tributos

Outro problema comum na gestão fiscal da empresa é quando o valor pago está incorreto, em relação ao que é esperado pelo governo. Se o valor ficar abaixo, então a diferença ainda pode implicar em uma multa.

Por outro lado, se você pagar um valor maior que o necessário, terá que solicitar a devolução da diferença por conta própria, o que é mais trabalhoso e demorado. Se houver mais cuidado com suas obrigações fiscais, esses erros serão menos frequentes.

Facilitar o planejamento financeiro

Como o valor pago não é sempre consistente, as obrigações fiscais tendem a afetar boa parte do seu planejamento financeiro. Fazer um planejamento correto e evitar erros é fundamental para tornar o seu planejamento mais estável e previsível. Sem isso, há mais riscos de você cair no prejuízo ou perder alguma oportunidade de mercado.

Participação em licitações

Muitas transportadoras prestam serviços para empresas públicas através de licitações, sendo uma importante fonte de rentabilidade. Porém, para poder se candidatar a essas licitações, seu negócio precisa estar em dia com suas obrigações fiscais. Caso contrário, não poderá aproveitar essas oportunidades de negócio.

Acesso a linhas de crédito

Seja para reinvestir em sua transportadora ou manter o equilíbrio financeiro durante um período de baixa, é comum recorrer a linhas de crédito. Com o planejamento certo, esse é um excelente recurso para se capitalizar e ampliar seu trabalho.

Porém, assim como acontece com as licitações, você também precisa estar em dia com suas obrigações fiscais para ter acesso a esses benefícios. Caso contrário, as instituições bancárias podem rejeitar sua solicitação de crédito.

Como o cartão de benefício afeta as obrigações fiscais?

Considerando a quantidade de obrigações fiscais das transportadoras, é fundamental tomar adotar algumas ações para facilitar o cumprimento dessas demandas. Um bom exemplo disso é a adoção do cartão de benefício como parte da remuneração dentro do seu negócio.

Esses cartões são usados principalmente com vale alimentação e/ou vale refeição para os colaboradores da transportadora, dependendo de sua preferência e das necessidades específicas. Se você oferece esse benefício, pode conseguir acesso a alguns incentivos fiscais, com isenção de determinados tributos.

Para isso, você deve aderir ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), uma vez que a sua empresa esteja inscrita no programa, você pode deduzir parte do valor dos seus tributos. Além de ser uma forma de assegurar a saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores.

Com essas orientações, você já sabe quais obrigações fiscais deve manter em mente. Investir no melhor controle de tributos e minimizar erros vai trazer vários benefícios no longo prazo para sua transportadora.

Saber como controlar as obrigações fiscais, com certeza, vai reduzir os gastos em sua empresa e ajudar a manter a saúde financeira da sua transportadora. E existe uma forma de também diminuir custos. Quer saber como? Entre em contato com a Eucard e saiba mais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas