Blog

Saiba como selecionar talentos adequados ao perfil da sua empresa

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Saiba como selecionar talentos adequados ao perfil da sua empresa

Para que uma empresa consiga ter um bom desempenho de suas atividades, é importante que haja o fit cultural dos profissionais contratados com o empreendimento. Ou seja, é necessário que os novos colaboradores consigam se adaptar aos valores e propósitos da companhia. Mas, para que isso seja possível, é preciso saber selecionar talentos de acordo com o perfil do negócio. A partir disso, a organização conseguirá garantir que os processos organizacionais sejam executados de forma eficiente, da mesma forma que passará a ter funcionários mais satisfeitos com o seu local de trabalho. 

Quer descobrir como selecionar talentos adequados ao perfil da sua empresa? Continue a leitura do artigo a seguir!

Faça uma descrição do cargo que motive a participação

A primeira dica para selecionar talentos certos é fazer a descrição do cargo que motive a participação dos candidatos. Isso significa que você deve descrever a função conforme o perfil profissional da vaga desejada. Na descrição, nunca coloque atividades que não são pertinentes ao profissional que você deseja contratar, pois isso passa uma imagem negativa da empresa, que costuma ser taxada como uma organização que deseja ter um “profissional 3 em 1”, por exemplo.

 Veja algumas dicas que podem ajudar na hora da divulgação da vaga:

  • elabore um título que atrai as pessoas certas;
  • explique bem os requisitos para função;
  • faça uma descrição de cargo descontraída, mas sem piadas de mau gosto;
  • descreva o resumo da empresa.

Defina a faixa salarial para os cargos ocupados

A faixa salarial é outro fator que precisa ser definido previamente antes de selecionar os novos talentos. Isso porque esse costuma ser um dos pontos mais atrativos na hora de um profissional escolher uma empresa para trabalhar, além de que o valor ofertado pelo empreendimento precisa estar de acordo com as possibilidades financeiras da organização.

Por isso, é importante ter uma conversa com gestores sobre qual salário será ofertado para o candidato selecionado para a vaga. Mas antes, é preciso fazer uma breve pesquisa de mercado para saber qual a média salarial que os outros empreendimentos têm ofertado para essa mesma função, assim poderá ter uma base do valor que deve ser ofertado.

Contudo, lembre-se de que outros requisitos também devem ser levados em consideração na hora de definir a faixa salarial para os cargos que serão ocupados. Entre eles: quantidade de horas trabalhadas, risco de periculosidade, complexidade das atividades desempenhadas etc. 

Saiba qual perfil de profissional quer contratar

Saber o perfil do profissional que deseja contratar para a organização vai muito além dos conhecimentos e competências técnicas descritas na vaga, é necessário que os candidatos tenham uma visão alinhada com a do empreendimento em questão. Isso significa que você também deve avaliar o perfil comportamental dos talentos.

Para isso, não se esqueça de informar para as pessoas que estão participando da seleção sobre a visão, missão e valores da empresa em questão e o que ela deseja alcançar ao longo dos anos. A partir disso, conseguirá verificar se o perfil profissional dos candidatos está de acordo com o indicado para a vaga ofertada.

Formule previamente as perguntas

Para selecionar talentos de forma eficiente, também é preciso formular previamente as perguntas que farão parte do processo seletivo. Elas devem ser pensadas estrategicamente para que consiga obter todas as informações desejadas dos candidatos.

O ideal é focar em perguntas que ajudem a evidenciar como os profissionais se saíram em experiências anteriores, seja em um emprego fixo ou temporário. Além disso, não deixe de pedir exemplos que ajudem a comprovar certas habilidades, qualidades e conhecimentos. Isso ajudará a entender se essa pessoa realmente vai agregar valor à companhia. 

Faça um checklist da seleção de pessoas

Fazer um checklist da seleção de pessoas é uma ótima estratégia para você conseguir identificar de maneira mais rápida o colaborador ideal para o empreendimento. Isso porque, por meio de uma lista com requisitos que os candidatos precisam cumprir para serem considerados apropriados para a vaga, conseguirá sistematizar, de forma prática, as competências de cada profissional. Assim, tornará a seleção mais simples, ágil e eficiente. 

Dê ao candidato um projeto para solucionar

Durante a seleção, também é importante dar ao candidato um projeto com um problema para que ele solucione. A ideia desse teste não é obter respostas certas ou erradas, mas verificar quais estratégias e táticas foram utilizadas pelo profissional para que ele chegasse a tal solução.

Isso ajudará você a perceber como funciona o raciocínio lógico das pessoas para resolver questões semelhantes ao dia a dia de trabalho da vaga que está sendo ofertada, o que permite entender se o profissional conseguirá ter equilíbrio e responsabilidade para dar conta dos possíveis problemas que venham a surgir em suas atividades na organização.

Ofereça benefícios competitivos

Se você deseja selecionar talentos que sejam realmente de destaque na empresa, é importante oferecer benefícios competitivos. Isso porque bons profissionais precisam ser valorizados e reconhecidos em seu ambiente de trabalho. Caso contrário, em pouco tempo, ele encontrará outra organização para trabalhar. 

Remuneração estratégica por meta

Um dos benefícios competitivos que poderá adotar é a remuneração estratégica por metas. Dessa forma, sempre que um colaborador cumprir as demandas mensais dentro do prazo estipulado pelo gestor, ele poderá receber uma bonificação, que pode ser por meio de um cartão premiação, por exemplo. 

Confira alguns benefícios que poderá oferecer:

  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • plano de saúde e odontológico;
  • vale-cultural; 
  • descontos de farmácias, academias, faculdades, entre outros.

A partir desses benefícios, você terá mais facilidade para selecionar e reter os talentos na empresa, pois eles terão ótimos motivos para querer fazer parte do empreendimento. E, com isso, conseguirá ter colaboradores mais satisfeitos e engajados com suas atividades diárias, o que também ajuda a aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, a lucratividade da empresa.

Portanto, não se esqueça de que, para selecionar talentos adequados ao perfil do seu negócio, é preciso fazer a descrição do cargo que motive a participação, definir a faixa salarial para os cargos e saber qual perfil profissional deseja contratar. Além disso, também deverá formular previamente as perguntas, fazer um checklist da seleção de pessoas, dar ao candidato um projeto para solucionar, oferecer benefícios competitivos, entre outros. Dessa forma, conseguirá ter funcionários que realmente se identificam com a missão, visão e valores da empresa e que tragam resultados satisfatórios para a sua companhia.  

Gostou do artigo que eu preparei para você? Então, não deixe de conferir o próximo texto. Não perca essa oportunidade!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas