Gerir uma frota de veículos, seja para transporte de produtos ou de pessoas, é uma tarefa bem complicada. Além de lidar com a logística do serviço em si, você tem que se atentar a vários fatores, como o trânsito, rotas, o desempenho dos motoristas e dos veículos usados. Tudo isso influencia diretamente na produtividade da frota.
Felizmente, existem várias ferramentas e metodologias à sua disposição para garantir essa produtividade, mesmo com alguns imprevistos e complicações. É apenas uma questão de saber onde investir seu tempo e como administrar os recursos disponíveis.
Acompanhe e entenda como você pode garantir a produtividade da frota no dia a dia.
Qual é a importância da produtividade da frota?
O transporte de produtos ou pessoas pode ser uma tarefa relativamente simples. Porém, com todos os custos e variáveis envolvidos, é fundamental que você tome algumas ações para melhorar o desempenho.
Veja aqui alguns dos principais motivos.
Evitar atrasos
Tempo é um dos recursos mais preciosos em qualquer setor, tanto para sua frota quanto para seus clientes. Sendo assim, um atraso na entrega de bens ou no transporte de recursos pode levar a outros atrasos em sua agenda, causando maior prejuízo ao seu negócio.
Manter uma boa produtividade também significa usar melhor o seu tempo e diminuir a espera para o destinatário. Algo importante para a retenção de clientes.
Melhorar a rentabilidade
Conseguir fechar mais serviços em um período menor de tempo também é uma forma de tornar a sua frota mais rentável. Com uma gestão adequada, a produtividade aumenta e o número de pagamentos recebidos também. Isso significa que há mais recursos para manter a qualidade do trabalho, para investir na motivação da equipe e em expansões futuras.
Otimizar seus recursos
O consumo de combustível, desgaste de pneus, baterias e outras formas de manutenção do dia a dia da frota também fazem parte de uma boa gestão. Pensar em sua produtividade também significa pensar em como extrair mais benefícios em relação aos recursos disponíveis. Otimizar esse consumo ajuda a diminuir despesas, reduz o tempo que os veículos ficam parados e contribui indiretamente para sua rentabilidade.
Como garantir a produtividade da frota?
Apesar de todos os desafios de gestão que você vai encontrar no dia a dia, ainda há muitas ações que você pode implementar para tornar sua frota mais produtiva. Basta ter um bom planejamento.
Veja aqui alguns métodos possíveis para garantir a maior produtividade em sua frota.
Manutenção preventiva
Algumas das maiores fontes de prejuízo em uma frota são os veículos parados e os acidentes. Quando um carro ou caminhão fica com defeito no meio de um transporte, é muito mais difícil terminar o serviço. E, muitos desses problemas de funcionamento podem ocasionar acidentes, especialmente quando é alto na suspensão ou nos freios. O resultado é o prejuízo do veículo, do motorista, passageiros e da carga.
Para evitar todos esses possíveis problemas, o melhor caminho é investir em manutenção preventiva para sua frota. Assim, quando um veículo apresentar sinais de mau funcionamento, é possível corrigir o problema antes que cause prejuízo ou retirar o veículo de circulação sem causar riscos. É mais barato fazer essa manutenção do que arcar com as perdas depois.
Treinamentos regulares
Além da qualidade e estado de conservação dos veículos, a segurança das viagens e produtividade da frota também dependem da capacitação dos motoristas e demais funcionários envolvidos. Aqueles com mais conhecimento e experiência tendem a atuar de forma mais eficiente, trazendo melhores resultados em menos tempo. Porém, você não pode esperar que um novo profissional tenha esse desempenho logo de cara.
Se você quer um time mais produtivo em sua frota, precisa investir também em sua capacitação e atualização. Assim, novos funcionários logo alcançam um nível melhor de produtividade, enquanto os antigos se mantêm atualizados. Isso vale para instruções sobre direção defensiva, como utilizar certas ferramentas de trabalho, entre outros tópicos.
Gestão de rotas
Um dos principais fatores que definem a produtividade da frota, especialmente no que diz respeito ao consumo de tempo, é a escolha das rotas. Um trajeto mais curto e com menos trânsito quase sempre é o ideal, mas também é necessário considerar sua segurança, se há riscos de acidentes, entre outros fatores. Dependendo do dia, o caminho ideal também pode mudar.
Esse é, em essência, o trabalho da gestão de rotas. Conhecer bem o caminho até o destino de viagem e como ele pode ser otimizado. Com um pouco de planejamento, você pode planejar uma rota que cumpra vários dos serviços solicitados em uma única viagem em vez de designar vários veículos para essas tarefas.
Acompanhar o desempenho
Mensurar os resultados é fundamental em qualquer gestão, incluindo em frotas. Saber quais colaboradores têm o melhor desempenho, quais estão apresentando resultados menores e quais são as causas por trás desses resultados. É com essas informações que você consegue estabelecer uma estratégia de aprimoramento.
Para isso, você precisa coletar esses dados regularmente. Ter um sistema de gestão de frotas, por exemplo, permite rastrear os veículos, dando muito mais informação sobre seus resultados e como você pode melhorá-los.
Tags de pedágio
Praticamente qualquer frota precisa passar por um ou mais pedágios regularmente. Porém, ter que parar em cada um deles, esperar em uma fila de carros e depois lidar com o pagamento, troco e notinhas, pode consumir bastante tempo produtivo dos seus motoristas. Mesmo que sejam apenas alguns minutos, logo eles se acumulam.
Uma forma de lidar com isso é usar uma tag de pedágio, um adesivo que fica no vidro do veículo e é detectado na faixa rápida do pedágio. Assim, o pagamento é processado automaticamente, sem necessidade de esperar em uma fila longa. Isso pode poupar bastante tempo se você considerar todos os veículos da frota.
Com algumas atitudes simples, você tem uma boa chance de aumentar a produtividade da frota e otimizar seu desempenho. Mesmo uma pequena economia de tempo, como a tag de pedágio, já faz uma grande diferença no rendimento ao longo do mês.
Quer diminuir o tempo que sua frota passa em filas? Então, confira a Tag de Pedágio da Eucard e veja como ela pode ajudar!