O feedback corporativo é uma ferramenta de avaliação empresarial que serve para informar aos colaboradores o resultado de uma avaliação de desempenho no trabalho. Frequentemente está relacionado a dar elogios e a falar do sucesso profissional do funcionário dentro da empresa.
Porém, existe o feedback negativo, que deve ter a mesma atenção que o positivo. É preciso abordar essa tática para identificar erros e promover melhorias. Por ser um tema muito sensível, é importante saber conduzir essa conversa. Isso para que seja um retorno aplicado de maneira correta e sem deixar a pessoa magoada.
Ficou com muitas dúvidas sobre o tema? Continue a sua leitura!
O que significa dar um feedback negativo e quando é necessário?
O feedback negativo nada mais é que uma avaliação que está voltada para fazer a correção de erros. É utilizada para solucionar problemas de inadequação ou de baixo desempenho das pessoas que são colaboradoras.
Também é usado para destacar áreas que necessitam de melhoria e serve para dar impulso no desenvolvimento daqueles que o recebem.
Ou seja, é uma maneira de sucintamente dizer que algo não está funcionando como deveria dentro da empresa. Tal atitude está diretamente ligada à melhoria de resultados e deve ser aplicada de forma empática, para não causar qualquer constrangimento a pessoa ou pessoas que receberem as informações.
Quais são as melhores dicas de como dar um feedback negativo de forma positiva?
Como é uma informação que fala sobre falhas e pontos a melhorar, é preciso tomar certo cuidado na hora de passar os dados para os colaboradores. Isso devido ao fato de que, embora tenha o maior cuidado possível, a pessoa pode se sentir sobrecarregada e acabar perdendo a confiança em si mesma e na liderança.
Muitas vezes, esssa sensação está ligada a perceber que, por muito tempo, foi permitido que ela tivesse tal postura inadequada, sem terem dito a ela nada que estivesse diretamente relacionado a isso.
O ideal é dar o feedback em tempo real, ou logo após um problema, o que servirá para ter maiores chances de mudar o comportamento que se espera alterar. Se você continua com dúvidas a respeito desse assunto, confira abaixo as dicas que separamos para você!
1. Seja objetivo ao expor a situação
No momento de falar com a pessoa, seja claro e objetivo. Fale a respeito do que se trata com cuidado, mas não faça rodeios. Enrolar pode não ser a melhor saída. Demorar para comunicar pode dar a falsa impressão de que a pessoa será prejudicada, e não é essa a intenção.
2. Tenha informações concretas
Tenha a certeza de todas as informações que deseja passar para a pessoa. O interessante é ter relatórios e dados em forma de números ou gráficos, para que o colaborador consiga entender em qual ponto ele poderia ser melhor. Assim você conseguirá ser objetivo e será de fácil entendimento para o funcionário.
3. Escolha bem o lugar
Na hora de dar o feedback negativo, chame o funcionário em uma sala reservada. Fale somente com os que estiverem diretamente envolvidos com a situação. Isso evitará comentários maldosos e fará com que a pessoa em questão não se sinta envergonhada.
4. Pratique a comunicação não violenta
Sente e converse com a pessoa de maneira calma. Não levante o tom de voz e fale somente o necessário. Evite usar palavras que sejam muito negativas e que podem ofender a pessoa. A intenção é fazer uma crítica construtiva.
5. Ajude o colaborador a definir os próximos passos
Tenha em mente alguma definição para os próximos passos que o colaborador deverá dar para solucionar o problema. Ajude-o a perceber em quais pontos ele pode melhorar e disponibilize a ele opções que podem ajudá-lo.
Enfim, agora que você já sabe o que é e como dar um feedback negativo de maneira positiva, não deixe de usar o que aprendeu neste post. Isso te ajudará a evitar consequências de dar um feedback negativo de maneira incorreta.
E, lembre-se, se tiver que fazer, faça logo, pois é melhor que as atitudes sejam tomadas em tempo real. Isso evita muitas dores de cabeça que podem ser sanadas no dia.
Gostou do nosso post? Curta a nossa página no Facebook e veja os conteúdos que postamos por lá!