Blog

Qual a importância de cuidar da saúde mental do trabalhador?

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Qual a importância de cuidar da saúde mental do trabalhador?

Nos últimos anos, a preocupação com o bem-estar da equipe se tornou um grande foco das empresas. Mais do que nunca, os gestores têm bastante incentivo para investir na saúde mental do trabalhador, beneficiando tanto a equipe quanto a empresa.

Para te ajudar a entender melhor, vamos falar um pouco sobre a importância da saúde mental da equipe e como você pode promovê-la. Acompanhe.

Por que cuidar da saúde mental do trabalhador?

Por ser um assunto relativamente recente, muitas pessoas ainda não entendem como é a correlação entre a saúde mental e o trabalho. Porém, esse é um assunto que vem sendo esclarecido ao longo dos anos.

Trabalhadores que têm problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade, tendem a ser menos produtivos. É bem mais difícil manter o foco em suas atividades quando a mente está sobrecarregada.

Além disso, se um ambiente de trabalho promove adoecimento mental, então, a longo prazo, isso também pode levar ao adoecimento físico, o que afeta diretamente a produtividade no dia a dia e pode levar a processos trabalhistas.

Como melhorar a saúde mental do trabalhador?

Considerando esses pontos, o que a empresa pode fazer para cuidar da saúde mental do trabalhador? Veja aqui algumas atitudes que podem ser tomadas:

Garanta que o trabalhador tenha dias pessoais

Os dias pessoais são aqueles que o trabalhador tem para se dedicar a atividades fora do trabalho, como uma viagem, hobbies e família. Geralmente, eles coincidem com as férias, mas isso não é suficiente para equilibrar trabalho e vida pessoal. É importante garantir que os trabalhadores tenham esse tempo e o usem para manter a sua saúde mental.

Ofereça opções de tratamento dentro da empresa

Para profissionais que lidam com problemas de saúde mental há muito tempo, uma boa alternativa é ter um programa de tratamento dentro da empresa. Você pode firmar uma parceria com um consultório ou ter um profissional dedicado como parte da equipe. Isso ajudará a promover a melhor saúde mental dentro de cada equipe a longo prazo.

Promova a comunicação aberta dentro da equipe

Uma das principais causas do adoecimento psicológico no trabalho é um ambiente de trabalho nocivo, onde não há espaço para todos os trabalhadores se expressarem. Em geral, isso é resultado de uma hierarquia muito rígida, onde a equipe não pode questionar os coordenadores. É importante tomar atitudes para quebrar esse padrão, promovendo uma cultura de feedback e incentivando todos os colaboradores a se expressarem abertamente.

Invista em benefícios e recompensas

Outra causa comum de insatisfação no trabalho, que pode levar a problemas de saúde mental a longo prazo, é a falta de motivação. Programas de recompensas, remuneração estratégia e o uso do cartão premiação são métodos comuns para motivar a equipe a se manter envolvida no dia a dia trabalho, o que também vai favorecer a retenção de talentos.

É necessário algum tempo e investimento, mas sempre vale a pena cuidar melhor da saúde mental do trabalhador. Isso contribui com o bem-estar, além de refletir no desempenho e produtividade.

Quer continuar recebendo nossas dicas? Então, siga-nos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube agora mesmo.

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas