Blog

Transformação digital no RH: conheça os principais impactos!

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Transformação digital no RH: conheça os principais impactos!

A tecnologia já é parte essencial de uma empresa. Com o cenário dos últimos anos, os recursos e ferramentas tecnológicos ganharam ainda mais força, prometendo se manter firmes e se expandir daqui por diante. Foi pensando nisso que, no post de hoje, decidi falar sobre a transformação digital no RH!

Os Recursos Humanos têm grandes benefícios com essas mudanças. Os processos se otimizam e as rotinas se tornam mais eficazes, com uma melhor gestão do tempo. Para entender essas vantagens e como elas funcionam, é só continuar a leitura!

O que é a transformação digital no RH?

A transformação digital é o uso cada vez maior da tecnologia nas empresas. Ela traz novas formas de trabalhar, com soluções inovadoras e, consequentemente, um novo modo de pensar. Os recursos se tornaram grandes aliados nas atividades, facilitando processos e ampliando o alcance da organização.

No setor de RH, as mudanças permitem um maior foco em estratégias. Elas ajudam na otimização do tempo e direcionam a mente para o que realmente importa: as demandas da empresa e dos funcionários.

Quais são os principais impactos da transformação digital no RH?

Com o apoio tecnológico, o RH evita erros e ganha mais eficiência. Para você ter uma ideia, é possível realizar o lançamento de colaboradores em até 15 minutos, a partir de uma plataforma virtual. Conheça as tendências que permitem esse cenário!

Automação de tarefas

Com a transformação digital, tarefas operacionais passam a ser automatizadas. Isso significa que processos como a triagem de currículos, a gestão de faltas e as folhas de pagamento são feitas por um software, que conta com inteligência artificial e cruzamento de dados. Assim, as atividades se tornam mais ágeis e as equipes poupam tempo.

Otimização de processos

Com a ajuda da automação, os erros manuais são evitados. Os profissionais têm maior tempo para focar em estratégias e nas demandas da empresa, trazendo mais qualidade para os seus processos. Com todas essas vantagens, o dia a dia fica fluido, a produtividade aumenta e os resultados se otimizam. 

Melhora nas tomadas de decisão

A tecnologia pode ser útil para a análise de informações, trazendo uma visão mais clara sobre a empresa. As ferramentas coletam dados sobre o turnover, o engajamento, o presenteísmo e a produtividade, por exemplo, ajudando a perceber problemas e pontos a melhorar. Com resultados bem precisos, as decisões podem ser assertivas e as soluções eficazes.

Quais são os benefícios da transformação digital no RH e como implementá-la?

Agora que você viu os principais impactos, já ficou clara a importância da transformação digital, não é mesmo? Entre os seus maiores benefícios, posso citar:

  • agilidade, com processos mais rápidos e eficientes;
  • praticidade, pois as tarefas são simplificadas e o foco está no principal, o que reduz os erros e os desvios;
  • confiabilidade na análise de dados, que gera maior segurança para agir e tomar decisões.

Apesar dessas vantagens, é preciso lembrar que se trata de um processo. As pessoas ainda estão se adaptando à transformação digital, o que leva certo tempo e exige muita atenção. Para que esse fenômeno faça parte da sua empresa, prepare seus funcionários. Mapeie as necessidades, foque em uma mudança por vez e leve capacitações, respeitando o ritmo da sua equipe e ajudando da melhor forma. 

Com esses cuidados, você terá ótimos frutos da transformação digital no RH. Espero que tenha gostado do conteúdo e que faça o melhor uso possível das novas tecnologias!

Quer continuar atento às tendências do RH? Assine a newsletter e acompanhe as novidades!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas