Vale-alimentação é obrigatório? Desvendamos!

Por

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Vale-alimentação é obrigatório? Desvendamos!

Há várias maneiras de investir no bem-estar da sua equipe, tanto dentro do ambiente de trabalho quanto fora. Por exemplo, você pode oferecer benefícios adicionais ao salário, como o vale-alimentação. Porém, uma dúvida comum para muitos gestores é saber se e quando o vale-alimentação é obrigatório ou não.

Considerando que esse é um dos benefícios mais comuns para funcionários, é de se esperar que ele esteja entre os mais relevantes. Acompanhe e veja como ele funciona, se é obrigatório e por que é importante oferecê-lo.

Como funciona o vale-alimentação?

O vale é um tipo de benefício em que o colaborador recebe um cartão com uma quantia em créditos por mês. No caso do vale-alimentação, esse crédito pode ser gasto em supermercados e padarias para fazer a compra de alimentos que aceitem a bandeira do cartão.

É importante lembrar que o vale-alimentação e o vale-refeição são modalidades diferentes. Enquanto o primeiro é usado para compras em mercados, o segundo é aceito em restaurantes, bares e afins.

O vale-alimentação é obrigatório?

Segundo a lei, esse benefício não é obrigatório para as empresas. Ou seja, oferecer ou não esse recurso é uma opção do empregador. No entanto, existem condições sob as quais o vale-alimentação é obrigatório para a organização.

Por exemplo, no caso de Convenções Coletivas de Trabalho ou Acordos Coletivos de Trabalho, é definido que a empresa deve se responsabilizar por esse benefício. A partir desse momento, há uma obrigatoriedade contratual.

Por que oferecer o vale-alimentação?

Mesmo que o vale-alimentação não seja obrigatório diante da legislação, ele ainda é um investimento importante para qualquer negócio, uma vez que pode beneficiar tanto os colaboradores quanto a empresa. Conheça, a seguir, as principais vantagens envolvidas.

Atrair e reter talentos

Negócios que concedem benefícios além do salário são bem mais atrativos para profissionais, especialmente aqueles com maior capacidade e que mais contribuem com o desempenho da empresa. Ter essa vantagem garantida é um incentivo maior para aceitar a vaga e ajuda a reter esses profissionais de talento por mais tempo.

Promover o bem-estar da equipe

Prezar a saúde física e mental da equipe também é responsabilidade da gestão da empresa. Não só é uma maneira de valorizar o colaborador, como favorece a sua performance profissional no dia a dia. Nesse sentido, garantir que ele terá sempre recursos para se alimentar é uma forma de facilitar uma boa nutrição.

Melhor relação custo-benefício

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é um programa do governo que incentiva as empresas a investirem no vale-alimentação, oferecendo até 4% de abatimento no IR. Além disso, com o vale, você pode oferecer um valor total de crédito para alimentação maior do que teria se apenas aumentasse o pagamento.

Agora você sabe se e quando o vale-alimentação é obrigatório e a importância dele para a empresa. Ao fazer seu planejamento, lembre-se de contar com uma boa fornecedora de benefícios. Assim, terá total segurança para seus colaboradores se alimentarem no dia a dia.

Então, está em busca de um fornecedor de cartão de benefícios para sua equipe? Visite o site da Eucard e conheça nossas opções.

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas